domingo, maio 31, 2009

MORRE MILLVINA DEAN


A última sobrevivente do naufrágio do Titanic, Millvina Dean, morreu neste domingo em um asilo de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, aos 97 anos, anunciou a BBC. Millvina Dean era um bebê de dois meses em 1912 quando o Titanic afundou depois de ter chocado com um iceberg. A família emigrava para os Estados Unidos e seguia a bordo do navio.

Em Abril de 2008, Millvina tinha aceitado um convite para falar em Southampton em um evento comemorativo dos 96 anos do aniversário do naufrágio do navio, mas problema de saúde resultante de uma infecção respiratória obrigou-a a cancelar.

Em Dezembro de 2008, Millvina Dean foi obrigada a vender alguns de seus pertences de família para pagar o seu médico particular cuidado na seqüência de um quadril quebrado. Nestes pertences incluída uma carta enviada à sua mãe desde o “Titanic Relief Fund” e uma mala de mão dada a sua mãe em Nova Iorque. Sua venda levantou cerca de 32.000 libras.

Em Fevereiro de 2009, ela anunciou que iria vender vários itens para pagar o seu aumento de custos médicos que ela disse ter ultrapassado 3.000 libras.
Em resposta à escalada dos custos referentes à saúde de Millvina Dean foi criada em 22 de Abril de 2009, o “The Millvina Fund”, onde participava Belfast, Reino Unido e a Sociedade Internacional do Titanic, com a exclusiva finalidade de cuidar da Sra. Millvina Dean. Ao Fundo foi dado um grande impulso pelo autor irlandês e jornalista, Don Mullan, durante a abertura do “Worldwide Nokia Mobile Phone Photographic Exhibition”, tendo como titulo “A Thousand Reasons for Living” (Um Mil Razões para Viver), com um retrato de Millvina Dean, em Dublin. Participaram com doações: James Cameron, Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, a cantora Celine Dion, e as companhias Sony Music, 20th Century Fox e Paramount Pictures.


Millvina Dean
02/02/1912 – 31/05/2009

Descanse em Paz...

sábado, maio 23, 2009

SEGUNDA CLASSE - CABINE F33

Hoje iremos falar das companheiras de quarto de Elizabeth Ramell Nye ( post anterior ). Elizabeth embarcou em Southampton, viajando como passageira de Segunda Classe com o bilhete número CA 29395. Durante a viagem dividiu sua cabine F33 com Amelia "Mildred" Brown, Selena Rogers Cook e Amelia "Milley" Lemore.


Amelia “Mildred” Brown era cozinheira do Senhor Hudson Allison e família. Viajava como passageira da Segunda Classe, juntamente com o chauffeur da família George Swane ( ver próximo post ).

Naquela noite fria de domingo, 14 de abril de 1912, Amelia Mildred Brown ficou muito relutante em levantar-se mesmo com os apelos de seu amigo George Swane. Somente quando Selena Rogers sugeriu que ela certamente era a única pessoa no navio inteiro a permanecer na cama, e que ela levantou-se.

Amelia Mildred foi salva no bote salva-vidas número 11 e escreveu para sua mãe após ser resgatada pelo navio Carpathia. A carta foi postada na Grand Central Station, em Nova York, às 10h00min da manhã do dia 19 de Abril de 1912, conforme registro do carimbo. Amelia Mildred morreu no dia 30 de junho de 1976.


Selena Rogers Cook e Arthur Cook eram recém-casados em Oxford, Inglaterra. Selena Rogers Cook, 22 anos, embarcou no Titanic e deixou seu marido para visitar parentes em Nova York.

Após a colisão com o iceberg, naquela noite fria de domingo, 14 de abril de 1912, sua companheira de quarto Amelia Mildred Brown ficou muito relutante em levantar-se mesmo quando George Swane ( ver próximo post ) e seus companheiros do quarto incentivaram a levantar e a advertiram do perigo. Somente quando Selena Rogers exclamou que ela era certamente a única pessoa no navio inteiro a permanecer na cama, e que ela levantou-se. Foi salva no bote salva-vidas número 14.

Selena Cook encontra-se com o seu marido e juntos estabelecessem na Pensilvânia. Ela torna-se uma oficial da organização Daughters of the King, é membro ativo da sua igreja e ainda da Sociedade da História Local. Selena Cook morreu no dia 12 de setembro de 1964.


Amelia “Milley” Lemore, 34 anos, nasceu em Londres, Inglaterra em 1873. Casou-se com James Lemore de Norfolk, Virgínia, em 1907, e estabeleceu-se em Chicago.

Embarcou no Titanic em Southampton como passageira da segunda classe com o bilhete número CA 34260. Seu destino era Linnix, 2236 Austin Avenue, Chicago, Illinois. Amelia Lemore foi salva entrando no bote salva-vidas número 14. Depois do naufrágio fez reivindicações de seguro.

sábado, maio 16, 2009

ELIZABETH RAMELL NYE


Elizabeth Ramell Nye nasceu dia 27 de maio de 1882. Filha de Thomas e Elizabeth Ramell viveram em Dover Road, Folkestone. Seus pais trabalhavam para o Exército da Salvação na cidade.

