
Maythorn, 29 de julho de 1958
Querida Sra. Emery,
Quanta gentileza sua escrever-me. Fiquei interessada em saber sua ligação familiar com o capitão Rostron do Carpathia. Você achou o filme longo. Penso que a intenção foi impressionar.
O Californian estava visível o tempo inteiro e isso foi a causa de toda a tranqüilidade a bordo do Titanic, pois imaginávamos que um navio tão próximo viria imediatamente em nosso socorro. É claro, ninguém sabia que seus motores estavam parados. Acho que o Carpathia fez um trabalho magnífico, pois teve que alterar seu curso, apesar de antigo, e navegou com velocidade máxima através do campo de gelo para nos resgatar.
Mas a principal causa da perda de tantas vidas humanas, foi falha por parte do departamento de comércio em não exigir um número suficiente de botes para atender a todos. Foi extremamente difícil convencer as mulheres a entrarem nos botes deixando seus maridos para trás. Depois de ter feito tudo o que podíamos debaixo do convés, subimos e ficamos observando um jovem oficial tentando persuadir emigrantes a entrarem nos botes. Como não estava conseguindo comunicar-se (eram na maioria poloneses, russos, etc.), pediu para que nós servíssemos de exemplo e entrássemos no bote. Esse é o motivo pelo qual estou viva hoje.
Acho que a Pinewood Studios fez um trabalho maravilhoso em recriar fatos que ocorreram há tanto tempo, e se eu discordo de algumas coisas como, por exemplo, uma cena que sugeria que a terceira classe havia ficado trancada, e o comportamento de alguns tripulantes - é somente porque para uma pessoa como eu que estava lá, parece com crítica desnecessária.
Agora arrependo-me de não ter aceito os diversos convites do senhor MacQuitty, (o produtor); se tivesse visto algumas das seqüências, poderia ter mostrado algumas discrepâncias. Implorei à senhorita Coffin - diretora de figurino - quando fui entrevistada, e depois através de questionários, para não colocar as mulheres a bordo com os chapéus floridos e cheios de plumas da época, pois as americanas - e a maioria era americana - jamais usariam chapéus de rua a bordo. Tudo, menos um "fogão da cozinha" em cima de suas cabeças!
Minha falha em não aceitar o convite deveu-se ao fato de não poder abandonar minhas galinhas, pois na época estava sozinha, e as galinhas são mais exigentes do que os passageiros daquela época - se é que isso é possível. Descubro que os dias não são longos o suficiente; então, é muito difícil encontrar silêncio e tranqüilidade necessários para reescrever o livro, mas se um dia for publicado, enviarei um exemplar para você.
Tudo de bom.
Atenciosamente,
Violet C. Jessop
5 comentários:
parabens capitão
Interesante!!!
=D
mtoooooooooo interessante capitao ^^^
abçs =)
como eu amo essa mulher, a carta dela é linda!
Fala serio.. essa mulher foi uma das que melhor narrou a historia do navio!!
Meu respeito a ela! =D
Postar um comentário