Este simples biscoito de água e sal está prestes a bater o "recorde" de ser o mais valioso de todos os tempos. Na realidade, o que é lanche de muitas pessoas hoje em dia é uma relíquia proveniente de um dos mais famosos naufrágios de todos os tempos, o Titanic.
Da marca "Spillers and Bakers", o item foi mantido quase intacto após o acidente que matou cerca de 1.500 pessoas há mais de cem anos. Ele era parte de um kit de sobrevivência armazenado dentro de um dos botes salva-vidas do navio e foi guardado como lembrança.
O biscoito vai a leilão amanhã, dia 24, em Devizes, no Reino Unido, e tem como valor estimado de início em mais ou menos 50 mil reais. Ele foi recolhido por James Fenwick, um passageiro a bordo do SS Carpathia, embarcação que auxiliou sobreviventes do Titanic. Ele colocou o lanche em um envelope fotográfico Kodak com um bilhete original em que declarou: "Biscoito do barco salva-vidas do Titanic. Abril de 1912".
"É a bolacha mais valiosa do mundo", disse o leiloeiro, Andrew Aldridge. "Nós não sabemos de qual embarcação salva-vidas veio, mas não há outros exemplares do salvamento marítimo ainda existente a meu conhecimento. É incrível como o alimento sobreviveu a um evento tão dramático", completou.
Alguns outros itens iguais já foram também leiloados previamente devido à raridade e ao momento histórico de qual foram retirados. Um biscoito de uma das expedições de Shackleton foi vendido por cerca de 18 mil reais. Há também um biscoito da Lusitania em um museu na Irlanda.
O biscoito será vendido juntamente com uma fotografia única de sobreviventes do Titanic. Fenwick e sua mulher Mabel, eram recém-casados e estavam a bordo do navio para uma viagem de lua de mel que duraria três meses.
Fonte: The Guardian.