segunda-feira, janeiro 30, 2006

NÚMEROS DO RMS TITANIC

Em ritmo de férias, o Titanic Momentos vai relembrar algumas histórias.

Acomodações: Primeira Classe com 735 pessoas, Segunda Classe com 674 pessoas e Terceira Classe com 1.026 pessoas. (capacidade máxima).
Âncoras: Duas em uso e uma de reserva (15,5 toneladas cada).
Anteparos: Quinze anteparos transversais de 1/2 polegada de espessura.
Anunciada a viagem inicial em: 20 de Março de 1912.
Bóias salva-vidas abordo: 48.
Botes salva-vidas: 20 ao todo (originalmente eram 64). 14 eram padrão com 9,2 metros (do Nº. 3 ao 14), 2 botes de emergência com 7,6 metros (Nº. 1 e 2) e 4 botes desmontáveis (A, B, C, D).
Capacidade total dos barco salva-vidas: 1.178 pessoas.
Caldeiras: 29 ao todo, incluindo as 159 fornalhas.
Capacidade dos depósitos de carvão: 8.000 toneladas aproximadamente.
Capitão da Primeira viagem: Capitão Edward John Smith.
Chaminés: Quatro chaminés cada uma com 19,81 metros. Eram inclinadas para trás em um ângulo de 1/6, tinham um diâmetro de 6,71 metros. A 4ª chaminé era utilizada geralmente só para ventilação.
Chocou-se com um iceberg na noite de: 14 de Abril de 1912 às 23:40.
Círculo Completo: Em 20 nós precisaria 1.174 metros para completar uma volta.
Classes: 1ª, 2ª, 3ª.
Compartimento Estanque: 16.
Comprimento: Aproximadamente 268,25 metros.
Concluído: 31 de Março de 1912.
Construído na: Terceira Rampa de lançamento da Harland & Wolff.
Corpo docente Sênior que foi transferido do RMS Olympic: Capitão - Edward John Smith, Chefe Oficial - Henry Tingle Wilde, Primeiro Oficial William McMaster Murdoch, Chefe Maquinista - Joseph Bell (todos morreram no naufrágio).
Corpo docente Sênior sobrevivente do RMS Titanic: Charles Herbert Lightoller - Segundo Oficial, Herbert John Pitman - Terceiro Oficial, Joseph Grove Boxhall - Quarto Oficial, Harold Godfrey Lowe - Quinto Oficial.
Corrente da Âncora: 330 argolas ligadas ao cada âncora em uso. Cada argola pesava 79,3 kg.
Custo da Construção: 1.500.000 Libras (excluindo a mobília).
Eletricidade: Quatro geradores elétricos de 400 - kilowats produziam 16.000 ampares e 100 volts.
Empresa Construtora: Harland & Wolff, Belfast - Irlanda do Norte.
Entregue a White Star Line em: 02 de Abril de 1912.
Hélices: Três ao todo. Central com 4 pás, 5,3 metros de diâmetro e 22 toneladas. As laterais com 3 pás, 7,6 metros de diâmetro e 26 toneladas. Peso Bruto: 46.328 toneladas.
Lançado na água: 31 de Maio de 1911.
Largura: 28,05 metros (máximo).
Leme: 101 toneladas.
Matriculado no Porto de: Liverpool (Inglaterra).
Motores: Dois motores alternados de 4 cilindros, tripla-expansão, ação direta e inversão de giro de 30,000 HP 75 rpm. Um motor de baixa pressão Parsons Turbinado sem inversão de giro de 16,000 HP 165 rpm.
Navio afundou na madrugada de: 15 de Abril de 1912 às 02:20.
Número de Construção: 401.
Número do Casco: 390904.
Os Destroços descobertos em: 01 de Setembro de 1985 pelo Dr. Robert Ballard.
Parada de emergência: Com velocidade em torno de 20 nós, 777 metros para parada total (com os motores em velocidade máxima, parando os motores e colocando a todo o vapor para trás).
Pressão das Caldeiras: 215 libras por polegada quadrada (máximo).
Primeira Viagem de teste: 02 de Abril de 1912.
Proa: Ligeiramente inclinada para frente do navio.
Projeto de: Alexander M Carlisle (Chefe projetista da H&W).
Quartos: 214 para a Primeira Classe (sendo 39 suítes), 207 para a Segunda Classe, 222 para a Terceira Classe, total de 643 quartos.
Quilha montada em: 31 de Março de 1909.
Rádio transmissor: Um rádio de 1,5 quilowatts de potência com alcance 350 milhas.
Residência no Porto de: Southampton (Inglaterra).
Salas de Caldeira: 6.
Tempo total em construção: 3 anos.
Total de coletes salva-vidas abordo: 3.560.
Total de Conveses: 9 no total (contando o convés mais inferior do navio) o convés de botes salva-vidas, A, B, C, D, E, F, G, inferior e sala de caldeiras.
Tripulação: 892 pessoas.
Velocidade de cruzeiro: 20,75 a 21,25 nós.
Velocidade Máxima: 22,5 nós (máxima).
Viagem inicial em: 10 de Abril de 1912.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

