É Natal...Feliz Natal verdadeiroDia do nosso companheiroDe barbas brancasComo a neveQue cai lá fora no quintalÉ Natal...Feliz Natal, liberdadeDia do amor, da amizadeDuas coisas belasComo as velasSeguras pelo castiçalÉ Natal...Feliz Natal honrosoDia do ser amorosoDe um coração forteComo a brisaQue bate no peito do pardalÉ Natal...Feliz Natal sinceroDia de quem tanto veneroDe um significado maravilhosoComo a ave brancaQue voa pelo céuDe uma beleza naturalÉ Natal...Feliz Natal sagradoDia em que nasceu coroadoJesus CristoCom a sua luz sobrenaturalÉ natal...Um Feliz Natal!!!
FELIZ NATAL!!!São os meus mais sinceros votos,para você e toda a sua família.Alencar - Dez/2006
A Somália está situada no chamado “Chifre da África”, confinando com o Mar Vermelho, Quênia, Etiópia e Djibuti. O país tem uma extensão de 637 mil km² e população de 11 milhões de habitantes, com renda per capita em torno de US$ 150 (dado este de 1995). A principal cidade e capital do país é Mogadíscio, com população de 800 mil habitantes. A língua oficial é o somali, sendo os idiomas árabe e italiano, no Sul, e o inglês, no Norte, bastante difundidos. Desde a guerra civil no início dos anos 90, a Somália encontra-se desestruturada em termos governamentais e administrativos. A situação tornou-se caótica, com diversas facções lutando entre si. Desprovida de um governo central por mais de uma década, o país não tem serviços públicos, partidos políticos, banco central, força policial ou qualquer outra estrutura típica de um Estado. Em 2004, formou-se Governo transitório, que deverá ser ainda instalado no país (as eleições e a posse ocorreram no vizinho Quênia).
As ilhas Palau são dominadas pelos espanhóis do início do século XVI ao fim do século XIX. Em 1899, a Alemanha compra as Ilhas Carolinas (das quais Palau faz parte) e as Marianas do Norte. Em 1914 tornam-se domínio do Japão, que as usa como importante base militar durante a II Guerra Mundial. Em 1944 são ocupadas por forças militares norte-americanas. Em 1947, a ONU determina a integração das ilhas ao Território Tutelado das Ilhas do Pacífico - sob governo da Marinha norte-americana -, do qual Palau é um dos distritos. Em 1951, a administração passa para o governo civil norte-americano. Com 495 quilômetros quadrados, aproximadamente, Palau também é conhecido como Belau. As ilhas Palau são internacionalmente conhecidas como um paraíso para os mergulhadores: costas escarpadas, recifes de coral e água translúcida, com variada fauna marinha. O arquipélago, situado no noroeste da Oceania, possui aproximadamente 200 ilhas no Oceano Pacífico, oito das quais habitadas. É reconhecido como nação apenas em 1994, libertando-se da tutela dos EUA. A economia é de subsistência, com ênfase na exploração de coco. As principais fontes de renda são a venda de licenças para pesca no mar territorial e o turismo - ainda incipiente. Localização: noroeste da Oceania, forma com a Micronésia o arquipélago das ilhas Carolinas. Coordenadas geográficas: 7° 30' Latitude Norte, 133° 30' Longitude Leste.
Incrustado na África do Sul, sem saída para o mar, Lesoto (o antigo Reino da Basutolândia) é um dos países etnicamente mais homogêneos da África. Sua população tem 99% da etnia basoto.O país vive da agricultura e da criação de ovelhas nos montes Drakensberg, que dominam a maior parte do território e atingem mais de 3.000 m de altitude. É bastante dependente da África do Sul. O dinheiro enviado por lesotos empregados nas minas e fábricas sul-africanas representa 26% do PIB. Localização: enclave no sul da África, sudeste da África do Sul.
