Um telescópio que pertencia ao capitão do Titanic foi encontrado num velho sótão. O óculo de bronze, mantido numa caixa velha de uma garrafa de uísque, tem o nome do Capitão Edward John Smith. Há também uma imagem gravada do navio irmão do Titanic, o RMS Olympic, que Smith comandou por dez meses. A luneta foi identificada pelo leiloeiro John Crane depois que ele foi convidado a avaliar os pertences de um parente distante do Capitão Smith.
Espera-se arrecadar mais de £20.000 ( +/- US$ 32,450 ) quando o mesmo estiver sob o martelo da Casa de Leilões “Cato Crane Auctioneers”, em Liverpool, no dia 28 de Julho.
“Esta é uma peça maravilhosa, o telescópio pessoal que o Capitão Smith usou no Olympic. O mais notável é que este telescópio deve ter testemunhado alguns momentos graves. O Olympic esteve envolvido em quatro colisões, enquanto o Capitão Smith estava no comando. É um artefato histórico, fascinante e demonstra que ainda há muitas coisas por descobrir ligadas ao Titanic. Este telescópio é completamente único e, provavelmente, uma das peças mais importantes associadas ao Titanic nos últimos anos”, disse o Sr. Crane.
Aguardamos uma participação ainda maior de compradores para este item, uma vez que está próximo o 100º aniversário do naufrágio do Titanic. O Olympic em si foi a primeira experiência do Capitão Smith em comandar um navio enorme. Como resultado dos acidentes com o Olympic, a White Star Line teve que atrasar o lançamento do Titanic, porque algumas peças serviram para reparar o Olympic.
Especialistas confirmaram a proveniência e o funcionamento deste instrumento de navegação. Entre os outros itens que pertenceram ao Capitão Smith fornecidos pelo vendedor que preferiu se manter no anonimato, está um sextante da White Star Line, uma boquilha e completando a coleção está um par de ombreiras da patente do comandante.
O especialista em História Marítima Peter Boyd-Smith, que se especializa nas relíquias do transatlântico acredita que os compradores vão adquiri-lo rápidamente visto que a peça esta intimamente ligada ao Titanic.
"Colecionar relíquias marítimas é fantástico. O Capitão Smith teria sido o único no Olympic com um telescópio personalizado, por isso, é uma peça muito rara. Outros comandantes teriam tido um telescópio semelhante, mas nenhum certamente teria tido inscrito o seu nome nele. É uma peça de museu e com um pouco de sorte vai acabar num armário de vidro para que os visitantes a vejam. Muitos poucos pertences do Capitão Smith foram encontrados, por isso, ter esta pequena coleção única é especial", disse Peter Boyd-Smith.
Fonte: Click Liverpool
Nenhum comentário:
Postar um comentário