
-
A partir da segunda metade do século XIX, o tráfico de mercadorias entre as duas margens do oceano se multiplicara vertiginosamente; porém, também era evidente que outra demanda se fazia cada vez mais imperiosa: o aumento da emigração, que havia levado a população dos Estados Unidos a crescer quatro vezes em apenas cinqüenta anos.
-
A luta pelo controle do tráfico nos mares seria vencida ali, na conquista do maior número de passageiros para as rotas das companhias. Este era o assunto que James Pirrie queria expor depois de jantar com o presidente da White Star. Começou, precisamente, apresentando o panorama que se formava, muito bem conhecido de seu convidado, mas que serviria de apoio para ajudá-lo a formular sua proposta de última solução naquele clima apocalíptico. Não haveria uma segunda oportunidade e todo o poder até então acumulado desapareceria.
-
Sua capacidade para convencer o amigo deveria ser absoluta, seria preciso insistir na urgência da resposta que seria dada à casa Cunard, as vantagens do negócio deveriam ser expostas de maneira conclusiva, de maneira que não ficasse nenhuma dúvida.
-
A velocidade, ou seja, aquilo que podia parecer o ponto forte do Lusitania e do Mauritania, fora rebatido por lorde Pirrie; ele salientava que a vantagem de uma viagem mais rápida não poderia atrair mais passageiros do que a garantia de luxo e comodidade, pois a qualidade sempre caracterizara a White Star. Uma velocidade não excessivamente alta permitiria um controle mais eficaz das vibrações dos motores, o que significaria maior conforto para os viajantes; além disso, no plano puramente econômico, o objetivo de uma velocidade maior implicaria automaticamente um aumento de gastos para a companhia. O consumo de carburante não aumentava em uma proporção segura em relação à velocidade, ao contrário, para conseguir um nó a mais, a quantidade necessária de carvão seria sempre maior do que a utilizada em velocidades mais baixas. Além disso, onde estocar o carvão necessário para alcançar o recorde? Não seria melhor usar esse possível espaço para criar outras instalações para os passageiros?
-
FOTO: A Cunard Line foi uma das primeiras companhias a potencializar as rotas do Atlântico norte entre a Europa e os Estados Unidos. Para tanto, construiu dois transatlânticos, o Lusitania e o Mauritania, que usariam a velocidade para derrotar a concorrência. Observe no alto do cartão a britânica e agressiva insígnia da Cunard Line.
Um comentário:
BOA SEMANA DE TRABALHO.
MUITO SHOW ISSO AQUI, HUAHUAHUAHUAHUA.
Postar um comentário