UM ERRO FATAL

VALE A PENA LER DE NOVO
-
Em ritmo de férias, o Titanic Momentos vai relembrar algumas histórias.
-
Indubitavelmente o Titanic era o navio de carreira mais luxuoso que já cruzara os oceanos; não obstante, falhava em um dos aspectos mais importantes de segurança: o navio levava 3.560 coletes salva-vidas individuais, mas, em caso de emergência, contava com botes salva-vidas (incluindo balsas) para apenas 1.178 pessoas. O primeiro projetista, Alexander Carlisle, havia previsto um conjunto de 64 botes salva-vidas, que teriam sido mais que suficientes para alojar os 3.547 passageiros e tripulação que o navio podia levar, mas o mito da indestrutibilidade do Titanic era tão radical que os construtores reduziram a 16 o número de botes.

sábado, janeiro 21, 2006

O REENCONTRO

Várias tentativas de resgatar, ou de pelo menos encontrar os restos do precioso navio foram feitas. A primeira delas ocorreu em 1953. Uma empresa de salvatagem de Southampton, Inglaterra, a Risdon Beasley Ltd, tentou encontrar o Titanic utilizando explosivos, lançados do navio chamado Help. Não houve sucesso. Entre 1968 e 78, outros exploradores tentaram, mas sem sucesso.
Em 1977 um grupo da Alemanha chamando Titanic-Tresor utilizou um sistema de sonar para vasculhar o fundo do mar no local provável do naufrágio, mas nada encontrou.
As empresas Walt Disney, em colaboração com a National Geografic Society, pretendiam fazer um filme em 1978, mas este projeto teve de esperar por mais algum tempo.
Em 1979, um grupo britânico, o Seawise & Titanic Savage, foi formado com a participação de vários exploradores experientes, financiados pela revista Now. As pesquisas tiveram como base as coordenadas passadas pelo capitão.
Iniciou-se uma serie de tentativas, mas todas falharam, até a suspensão do projeto no verão de 1980.
Um novo grupo foi formado por integrantes da Universidade de Columbia, em 1980, financiado pelo magnata do petróleo Jack Griman. Este já havia financiado expedições como à procura do Yeti e do Monstro de Loch Ness. A bordo do navio de pesquisas H. F. Fay, começaram as pesquisas com um sonar bastante potente, que chegou a fazer alguns desenhos do solo submarino. Em 1981 o grupo passou a utilizar também um minissubmarino Seacoper, mas a falta de resultados positivos levou à dissolução do grupo.
Finalmente, em 1985, uma associação do lnstitute Français de Recherche pour L'Exploitation des Mer e o Woods Hole Oceanographic lnstitution prepararam uma expedição que, pelo lado francês, era chefiada pelo Dr. Jean Jarry e, pelo lado americano, por Robert Ballard.
A pesquisa iniciou-se oficialmente em 9 de julho de 1984. Foi utilizado o robô submarino conhecido como Argo-Jason. O desenvolvimento desse equipamento custou cerca de 2,8 milhões de dólares.
Finalmente, a bordo do navio de pesquisas KNORR, BaIlard conseguiu os primeiros sinais do Titanic em 1º de setembro de 1985. Mas somente em 5 de novembro de 1985, a descoberta do precioso achado foi declarada, só que ainda mantiveram-se ocultas as coordenadas exatas do local para evitar alguma tentativa de pilhagem ou depredação.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

O FIM DO RMS OLYMPIC

O RMS Olympic fez sua última viagem em 27 de março de 1935, logo após foi vendido para o Sr. John Jarvis por 100.000 libras em 1935. Sendo parcialmente desmontado em Jarrow, cidade localizada ao norte da Inglaterra.
-
Em 19 de setembro de 1937 ele foi rebocado até Inverkeithing, cidade portuária ao sul da Escócia, onde finalmente terminou o desmanche.
-
Inverkeithing é famosa por desmanche de navios. O RMS Mauretania também foi desmanchado nesta cidade.
-


Post dedicado aos meus Amigos e Oficiais...