A Guiana é o único país de colonização britânica na América do Sul. A maior parte de sua população é de origem indiana. A nação é pouco povoada e as cidades se concentram no litoral pantanoso. A maior parte do país é uma planície coberta de florestas, que só se eleva ao sul, na fronteira com o Brasil. Sua economia é tradicionalmente baseada no plantio de cana-de-açúcar. Há pouco tempo a bauxita passou a ser o principal produto de exportação. Possui grandes reservas de ouro e diamante, ainda pouco exploradas. A nação mantém disputas fronteiriças com a Venezuela, que reivindica 70% de seu território - a região que vai até o rio Essequibo, o principal do Estado. Localização: norte da América do Sul. Banhada pelo Norte do Oceâno Atlântico, está limitada a oeste pela Venezuela, a sudoeste e ao sul pelo Brasil, e a leste pelo Suriname (Guiana Holandesa).
Guiné é conhecida pelas belezas naturais da região de Fouta Djallon, com altas planícies cortadas por rios e cachoeiras. Colônia francesa até 1958, este país da costa oeste africana é o segundo maior produtor mundial de bauxita. Possui reservas de ouro, ferro e diamante. Seu território é fértil, há pecuária e produção de café, mas suas florestas vêm sendo devastadas. Apesar dos recursos naturais e de ser auto-suficiente em alimentos, a nação ainda é pobre e dependente da ajuda externa. A primeira eleição presidencial é realizada em 1993, após mais de três décadas de ditadura. Localização: costa oeste da África, margeia o Norte do Oceâno Atlântico, entre Guiné-Bissau e Serra Leoa.
A Irlanda, situada a oeste da Grã-Bretanha, é uma ilha relativamente extensa para os padrões europeus (84.200 km², enquanto a Grã-Bretanha possui 244.200 km²). Seus antigos habitantes eram de etnia celta como os gauleses (habitantes da Gália – França atual), os bretões (habitantes da Britânia – atual Inglaterra), os galeses (habitantes do País de Gales) e os escoceses. Em 1949, proclamou sua independência total, com o nome de República da Irlanda ou Eire (seu nome céltico original).
Diante de um auditório tão atento, Ballard, estudioso apaixonado do Titanic, não pode resistir à idéia de abordar um assunto controvertido: a ação de Stanley Lord, capitão do transatlântico Californian, que, disse Ballard, estava definitivamente em condições de a1cançar o navio que afundava e pode ter feito vista grossa as luzes angustiadas da tragédia. Lord afirmou durante as investigações sobre o acidente, que o Californian estava a mais de 19 milhas ao norte do navio afundado. "O Californian estava dentro de um raio de dez milhas, talvez alguma coisa como quatro milhas", insistiu Ballard, "e não há dúvida de que poderia ter ido lá e socorrido aquelas pessoas. É trágico".-Ballard tem outro ponto a destacar: e veementemente contra qualquer plano de içar o Titanic. Como já dissera ao voltar a Woods Hole: “Não há luz naquela profundidade; e pouca vida pode ser encontrada. E um lugar quieto e pacífico, bem adequado para o repouso dos participantes desta tragédia máxima do mar. Deve ficar assim para sempre. E possa Deus abençoar aquelas almas encontradas agora”. Texto de Ellie McGrath. Reportagem de Jay Branegan/Time.
De 4.000 metros de profundidade,surge o fantasma do lendário transatlântico.TITANIC – as primeiras imagens.-
Uma bandeja de prata incrustada na sedimentação. Garrafas de vinho de boa safra espalhadas no chão do oceano. Um buraco escancarado no lugar onde havia uma gigantesca chaminé. A ponte de comando danificada por uma queda estrepitosa. Estas e outras pungentes imagens de desastre, todas num tom de azul Picasso, foram distribuídas em Washington, na última semana, numa conferência do geólogo marinho Robert Ballard, líder da expedição que no início deste mês localizou e fotografou o transatlântico naufragado Titanic. Foram apenas umas poucas das 12 mil fotos tiradas no fundo do Atlântico pelos submersíveis não tripulados Argos e Angus, depois que desceram 4 mil metros abaixo das ondas, partindo de sua nave-mãe, o navio de pesquisa Knorr, da Marinha dos Estados Unidos.-Durante os 90 minutos de sua fala, Ballard cativou o auditório como uma espécie de guia turístico do Titanic, rodando vídeo-teipes tirados pelo Argos quando era orientado pelo Knorr para a frente e para trás, em movimentos pelo sítio do desastre. As dramáticas fitas mostram claramente o navio descansando em posição normal, apontando para o. norte e coberto por uma fina camada de sedimento. As correntes das âncoras de bombordo e estibordo estão enroladas nos cabrestantes, ainda prendendo as âncoras em seus lugares, e no convés superior há um grande buraco onde houve uma vez uma clarabóia. Através dele, Ballard disse aos seus ouvintes: "Vocês podem ver a direita, embaixo, a grande escada." A balaustrada e o madeirame do convés estão intactos, cada tábua grossa e pesada e claramente visível. Os içadores ainda mantêm pendurados, vazios, os botes salva-vidas, que salvaram apenas 700 dos 2.200 passageiros, há muito tempo. Texto de Ellie McGrath. Reportagem de Jay Branegan/Time.-
(continua...)