Elizabeth casou-se em 26 de dezembro de 1904 com Edward Ernest Nye. O casal pretendia morar em Nova York em 1909. O único filho do casal morreu em 1906 com apenas 9 meses de idade e seu marido Edward Nye morria com apenas 30 anos em 22 de maio de 1911.

Depois de visitar seus parentes na Inglaterra, Elizabeth pretendia viajar para os Estados Unidos a bordo do navio Philadelphfia, mas devido à greve de carvão, sua viagem foi cancelada e sua passagem transferida para o navio Titanic. Elizabeth embarcou em Southampton, viajando como passageira de Segunda Classe com o bilhete número CA 29395. Durante a viagem dividiu sua cabine F33 com Amelia "Mildred" Brown, Selena Rogers Cook e Amelia "Milley" Lemore. ( Falarem das três nos próximos posts ).

Elizabeth Nye foi salva no bote salva-vidas número 11. O bebê de Leah Aks que foi tomado dela enquanto preparavam o bote para baixar foi dado a Elizabeth para cuidar. Dentro do bote o bebê Frank Aks foi envolto num cobertor por uma mulher, a italiana Argene del Carlo.

A bordo do Carpathia, Elizabeth escreveu para tranqüilizar seus pais, explicando que estava salva e segura, e para explicar as circunstâncias do seu salvamento. A carta foi publicada mais tarde no Folkestone Herald em 4 de maio de 1912.


Elizabeth sofreu com tal exposição ao frio o que exigiu uma operação ao custo de 200 dólares que foi concedida pela Cruz Vermelha Americana. Depois de tudo que passou, Elizabeth estabeleceu-se em Nova York, trabalhou no Exército da Salvação onde conheceu George Darby, um Coronel do Exército da Salvação. Casaram-se e tiveram um único filho, George Ray Darby, que nasceu em 30 de março de 1915.

Elizabeth Rammell Nye Darby morreu em 22 de novembro de 1963 em Asbury Park, New Jersey. Foi enterrada no cemitério Kensico, numa área do Exército da Salvação, em Valhalla, Nova York.

sábado, maio 09, 2009

A HISTÓRIA DE LEAH AKS


Nascida em Varsóvia, Polônia, no dia 18 de março de 1894, Leah Aks embarcou no Titanic com seu filho Frank Philip Aks de apenas 10 meses, com o bilhete número 392091, com destino a Norfolk, Virgínia, onde o seu marido Samuel Aks, um alfaiate, a esperava.

Na noite do naufrágio Leah Aks estava no lado estibordo do navio no convés A, onde caridosamente recebeu de Madeleine Astor um xale para esquentar seu pequeno bebê. Leah desorientada com tudo aquilo entra em desespero quando alguém pega a sua criança e a coloca dentro do bote número 11. Frank Aks é acolhido por Elizabeth Nye que já havia passado por uma tragédia pessoal, havia perdido seu marido e filho. Falaremos sobre Elizabeth Nye no próximo post.

Curiosamente Leah Aks, gritando desesperadamente, é colocada em outro bote, o de número 13, isso demonstra a desorganização e desespero de todos ali. De acordo com alguns do bote número 13, a senhora Leah Aks chorava sem parar, imaginando o que poderia ter acontecido com o seu pequeno Frank. Como estava enrolado, Leah Aks imaginou que ele poderia ser confundido com uma bagagem e ser jogado no mar.

Seu desespero estava apenas começando. Quando foram resgatados pelo navio Carpathia, Leah Aks localiza Frank nos braços da italiana Argene Del Carlo que diz ser seu filho aquele bebê. Leah pede ajuda ao Capitão Rostron para solucionar aquele impasse. Rostron reuniu as mulheres no seu alojamento e pede a cada uma delas provas da identidade da criança. Frank tem um sinal de nascença que apenas sua mãe verdadeira conhece. Pressionada, a italiana é obrigada a devolver o bebê.

Em 1913, Leah Aks tem outro bebê, desta vez uma menina a quem chama de Sarah Carpathia Aks, em homenagem ao Capitão Rostron. Infelizmente as freiras do hospital erram ao preencher o registro de nascimento e colocam o nome de Sarah Titanic Aks.

O frio intenso que recebeu durante todo o naufrágio tinha danificado permanentemente seus tímpanos, fazendo com que sofresse uma perda de audição parcial para o resto da vida. A Senhora Leah Aks morreu no dia 22 de junho de 1967, Frank Philip Aks morreu no dia 15 de julho de 1991, ambos estão enterrados no cemitério Forest Lawn em Norfolk, Virgínia.


Foto acima tirada em 1991 de Sarah Titanic Aks e Harry Aks, irmãos de Frank Aks. Infelizmente não há maiores informações sobre os irmãos Aks.

sábado, maio 02, 2009

TITÔNICA


Em dezembro de 2007 foi lançado pela Editora Mauricio de Souza, através da Panini Comics, a revista em quadrinhos da Turma da Mônica, da série Clássicos do Cinema. A edição número 5 é justamente uma paródia do filme Titanic de James Cameron. Clique aqui para baixar a revista completa em arquivo PDF. Prepare-se para muitas gargalhadas, pois a Turma da Mônica apronta mil e uma confusões a bordo do navio Titanic, digo, Titônica, hehehe...