Analisando as imagens captadas pelo minissubmarino, Falco e eu reorganizamos toda a estratégia de busca dos indícios que nos pudessem levar à uma conclusão fiável sobre as causas dessa catástrofe naval. No Porto de Zea, próximo a Atenas, nos abastecemos de uma grande quantidade de tanques de oxigênio, nitrogênio e hélio, e iniciamos os mergulhos a grandes profundidades.
Estamos acompanhados de William Tantum, vice-presidente da Sociedade Histórica Titanic e um estudioso entusiasta de desastres navais. Mais tarde, recebemos a senhora Sheila Macbeth Mitchell, uma das sobreviventes do naufrágio que trabalhava como enfermeira voluntária a bordo do Britannic, agora com 86 anos.
A equipe mergulhou com uma câmara de descompressão, conseguindo captar imagens históricas do casco do navio, das hélices propulsoras, assim como do seu próprio interior. Apesar de todo o equipamento de iluminação, havia muito pouca visibilidade. Além disso, quase todo o navio está coberto por algas e esponjas, o que dificulta ainda mais a visualização dos detalhes dos rombos do casco.
Após a breve, porém proveitosa imersão, os mergulhadores entraram na câmara de descompressão, situada no meio do trajeto entre o Calypso e o Britannic, e foram içados a bordo com a ajuda de um guindaste. Além das filmagens realizadas, os mergulhadores trouxeram vários objetos encontrados no interior do navio.
Livro - A Grande Aventura de Cousteau
Volume 29 - O Enigma do Britannic
1997, Ediciones Altaya, S.A
Página 27
4 comentários:
Eu já vi este doc há muito tempo, é muito bom, poderia ter em DVD.
Ótimo post capitão =)
gostei deste diario de bordo referente ao descobrimento, o doc deve ser MARA
legal esse diario do cousteau
parabens
:)
Adorei ♥
bjs :*
Postar um comentário