O TITANIC NÃO AFUNDAHanson W. Baldwin
Uma hora da madrugada. Pouco a pouco, a água vai subindo de nível; a proa já começa a mergulhar no mar. As cordas rangem nos poleames, e os escaleres são arreados desajeitadamente. Entre o burburinho das vozes no convés, ouvem-se ainda os sons da orquestra.-O "barco especial dos milionários" acaba de deixar o navio. Com lotação para 40 pessoas, levava apenas a bordo Sir Cosmo, Lady Duff Gorc.fon e outras dez personagens importantes. À pôpa, os imigrantes apavorados se acotovelam a caminho dos escaleres. Um oficial levanta o punho cerrado, alguém dispara no ar três tiros. O pânico é reprimido. Quatro chineses se arrastam até um barco, ocultando-se no fundo, sem que ninguém os veja.-Os foguetes atiram, rumo as estrêlas, seu efêmero resplendor. Os barcos já vão agora saindo mais carregados, pois os passageiros compreenderam que o Titanic está indo a pique. As mulheres soluçam. Os barcos que saíram com a metade da lotação recebem ordem de voltar, para tomar novos passageiros - mas a ordem nunca chega a ser cumprida. O navio vai afundando aos poucos, e a orquestra continua a tocar.-1h e 30m da madrugada. Ao baixarem outro escaler, o oficial em comando vê-se obrigado a abrir fogo para impedir a invasão dos que se encontram no convés de baixo. Uma mulher quer embarcar com o cachorro, um vasto cão dinamarquês. Como se recusam a aceitá-lo, volta para bordo, disposta a morrer com ele. O pintor Millet, "que trouxera durante tôda a viagem um leve sorriso nos lábios", já não sorri mais; tem agora os lábios cerrados, mas acena adeus aos que partem, e leva agasalhos para as senhoras.-Benjamim Guggenheim, no seu smoking impecável, observa, sorrindo: "Estamos todos vestidos com esmêro, e prontos a afundar como verdadeiros gentlemen". O major Butt ajuda as senhoras a embarcarem, e despede-se ,de tôdas. A Sr.ª Straus já se achava com o pé no barco. De repente voltou, e, dirigindo-se ao marido, declarou-lhe: "Passamos muitos anos juntos e quero ir para onde você for”. O Coronel Astor, depois de instalar no bote sua jovem espôsa, voltou para o convés, e, batendo um cigarro, disse tranqüilamente: "Adeus, meu bem. Havemos de nos encontrar mais tarde."-1h e 45m. A proa já mergulhou de todo, e a pôpa se levanta para. o alto, em direção ao céu, onde as estrêlas continuam cintilando: Lá embaixo, nas caldeiras, os. bombeiros cobertos de suor mantêm as fornalhas acesas, para que os holofotes não se apaguem, e a faísca azulada continue a lançar seu grito de socorro. Os foguistas separam e vão lançando as pás de carvão, com água a lhes lamber os tornozelos. As válvulas de segurança estalam de repente; os foguistas recuam em direção à pôpa, e as portas dos compartimentos estanques se fecham por trás dêles. Há cerca de 660 pessoas nos escaleres, e 1500 ainda a bordo do Titanic, que vai aos poucos submergindo.-Páginas: 279 - 280.Catástrofes, Desastres e Aventuras que comoveram o Mundo.Seleções do Reader´s Digest – 1965
HMHS BRITANNICInício da Construção: 30 de novembro de 1911.Lançamento do Casco: 26 de fevereiro de 1914.Naufrágio: 21 de novembro de 1916.
