quinta-feira, dezembro 15, 2005

AFUNDANDO COM O NAVIO

OS MUITOS TITANICS – PARTE I
Uma relação de filmes mais cobiçados pelos colecionadores do Titanic.
-
Saved from the Titanic (1912), de Étienne Amaud, foi produzido pela Eclair Moving Picture Company no mesmo mês que ocorreu a tragédia. Dorothy Gibson (uma sobrevivente real do naufrágio – Curiosidade: em determinadas cenas Dorothy Gilson usou o mesmo vestido que usava no dia do acidente), Jack Adolfi e Alec B. Francis encabeçam o elenco deste filme mudo de um rolo, do qual não existem mais cópias. Será???
-
In Nacht und Eis (1912), de Misu Rosescu, foi produzido pelo estúdio Continental Film Studios of Berlin, contando a história do naufrágio do Titanic. No elenco Waldemar Hecker, Otto Rippert, Ernst Rückert. O filme é três vezes maior do que o filme Saved from the Titanic. Em meados de 1914 o filme desapareceu, sendo perdido para sempre. Será???
-
Titanic (1929), de Ewald André Dupont, é uma produção inglesa em preto e branco, na primeira dramatização sonora do naufrágio. No elenco temos os personagens John Rool (Franklin Dyall), Monica (Madeleine Carroll), Lawrence (John Stuart) entre outras grandes estrelas da época.
-
Titanic (1943), de Werner Klingler e Herberr Selpin, é uma produção alemã com Otto Wemicke no papel do Capitão Smith, incluindo a bordo um providencial oficial germânico que tenta alertar do perigo.
-
Titanic (1953), de Jean Negulesco, a mais ambiciosa tentativa hollywoodiana para retratar o naufrágio do século. Clifton Webb, Barbara Stanwyck, Roberr Wagner, Thelma Ritter e Richard Basehart protagonizam os dramas a bordo navio. O roteiro vencedor do Oscar é de Charles Brackett, Walter Reisch e Richard Breen.
-
A Night to Remember (1958), produção inglesa dirigida por Roy Ward Baker, foi por muito tempo a adaptação mais sensível da tragédia, com roteiro do brilhante romancista Eric Ambler, baseado no livro de Walter Lord. No elenco, Kenneth More, Honor Blackman e os novatos David McCallum e Sean Connery. Lançado no Brasil com o título: Somente Deus por Testemunha.
-
S.O.S Titanic (1979), de William Hale, aproveita elementos fictícios das fitas anteriores num telefilme estrelado por David Janssen, Cloris Leachman, Susan St. James, Ian Holm, Helen Mirren e David Wamer (este último, de volta no Titanic de Cameron). O detalhado roteiro é de James Costigan, no primeiro filme em cores sobre o tema.
-
Raise the Titanic (1980), de Jerry Jameson, produção britânica com trama tola adaptada do best-seller de Clive Cussler. Jason Robards, Anne Archer e Alec Guinness envolvem-se numa série de intrigas em torno do interesse de russos e americanos para tirar o navio do fundo do mar. Lançado no Brasil com o título: O Resgate do Titanic
-
Titanic (1996), de Robert Lieberman, antecedeu o filme de Cameron numa produção para a TV estrelada por George C. Scott, Peter Gallagher, Catherine Zeta-Jones, Tim Curry e Marilu Henner.
-
La Camarera del Titánic / La Femme de Chambre du Titanic (1997), de Bigas Luna, a história de amor entre Horty (Olivier Martinez) e Marie (Aitana Sanchez Gijon), camareira do Titanic, que procura um lugar para passar a noite, às vésperas da partida do navio. Horty, sem saber se ela sobreviveu ou não ao naufrágio, passa a fantasiar o romance entre os dois. Lançado no Brasil com o título: A Camareira do Titanic.
-
Titanic (1997), de James Cameron, estrelada por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet. A viagem inaugural do navio Titanic é reconstituída através de uma história romântica. O jovem casal Jack e Rose apaixonam-se durante o percurso, interrompido pelo choque em um imenso iceberg.
-
Titanic – The Legend Goes On (1999), Gian Paolo Brugnoli, Marco Scaffardi, Camillo Teti, Desenho que conta a história de dois jovens Angélica e William, que se conheceram no Titanic. William é um jovem corajoso pertencente a uma nobre família. Já Angélica viaja com a gananciosa viúva Gertrude. A única esperança de Angélica em reencontrar sua verdadeira mãe é a medalha que carrega no pescoço. Lançado no Brasil com o título: Titanic - O Desenho.

7 comentários:

Anônimo disse...

cara d++++ seu blog
será q tem esses filmes aki?!?!?!
vlw gente boa

Anônimo disse...

Oi Alencar...Tô devendo algumas visitas né?!Foi mal(trabalhando muito)...Ótima relação de filmes...
Quem dera assistir a todos...Seria D+...Obrigada pela visita...
E Parabéns pelo blog...
SENSACIONAL
BEIJOS

Anônimo disse...

Que legal vc ter a foto da tripulação do Titanic...
Imaginava Fleet de outra maneira...
bju

Anônimo disse...

Legal pena que o filme de 1912 É hoje considerado um filme perdido com o único estampas destruído em um incêndio em Eclair Studios em 1914.

MEUS TRABALHO ESCOLARES disse...

a materia ficou boa

Victor Laurant (Tirano) disse...

Muito bom post. O filme In Nacht und Eis (1912) tem no youtube em 4 partes. Está claro, inglês e sem legendas.

Anônimo disse...

esse é o saved from the titanic?
http://www.youtube.com/watch?v=kY5mWudzCvc
acho que não né :( facil de mais