Um cargueiro britânico afundado pelos alemães em 1941, com mais de 240 toneladas de barras de prata, foi localizado na costa da Irlanda. Trata-se do maior tesouro de metais preciosos descoberto em naufrágios.
A empresa americana Odyssey Marine Exploration foi responsável pela façanha. O metal encontrado no navio SS Gairsoppa tem valor estimado em US$ 200 milhões e deve ser trazido à superfície no início de 2012.
A descoberta foi feita com a utilização de um submarino controlado por controle remoto. O SS Gairsoppa está a 480 quilômetros da costa irlandesa e a 4.700 metros de profundidade (superior à do Titanic), no Oceano Atlântico.
O barco foi atacado em 16 de fevereiro de 1941, por um submarino alemão U-Boot, em plena Segunda Guerra Mundial.
Perdido nas profundezas do mar, mas não esquecido, o SS Gairsoppa guardou ao longo de sete décadas muito mais do que memórias do tempo de guerra. O cargueiro, que fazia a viagem entre Calcutá, na Índia, e Inglaterra, tinha a bordo 240 toneladas de barras de prata, 2.600 toneladas de ferro e quase 2.000 toneladas de chá. Neste caso, não se foram os anéis e ficaram os dedos. O chá pode ter servido de alimento para peixes, mas ficaram as barras de prata.
O cargueiro fugia do mau tempo e buscava abrigo em Galway, na Irlanda, tentando também superar a falta de carvão que o obrigou a alterar a rota, quando foi detectado e afundado pelo submarino alemão, que patrulhava o Atlântico em busca de navios britânicos.
Dos 85 tripulantes, três conseguiram escapar num bote salva-vidas e chegaram à costa da Cornualha, na Inglaterra, duas semanas depois. Mas, devido à exaustão, dois morreram antes do pequeno bote alcançar a terra firme. O comandante Richard Ayres, único sobrevivente, faleceu em 1992. Sobreviveu ao naufrágio, mas não para ver o cargueiro ser encontrado.
“Completamos a primeira fase do projeto, a localização e a identificação dos destroços do naufrágio, e agora estamos trabalhando na fase de recuperação. Levando em conta o estado e a exposição dos destroços do naufrágio, estamos convencidos de poder recuperar a carga de acordo com nossos planos”, disse Andrew Craig, diretor da empresa.
A Odyssey Marine obteve do governo britânico em 2010, a exclusividade da extração dos restos do naufrágio e terá direito a reter 80% da carga, cujos 20% restantes irão para as autoridades britânicas.
“Felizmente, tivemos a sorte de encontrar o porão aberto, o que facilitou o acesso de nossos homens”, afirmou Greg Stemm, presidente da Odyssey, com sede em Tampa, na Flórida.
A empresa americana Odyssey Marine Exploration foi responsável pela façanha. O metal encontrado no navio SS Gairsoppa tem valor estimado em US$ 200 milhões e deve ser trazido à superfície no início de 2012.
A descoberta foi feita com a utilização de um submarino controlado por controle remoto. O SS Gairsoppa está a 480 quilômetros da costa irlandesa e a 4.700 metros de profundidade (superior à do Titanic), no Oceano Atlântico.
O barco foi atacado em 16 de fevereiro de 1941, por um submarino alemão U-Boot, em plena Segunda Guerra Mundial.
Perdido nas profundezas do mar, mas não esquecido, o SS Gairsoppa guardou ao longo de sete décadas muito mais do que memórias do tempo de guerra. O cargueiro, que fazia a viagem entre Calcutá, na Índia, e Inglaterra, tinha a bordo 240 toneladas de barras de prata, 2.600 toneladas de ferro e quase 2.000 toneladas de chá. Neste caso, não se foram os anéis e ficaram os dedos. O chá pode ter servido de alimento para peixes, mas ficaram as barras de prata.
O cargueiro fugia do mau tempo e buscava abrigo em Galway, na Irlanda, tentando também superar a falta de carvão que o obrigou a alterar a rota, quando foi detectado e afundado pelo submarino alemão, que patrulhava o Atlântico em busca de navios britânicos.
Dos 85 tripulantes, três conseguiram escapar num bote salva-vidas e chegaram à costa da Cornualha, na Inglaterra, duas semanas depois. Mas, devido à exaustão, dois morreram antes do pequeno bote alcançar a terra firme. O comandante Richard Ayres, único sobrevivente, faleceu em 1992. Sobreviveu ao naufrágio, mas não para ver o cargueiro ser encontrado.
“Completamos a primeira fase do projeto, a localização e a identificação dos destroços do naufrágio, e agora estamos trabalhando na fase de recuperação. Levando em conta o estado e a exposição dos destroços do naufrágio, estamos convencidos de poder recuperar a carga de acordo com nossos planos”, disse Andrew Craig, diretor da empresa.
A Odyssey Marine obteve do governo britânico em 2010, a exclusividade da extração dos restos do naufrágio e terá direito a reter 80% da carga, cujos 20% restantes irão para as autoridades britânicas.
“Felizmente, tivemos a sorte de encontrar o porão aberto, o que facilitou o acesso de nossos homens”, afirmou Greg Stemm, presidente da Odyssey, com sede em Tampa, na Flórida.
7 comentários:
Olá amigo, também soube dessa notícia fantástica. te enviei um email. em breve terei as duas músicas Oh You Beautiful Doll e Come Josephine in My Flying Machine que se ouvem tocar nas cenas do filme pela banda do Titanic, as originais para te enviar! Estou a fazer-te um símbolo uma marca registrada para o teu blog assim como tenho no meu, espero que venha a gostar. Em breve te envio. Abraço.
JÁ SOUBE DO NOVO TRAILER DA SERIE TITANIC PARA TV DE 2012?? http://titanicfans.blogspot.com/
Semana passada, escuto meu pai gritar: "Coloca na Globo!!!" kkkk Eu, como sempre, mais que depressa troquei de canal e levei um susto. As imagens aquáticas em tons azuis e o movimento de câmera me fizeram acreditar de que eram imagens do Titanic, pensei instantaneamente que fossem imagens da expedição que está/estará sendo feita para captar imagens para o centro cultural no museu dos estaleiros que está em construção em Belfast para 2012.
Mas não era, não compreendi bem a reportagem, mas li que era sobre um carregamento de prata, e que carregamento hein! Quando menos se espera estas notícias surgem pra surpreender, o mar está carregado de tesouros, todos à espera de alguém que os encontre,, eu adoro estas descobertas, sejam onde forem, no mar, em terra.. é sempre muito interessante.
Certamente os trabalhos de resgate irão consumir uma boa parte dos valores finais, afinal a profundidade é enorme.
alencar vai por as musicas que o mario lhe enviou para download
quando tiver as musicas meta para download eu acompanho o seu blog desde o inicio continuaçao de bom trabalho
Alencar.
Td bem? Fui ao park shopping hj aqui em ctba e vi em todos os cantos sobre a exposição. Lembrei logo dos amigos titanicos. Vim pesquisar na net sobre os ingressos e achei o seu blog. Sumiu, nao achei perfil seu em redes sociais nem nda. Ha tempos q busquei, perguntei de ti p o Mário. Mas esteve sumido! Ou ausente da net. Tenho saudades amigo. Qro saber como esta. Da noticias. Por favor. manda um email. d.pelegrino@hotmail.com Sei la. Me acha no face! Da sinal! Abraço!!
Post muito legal, para ficar perfeito sugiro mudar o último parágrafo: é impossivel a presença de mergulhadores a 4700 metros de profundidade...
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