Vídeo em homenagem a quatro grandes navios. Imagino que a escolha dessas embarcações seja pelo motivo banal de como cada uma delas teve o seu triste fim.
O SS Andrea Doria foi um navio italiano que seguia para Nova York quando naufragou em 26 de julho de 1956 após se chocar com uma outra embarcação de bandeira sueco-americana chamada Stockholm. Ao contrário do ocorrido na tragédia do Titanic, a maioria dos passageiros foi resgatada com vida, restando um saldo de 51 mortos e o desaparecimento de algumas obras de arte italianas. O navio foi nomeado em homenagem ao almirante nativo da Cidade-Estado de Gênova (atual Itália), Andrea Doria.O RMS Lusitania foi um navio da Cunard Steamship Lines. Foi lançado em 1906, construído, juntamente com o Mauretania, para competir com outros navios transatlânticos alemães. O Lusitania e o Mauretania foram por alguns anos, após o término de sua construção, os maiores navios do mundo. Sua viagem inicial, Liverpool - Nova Iorque, iniciou-se em 7 de setembro de 1907. O Lusitania foi torpedeado por um submarino alemão, em 7 de maio de 1915, na Primeira Guerra Mundial, deixando um saldo de quase 1 900 mortos.O HMHS Britannic foi um navio transatlântico inglês em serviço entre os anos 1914 e 1916 como navio hospital. Sofreu um desastre ao largo da Grécia quando bateu numa mina. O gigante afundou-se em 55 minutos. Media 275 metros de comprimento, 28 metros de largura e 56 metros de altura. Tinha capacidade para 329 pessoas em primeira classe; 285 em segunda classe; 710 em terceira classe; e 899 pessoas de tripulação. Na sua capacidade total conseguia acomodar 2.223 pessoas. A sua velocidade máxima era de cerca de 22 nós.O RMS Titanic da White Star Line, foi o maior objeto móvel já construído pelo homem até então. Media cerca de 269 metros (ou seja, quase três campos de futebol). Saiu do Porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino à Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Às 23h40min do dia 14, colide com um iceberg e afunda duas horas e meia depois. Foi o desastre marítimo mais famoso e horrível do Século XX.
Post dedicado a todos os meus amigos Titânicos.
O post hoje é especial parao meu “amigo titânico” Vinicius Amstalden.
Trailer do filme Titanic de 1953, uma mega produção hollywoodiana pra época.
O filme é bem fraquinho em relação ao livro, mas pra fã, tudo é válido. Anos antes do Titanic ser de fato encontrado no fundo do mar, Clive Cussler adivinhava o ano em que seria descoberto: 1985.
Na vida real, o navio está dividido em dois grandes pedaços no fundo do mar, mas na ficção o navio afundou inteirinho e ficou muito bem conservado graças às condições do local (assim os cientistas imaginavam na época, o que ficou provado que não, depois da descoberta). Na estória, descobre-se que no Titanic levava-se secretamente para os EUA em seus porões um minério raro que seria importante para o atual programa de defesa americano. O Titanic precisava ser retirado do fundo de qualquer maneira, mas os inimigos, estavam à espreita e muito curioso para saber por que os EUA se interessariam por içar um monstruoso transatlântico das profundezas do mar.
Aventura recomendada, principalmente para os fãs!
Hoje o post traz uma sátira pra descontrair. O medo dos fãs de “Star Wars” (Guerra nas Estrelas – 1977) foi tão grande em relação ao sucesso de bilheteira do filme “Titanic”, que fizeram uma sátira, onde Darth Vader era o responsável pelo naufrágio. O vídeo ficou muito interessante e muito bem montado, agradando ambos os lados (fãs de Star Wars e fãs de Titanic). Eu, em particular, sou fã de ambos os filmes. Logo abaixo segue o comentário de dois Oficiais do Titanic.Oficial Rafael:Bom, o que eu diria: Uma nova versão de Titanic, agora no mundo de Star Wars, com efeitos visuais bem posicionados e bem criativos, uma nova atração para os fãs de Titanic e Star Wars.Oficial Felipe:“Talvez, isso explicaria tantas coisas sobre os mistérios do Titanic; dois mundos tão distantes: um, uma ficção no futuro e outro, uma triste realidade do passado que nos fascina até hoje. Os dois filmes marcaram muito a humanidade, achei super bem bolado esta montagem.”