segunda-feira, janeiro 16, 2006

COMER NO MEIO DO ESPLENDOR

VALE A PENA LER DE NOVO
-
Em ritmo de férias, o Titanic Momentos vai relembrar algumas histórias.
-
À hora das refeições, 325 passageiros da primeira classe encontravam um lugar onde se sentar na sala de jantar decorada ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. Ao terminar a refeição, os passageiros podiam retirar-se para as salas de leitura ou de fumantes, em estilo georgiano, decoradas com vitrais coloridos e complexas incrustações de nácar nos painéis de acaju das paredes. O acesso à coberta de segunda classe era feito através de uma ampla escadaria e os passageiros podiam chegar aos seus camarotes percorrendo corredores revestidos com painéis de carvalho e almofadas. Os camarotes eram espaçosos, com dois beliches com cortinas. A sala de jantar da segunda classe podia alojar 394 passageiros sentados e, tal como as outras salas da segunda, tinha as paredes cobertas com painéis de madeira.
Os passageiros que gostavam de exercício físico podiam freqüentar o ginásio, provido dos mais modernos equipamentos, incluindo um aparelho de invenção recente, o "camelo elétrico", uma espécie de bicicleta com sela de montar, ou jogar squash e a seguir dar um mergulho na piscina. Após as atividades físicas não havia nada mais saudável do que os banhos turcos, decorados com luxuosos azulejos e capazes de alojar comodamente 20 pessoas. Os alojamentos de terceira classe também eram confortáveis. A sala de jantar foi construída em madeira de pinho e as salas tinham as paredes esmaltadas de branco e os assentos em teca.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

OS CAMAROTES DA PRIMEIRA CLASSE

VALE A PENA LER DE NOVO
-
Em ritmo de férias, o Titanic Momentos vai relembrar algumas histórias.
-
Imediatamente depois do lançamento, um exército de operários dedicou-se a equipar o gigantesco e desnudado casco do Titanic com os mais luxuosos objetos já vistos a bordo de um navio. Se os camarotes da segunda classe faziam inveja às instalações da primeira classe de quase todos os outros navios de carreira do mundo, os móveis dos compartimentos da primeira classe eram verdadeiramente majestosos. A coberta principal da primeira classe tinha 152,5m de largura e a parte dianteira dispunha de 34 camarotes para personalidades abastadas, cada um formado por um quarto, uma sala de leitura e sala para fumar.

domingo, janeiro 08, 2006

AFICIONADOS POR TITANIC

No mundo todo existe os aficionados por Titanic. Alguns que querem colecionar de tudo sobre o navio, outros que adoram ter o navio como tema em suas pinturas.
-
No filme de James Cameron houve colecionador que pagou:
- 95 dólares por cada um dos coletes salva-vidas usado no filme;
- 125 dólares por cada placa com os números das cabines;
- 25 mil dólares por cada âncora do navio;
- 25 mil dólares por cada réplicas dos botes salva-vidas;
- 11 mil dólares por um dos vestidos usados por Kate Winslet no filme.
-
Existem também pessoas que conseguem objetos raros e originais, como o telegrama enviado ao navio Carpathia pelo inventor italiano Guglielmo Marconi, para tentar salvar os passageiros do Titanic que foi leiloado na Inglaterra por US$ 35 mil.
-
Tem também as surpresas do destino como foi com o filme “In Nacht und Eis” (Na Noite e no Gelo), filme alemão feito em 1912, contando a história do naufrágio do Titanic. Em meados de 1914 o filme desapareceu, então em 1998, um colecionador alemão realizou um leilão confidencial de sua coleção particular; para a surpresa geral, havia um exemplar desse filme. A grande noticia é que o filme esta previsto para ser lançado em DVD na Alemanha, em 2007. Agora, só nos resta esperar!!!
-
Aqui no Brasil não é diferente; também temos admiradores desse majestoso navio, é o caso do meu amigo Jesse que possui uma maquete e uma bela coleção de livros, vídeos e multimídia sobre o Titanic e sua história. A foto acima pertence à sua coleção particular. O post de hoje é dedicado a você amigo.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

