sábado, junho 27, 2009

ALICE CATHERINE CLEAVER


Alice Catherine Cleaver, 22 anos, filha de Joseph Cleaver e de Lavinia Alice Cleaver, nasceu no dia 5 de julho de 1889, em Kentish Town, St. Pancras, Londres.

Alice começou a trabalhar cedo, quando jovem era babá dos filhos das ricas famílias inglesas. Numa dessas famílias, após rigorosa entrevista, Alice foi contratada pela família Allison para tomar conta do seu pequeno Trevor. Embarcou no Titanic, em Southampton, com o bilhete da Família Allison, número 113781, como passageira de Primeira Classe.

Após a colisão com o iceberg na noite do dia 14 de abril de 1912, Alice Cleaver pegou o pequeno Trevor e foi para o deck dos botes, onde teve acesso ao bote salva-vidas numero 11. Infelizmente os Allisons não souberam desta proeza e que seu bebê estava a salvo. O comissário de bordo William Faulkner não avisou a família.

No dia seguinte, Alice Cleaver, Sarah Daniels e Mildred Brown, junto com Trevor eram os únicos sobreviventes. Quando chegou a Nova York com a criança, Alice evitou falar com os repórteres dizendo-lhes que seu nome era Jean.

Após o naufrágio, retornou a Inglaterra e casou-se com Edward James Williams, um fabricante de peças cirúrgicas. Tiveram duas filhas. Alice Catherine Cleaver morreu de derrame cerebral, no dia 1º de novembro de 1984 em Winchester, Hampshire.

sábado, junho 20, 2009

HUDSON TREVOR ALLISON


Hudson Trevor Allison nasceu no dia 7 de maio de 1911 em Westmount, Quebec. Após alguns meses do nascimento de Trevor, a família de Allison viajou para a Inglaterra com propósitos de negócio, e foi na Inglaterra que Trevor foi batizado numa Igreja Metodista.

Menos de um ano após seu nascimento, a família de Trevor viajou no Titanic rumo aos Estados Unidos. ( ver post anterior ). Da família Allison, somente o bebê Trevor foi salvo, graças a sua babá Alice Cleaver (ver próximo post ) que rapidamente foi para um dos botes salva-vidas. Ambos foram salvos pelo bote numero 11.

Após o naufrágio, o bebê Trevor retornou para sua casa no Canadá, onde seria educado pelos seus tios George e Lillian Allison.

Trevor morreu aos 18 anos, em 7 de agosto de 1929, em Maine, Portland, devido ao envenenamento por ptomaine ( intoxicação alimentar por bactérias ) e foi enterrado ao lado de seu pai, no cemitério Maple Ridge, Ontário, Canadá.

Foto: Hudson Trevor Allison e sua irmã Helen Loraine Allison

sábado, junho 13, 2009

A FAMÍLIA ALLISON


Hudson Joshua Creighton Allison nasceu em Chesterville, Ontario, Canadá, no dia 9 de dezembro de 1881. Filho de Jesse Rosa Allison e Pheobe Johnston. Tinha três irmãos: Margaret nascida em 9 de abril de 1876, George, nascido em 16 de outubro de 1879 e William, nascido em 21 de março de 1887.

Com boa aparência e boas maneiras adquiridas com o trabalho realizado de protestante, Hud, como era chamado, trabalhou por um tempo como vendedor na loja Chester Casselman's General Store, em Chesterville. Com apenas 19 anos, seu tio George “Frank” Johnston, lhe passou a divisão Júnior da empresa de agência corretora em Montreal. Seu tio havia começado com John Wilson McConnell, que compraria mais tarde o jornal Montreal Star. Os três homens eram membros da “Methodist Mafia”, como eram chamado em Montreal, os círculos financeiros canadenses. Hudson Allison foi enviado para a cidade de Buffalo para aprender a estenografia, e trabalhar como agente de seguros para seu tio na empresa Sun Life and New York Life. Com o tempo abriu seu próprio escritório na cidade de Winnipeg. Durante seus dois anos em Winnipeg viveu em uma casa na esquina de Westminster Avenue e Sherbrook Street.

