A minha opinião com relação à foto foi de que era falsa. Eu já havia visto aquela foto em setembro de 2005 e dito na época que era falsa. Recordo até de mostrá-la ao Jesse e o mesmo também concordou ser falsa. O navio em questão é o Olympic adaptado para Titanic.
Vou dar as minhas conclusões:
1 – Vejam a parte do Deck A onde é fechado. Notaram com o zoom ou até mesmo sem zoom que tem uma coloração diferente do resto do deck.
2 – Olhem o espaçamento das janelas no Deck B. Chega a um ponto que se torna um borrão, em momento algum em outras fotos isto ocorre.
3 – Qual o motivo de esconder o tampão de madeira? Aquilo era fixo e não móvel.
4 – Dei falta de dois guindastes na popa. Observem nesta foto retirada do livro Titanic – The Ship Magnificent Volume 1, página 23. Pertence a Coleção particular de R.Terrell-Wright.
5 – Pelo ângulo da foto mostrada pelo Marcos, a mesma foi tirada no passadiço do porto. Acontece que naquela época não havia zoom ou como se dizia: “objetivas com diferentes distâncias focais”. Procurei em vários sites sobre câmeras e fotografias e descobri que somente na década de 20 é que ocorreu esta revolução.
6 – A assinatura de Millvina Dean é falsa. Localizei no Google vários postais com a assinatura da sobrevivente.
http://www.ljmtangibleassets.co.uk/web_images/titanic_-_millvina_dean__1_.jpg
http://www.rarepostcard.com/images/postcard1536.jpg
http://img.thepriceguide.com.au/87611.jpg
Estas foram as minhas conclusões. Que fique claro que não sou perito, não tenho programas para averiguar a falsidade da foto.
Finalmente, após muitas pesquisas, dois meses depois do nosso amigo Marcos ter criado o tópico, o nosso amigo Rodrigo Pilles localizou a foto original.
O blog de hoje é dedicado a todos que pesquisam a fundo a história do navio.