O LANÇAMENTO

VALE A PENA LER DE NOVO
-
Em ritmo de férias, o Titanic Momentos vai relembrar algumas histórias.
-
A 31 de maio de 1911, uma grande multidão juntou-se nos estaleiros Harland & Wolff, em Belfast, para assistir ao lançamento do casco do Titanic, o mais moderno dos navios construídos para a companhia de navegação White Star Line. Com um comprimento de cerca de 260 m, era então o maior "objeto móvel" já construído pelo homem.
A mais avançada tecnologia foi aplicada para o Titanic poder atingir alta velocidade sem comprometer os níveis de comodidade oferecidos pela companhia. As máquinas, acionadas a vapor, eram as maiores construídas até então, com 28 caldeiras, cada uma medindo 6,1 m de comprimento e 4,8 m de diâmetro e com três caldeiras no extremo. Essas caldeiras geravam uma pressão de 15 kg/cm2, consumindo 728 toneladas de carvão a cada 24 horas.
O vapor produzido acionava as turbinas Parsons que desenvolviam 51.000 HP e impulsionavam o navio a uma velocidade de 21 nós (cerca de 40 km/h). A White Star Line insistiu particularmente na insubmergibilidade do Titanic, dado que o casco era dotado de um duplo fundo celular de 1,83m de profundidade, que se estendia por todo o comprimento do navio. Entre a proa e a popa havia 16 compartimentos estanques separados por 15 anteparas, que se estendiam acima da linha de flutuação. Sobre a entrada dos compartimentos colocaram-se portas de guilhotina. Em caso de perigo, um interruptor, acionado a partir da ponte, poderia fechar as anteparas para evitar que a água invadisse os compartimentos.
Mesmo com quatro deles inundados, o Titanic poderia flutuar, mas, na noite de 14 de abril de 1912, a colisão com um iceberg provocou a ruptura dos cinco primeiros compartimentos da proa.
As seguradoras do Titanic, convencidas da insubmergibilidade do navio, reduziram drasticamente as apólices. Esta poupança foi bem recebida pela White Star Line, que, por outro lado, não poupou gastos com o equipamento para o navio, cuja conclusão atingiu um custo de 1,5 milhões de libras esterlinas (um operário de estaleiro dessa época recebia um salário de 2 libras esterlinas por semana).

segunda-feira, janeiro 02, 2006

O QUE DIZIA ALGUNS JORNAIS


Majestoso como os Titãs da mitologia grega. Insubmergível dizia os jornais da época. Assim foi o lançamento do Titanic, em 10 de abril de 1912, quando o navio da companhia White Star Line realizou sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão para alcançar a cidade americana era uma semana, no dia 17. Antes de rumar definitivamente para o outro lado do Atlântico, o Titanic aportou em Cherbourg, na França, e Queenstown na Irlanda.
-
Cinco dias depois do início da viagem majestosa, as noticias dos jornais mudará radicalmente. Segue abaixo algumas noticias:
-
Titanic, Giant White Star Liner, Sinks After Collision With Iceberg on Her Maiden Voyage, and 1,800 Lives Are Reported Lost in World's Greatest Marine Disaster - "O gigante da White Star Line, o Titanic, afunda após colisão com um Iceberg em sua primeira viagem e 1.800 vidas são perdidas no maior desastre marítimo do mundo".
-
Over Fifteen Hundred Sank to Death With Giant White Star Steamer Titanic - "Mais de mil e quinhentos mortos com o naufrágio do gigante a vapor da White Star Titanic"
-
Awful Sacrifice of Life to Modern Mania for Speed - "Terrível sacrifício de vidas pela moderna mania de velocidade".
Aqui a reconstituição do desastre por um sobrevivente que, na época, afirmava que o Titanic tinha se rompido em dois.
-
How the Wireless Cry "C.Q.D." Brought Quick Aid - "De que maneira o sinal de radio telegrafo C.Q.D (Come Quick, Danger - Venha Rápido, Perigo) trouxe auxílio rapidamente."
-
Turma Titânica,
a atualização do Blog “Titanic Momentos”,
passará a ser periódico.

domingo, janeiro 01, 2006

AOS AMIGOS TITÂNICOS - UM FELIZ ANO NOVO

Desejo a todos "Paz e a Harmonia" na moradia de todos os corações.
Que a “Esperança” seja um sentimento constante em cada ser que habita este planeta.
Desejo que o “Amor” e a “Amizade” prevaleçam acima de todas as coisas materiais.
Que as “Tristezas” ou “Mágoas” sejam banidas dos corações, dando lugar apenas ao “Carinho”.
Que a “Dor do Amor”, encontre o remédio em outro “Amor”.
Que a “Dor Física”, seja amenizada e que Deus esteja ao lado de todos, dando muita “Força”, “” e “Resignação”.
Que a “Solidão” seja “Extinta”, e no seu lugar se instale a “Amizade Verdadeira”, e o “Companheirismo”.
Que as pessoas procurem olhar mais a sua “Volta”, e não tanto para “Si” mesma.
Que a “Humildade” e o “Respeito” residam na “Alma” e no “Coração” de todos. Que saibamos “Amar” e “Respeitar o Próximo” como a nós mesmos.
Desejo também que meu pedido se realize não só neste “Novo Ano” que começa, mas em todos os dias de nossas vidas!


GALERA TITÂNICA, FELIZ 2006!!!