CURIOSIDADEAS 10 MAIORES BILHETERIAS DE TODOS OS TEMPOS
01 – TITANICJames Cameron - 1997 - Bilheteria: U$ 1.835.300.00002 - SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REIPeter Jackson - 2003 - Bilheteria: U$ 1.118.900.00003 - HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFALChris Columbus - 2001 - Bilheteria: U$ 976.500.00004 - SENHOR DOS ANÉIS - AS DUAS TORRESPeter Jackson - 2002 - Bilheteria: U$ 926.300.00005 - STAR WARS - EPISÓDIO 1 - A AMEAÇA FANTASMAGeorge Lucas - 1999 - Bilheteria: U$ 924.500.00006 - SHREK 2Andrew Adamson - 2004 - Bilheteria: U$ 918.500.00007 - JURASSIC PARK - O PARQUE DOS DINOSSAUROSSteven Spielberg - 1993 - Bilheteria: U$ 919.700.00008 - HARRY POTTER E A CÂMERA SECRETAChris Columbus - 2002 - Bilheteria: U$ 876.700.00009 - O SENHOR DOS ANÉIS - A SOCIEDADE DO ANELPeter Jackson - 2001 - Bilheteria: U$ 871.400.00010 - PROCURANDO NEMOAndrew Stanton - 2003 - Bilheteria: U$ 864.600.000
O TITANIC MOMENTOS agradeceaos dois Oficiais que dedicaram o seu tempoem horário de plantão pra opinar sobre o vídeo.
Este vídeo foi feito em tributo a todos os que pereceram ao naufrágio do RMS Titanic em 15 de Abril de 1912. Aqui a homenagem fica especialmente caracterizada para quatro heróis:Edward John Smith - capitão do Titanic;John Jacob Astor - o homem mais rico a bordo do Titanic;Thomas Andrews - construtor do Titanic;William McMaster Murdoch - primeiro oficial do Titanic.O vídeo contém cenas do filme de James Cameron e música de Eileen Ivers ("Nearer My God to Thee").
Sabe que dia é hoje?Hoje é o dia muito especial...O dia de um grande amigo, de uma grande amiga...O dia para comemorar a felicidade de ter conhecido você.O dia pra relembrar com você os “momentos inesquecíveis” que tivemos neste um ano do Titanic Momentos.O dia pra relembrar o significado da palavra “presente”.O aniversário é seu, é meu, é de todos nós, mas o presente sou eu quem ganho: a sua “amizade”.Agradeço aos meus “Amigos Titânicos”: Ana Carolina, André Felipe, Bruno Capucin, Daniel Oliveira, Diego Coelho, Diego Pelegrino, Erik Gustavo, Felipe Milward, Fernando Prieto, Fernando Penteado, Flávia Nogueira, Geovani Barcelos, Igor Bittencourt, Jean Carlos, Jefferson Nitsche, Jesse Henrique, Jonas Febbe, Jonatas Rueda, Jorge Augusto, Kátia Silva, Kelly Pinheiro, Lorenna Vieira, Lucas EMS, Luis Fernando, Manoel Oliveira, Marcello Freyre, Mário Silva, Marlon Delano, Natalia Fonseca, Paula Maninha, Rafael Rosa, Raphael Zanardelli, Reinaldo, Renato Ferranti, Rodrigo Bragança, Rodrigo Nolasco, Rodrigo Piller, Rodrigo Queiroz, Rogério Zanardelli, Rosana Pires, Silvânia Silva, Thiago Cezar, Viktor Hugo, Vinicius Amstalden, Wil Vasque e mais um monte que aos poucos foram deixando o Titanic de lado.Turma Titânica valeu por este ano maravilhoso que tivemos juntos, espero repetir muitos outros aniversários com vocês.O Titanic Momentos começa o início do seu segundo ano com novidades. Agora teremos alguns post com vídeos, dos mais variados temas. Hoje coloco o post de número 242 com um vídeo musical, rico em computação gráfica de primeira qualidade, um show de som e imagem, não tem nada haver com o RMS Titanic, mas hoje é dia de festa, hoje podemos tudo. Abraços...