segunda-feira, maio 21, 2012

100 ANOS DE HISTÓRIA - NEM DEUS AFUNDA O TITANIC



Nos dias 11 e 12 de abril de 2012, o canal Tonpik Gastón Dapik no YouTube, publicou dois vídeos com informações do naufrágio e em comemoração aos 100 anos do desastre. A reportagem foi feita pela Rede Globo.



segunda-feira, maio 07, 2012

EVENTO ASTRONÔMICO AJUDOU NO NAUFRÁGIO DO TITANIC


Quem conhece a tragédia do RMS Titanic, sabe como o navio afundou: a embarcação bateu em um enorme iceberg e lentamente submergiu, matando grande parte da tripulação e passageiros. Mas um estudo recente pode reescrever a história ao apontar outro culpado para o acidente: a Lua.

De acordo com alguns astrônomos, o iceberg só estava lá por causa da proximidade entre a Terra e nosso satélite natural naquele período – a maior nos últimos 1.400 anos. O evento raríssimo teria criado tsunamis em alto-mar que movimentaram um exército de icebergs posicionados bem longe da costa, mas que foram pegos por outra corrente marítima e acabaram no meio da rota do navio. Icebergs muitas vezes “encalham” em torno das costas da Terra Nova e Labrador (foto).


Normalmente, esses blocos de gelo costumam ficar inertes, a não ser que comecem a descongelar ou recebam uma grande força, como uma onda gigante. Segundo o Daily Mail, a culpa maior ainda é do capitão e oficiais do navio, que colocaram a embarcação em alta velocidade mesmo em uma região conhecida pela presença de alguns icebergs, o evento lunar apenas teria deixado o local ainda mais congestionado e perigoso.


A coincidência entre as datas do evento (04/01/1912) e do naufrágio (15/04/1912) é a grande aposta dos cientistas da Texas State University para explicar a tragédia, que já foi retratada inúmeras vezes em peças teatro, cinema e televisão.

terça-feira, maio 01, 2012

TITANIC II CRUZARÁ O ATLÂNTICO EM 2016

 
Clive Palmer, um dos homens mais ricos da Austrália, revelou os planos de criar uma versão do século XXI do lendário navio Titanic. A embarcação será construída na China e a primeira viagem está prevista para ocorrer entre Inglaterra e Nova York em 2016. O bilionário do setor da mineração, disse ter encomendado à estatal chinesa CSC Jinling Shipyard a construção do Titanic II com as dimensões exatas de seu famoso predecessor.

“Será tão luxuoso quanto o Titanic original, mas é claro que contará com tecnologia de ponta do século XXI e os mais avançados sistemas de segurança e navegação. O Titanic II navegará no hemisfério norte e sua viagem de estréia, da Inglaterra a Nova York, está prevista para o fim de 2016. Nós convidamos a Marinha chinesa para escoltar o Titanic II em sua viagem inaugural até Nova York”, afirmou Clive Palmer em um comunicado à imprensa em entrevista coletiva em Brisbane.

O anúncio ocorre semanas depois do centenário de afundamento do Titanic, que foi a pique em 15 de abril de 1912 após colidir contra um iceberg em sua viagem inaugural, entre Southampton e Nova York.

Clive Palmer afirmou que sua própria companhia de navegação, a Blue Star Line, ficará a cargo do navio, que terá as mesmas dimensões de seu antecessor, com 840 quartos e nove decks. A única diferença entre o original e o Titanic II será o motor a diesel que substituirá o de carvão do primeiro modelo.

“O novo navio será uma homenagem ao espírito dos homens e mulheres que trabalharam no cruzeiro original. Essas pessoas fizeram um trabalho que ainda causam admiração mais de cem anos depois e nós queremos que este espírito continue vivo por mais cem anos”, afirmou Clive Palmer.