
"Caro.........
A Exposição de Artefatos do RMS Titanic já foi vista por mais de 20 milhões de pessoas no mundo inteiro e agora chega à cidade de Galveston, no Texas, entre os dias/meses de 26/01/08 à 07/09/08. A exibição conta parte da história do naufrágio e dos passageiros, recriando diversos ambientes do navio, além de apresentar mais de 125 artefatos autênticos do Titanic, como lustres, porcelanas gravadas com o logotipo da White Star Line e até frascos de perfume praticamente intactos. Não é permitida a entrada com câmeras fotográficas ou filmadoras.
Mais de 2,2 mil passageiros estavam a bordo do RMS Titanic na triste noite do dia 14/04/1912, entre eles personalidades de destaque do comércio e da indústria, além de artistas, políticos e imigrantes em busca de uma nova vida. Mais de 1,5 mil pessoas morreram no trágico naufrágio na madrugada do dia 15/04/1912.
A exibição é organizada pela RMS Titanic, Inc., localizada em Atlanta e responsável pela recuperação dos objetos do Titanic. Ao todo, 5,5 mil artefatos já foram encontrados graças às investigações e expedições realizadas pela empresa.
Informações: http://secure2.gatewayticketing.com/moodygardens/webstore/shop/ticket-selection.aspx?Merchant=eGalCust&SalesCategoryGroup=TI&SalesCategory=Discovery
Icebergs são blocos de gelo que flutuam pelos oceanos, deslocando-se ao serem impelidos pela força das correntes marítimas, possuindo dimensões por vezes gigantescas. Todos os icebergs são formados, na verdade, por água doce solidificada através das baixas temperaturas, proveniente de porções continentais das regiões de glaciação. Podem atingir altura máxima de cento e cinqüenta metros em relação ao nível do mar. Porém, a porção do iceberg visível acima da superfície dos oceanos representa apenas uma parcela mínima de sua massa total, variando esta parcela entre dez a vinte por cento. Podendo chegar a uma idade de até dois anos, os icebergs, formados no Círculo Polar Ártico, possuem normalmente forma irregular e tamanho menor em comparação aos formados na Antártida, estes possuindo normalmente forma tabular e atingindo idades por vezes superiores a dez anos. Antes de seu derretimento ao entrar em zonas mais quentes, os icebergs podem chegar a se deslocar por uma distância máxima de até três mil quilômetros em relação ao seu ponto de origem, isto dependendo das condições climáticas de sua região de deslocamento e das correntes que os transportam. Os icebergs constituem enorme perigo para a navegação, sobretudo embarcações de grande porte.O caso mais célebre e mais dramático de acidentes causados por icebergs (foto P&B – possível iceberg que se chocou com o navio) foi o do Titanic, afundado em 1912, levando mil quinhentas e três pessoas à morte. Este antecedente deu origem às patrulhas especializadas na detecção de icebergs, atuando nas regiões de grande risco.
Enciclopédia Digital
Publicado em 01 de julho de 1996, 25 de junho de 1998.© 1996-1998 - GLLG Informática Ltda.