Durante uma de suas viagens de trem que freqüentemente fazia de volta a Montreal, conheceu Bessie Waldo Daniels, filha de um caixeiro americano de uma fábrica irlandês situada em Massachusetts. Casaram-se contra a vontade dos pais na cidade de Milwaukee, ele com 26 anos e ela ao completar 21 anos.

Os Allisons eram devotos Metodistas, ensinavam na escola aos domingo, as partes da Bíblia. Hudson era visto freqüentemente como um pregador exemplar. Sua filha, Helen Loraine, nasceu no dia 5 de junho de 1909, e seu filho, Hudson Trevor, nasceu no dia 7 de maio de 1911. Neste mesmo ano mudaram-se para a nova casa que construíram em Westmount, Quebec.

Hudson Allison fez parte do quadro de funcionários da British Lumber Corporation, e sempre viajava para a Inglaterra para reuniões dos diretores. Numa dessas viagens batizou seu filho Hudson Trevor em Epworth numa Igreja Metodista que tinha como fundador e também pregador John Wesley.

Hudson pegou seus vinte e quatro eqüinos da raça Clydesdales e Hackney usados na sua fazenda agrícola, suas mobílias e sua equipe de funcionários recrutadas para o trabalho nas suas duas residências, George Swane como chauffeur, Mildred Brown como cozinheira, Alice Cleaver como babá para seus filhos Hudson Trevor e Helen Loraine, e Sarah Daniels como criada da sua esposa Bessie, com destino aos Estados Unidos.

Como muitos outros, a família Allisons tinha alterado seus planos de viagem para poder ter o prazer da companhia dos seus amigos na viagem do Titanic em 10 de abril de 1912. Com o bilhete de número 113781, pagaram por três cabines no deck C, cabines C22 – C24 – C26. O casal Allison ficou numa suíte, Sarah Daniels e Loraine em outra e Alice Cleaver e Trevor em outra. Os outros empregados foram instalados em cabines da Segunda Classe no deck F.

Quando houve o choque do Titanic com o iceberg, Alice Cleaver pegou Trevor e foi com ele para o bote salva-vidas número 11. Bessie Allison teve a oportunidade de entrar num bote salva-vidas juntamente com sua filha Loraine, mas recusou a deixar o navio sem seu bebê. Arrastou Loraine para fora do bote e começou a procurar por Alice e por seu filho Trevor.

O casal Allison e sua filha Loraine morreram no naufrágio. Somente o corpo de Hudson Allison foi recuperado pelo navio Mackay-Bennett, com o número de identificação 135. O corpo do Senhor Allison foi enterrado no jazido da família no cemitério Maple Ridge, Winchester, Ontario.

Um mês após o funeral, o irmão de Hudson, William, recebeu uma entrega inesperada: os cavalos que Allison havia enviado antes de parti no Titanic, por meio de outro navio, haviam chegado com segurança.

Hudson Allison não deixou nenhum testamento indicando as suas vontades, assim sendo, seus irmãos William e George foram obrigados a lutar pelos bens da família.

sábado, junho 06, 2009

GEORGE SWANE - MOTORISTA DA FAMÍLIA ALLISON


George Swane, 26 anos, era chauffeur do senhor Hudson Allison e sua família. Embarcava no Titanic como passageiro de Segunda Classe junto com outros empregados da família, incluindo a cozinheira Mildred Brown. ( ver post anterior ).

Durante a viagem ocupou uma cabine no deck F e na noite do naufrágio, ele e seus companheiros depois da colisão bateram na porta da cabine F33 das senhoras e as advertiu para começarem a se vestir o mais rápido possível. Estavam na cabine: Selena Rogers Cook, Elizabeth Nye, Amelia Lemore e Mildred Brown.

George Swane morreu no naufrágio, seu corpo foi resgatado pelo navio Mackay-Bennett, recebendo a identificação de número 294. Foi enterrado em Fairview Lawn Cemetery, Halifax, Nova Scotia, Canadá, no dia 6 de maio de 1912.