sexta-feira, agosto 29, 2008

CINEMATECA REVISTA VEJA

Dos quase 400 000 títulos que se calcula terem sido lançados em toda a história do cinema, apenas uma fração ínfima – umas poucas centenas, talvez – foi capaz até aqui de perdurar e guardar intacto seu apelo para as gerações posteriores. Não porque sejam obras perfeitas (algo que, se existir, deve ser muito aborrecido); mas porque atingiram na combinação de seus elementos uma alquimia que parece nunca se desgastar. Começando no próximo dia 30, sempre aos sábados, a Editora Abril e VEJA vão oferecer nas bancas, livrarias, em algumas redes de supermercados e também por meio de seu sistema de assinaturas um elenco de cinqüenta filmes que pertencem a essa categoria – a dos títulos indispensáveis. Cada um deles virá acompanhado de um livro de sessenta páginas dedicado a deslindar a história e as razões de seu sucesso, com biografias dos realizadores e dos principais nomes do elenco, informações de bastidores e um guia para assistir ao filme. E todos os DVDs encartados, claro, trazem a versão integral dos filmes. A Cinemateca VEJA será inaugurada por um filme que obteve com rapidez extraordinária esse consenso entre o público: Titanic, de James Cameron, que lançou dois dos mais prestigiados atores da nova geração – Leonardo DiCaprio e Kate Winslet – e, onze anos depois de sua estréia, ainda detém o recorde mundial de bilheteria (1,8 bilhão de dólares).

A partir de 6 de setembro, São Paulo e Rio de Janeiro recebem lançamentos distintos daqueles entregues ao restante do país. Quando o revezamento se completar, em 8 de agosto de 2009, os leitores de todas as praças terão tido a oportunidade de colecionar títulos que vão de A Malvada, com Bette Davis (o veterano da coleção), até Fale com Ela, de Pedro Almodóvar (o caçula). Contarão também, em sua filmoteca particular, com expoentes dos diversos gêneros cinematográficos em suas várias eras. A ficção científica, por exemplo, vem representada por obras eternas, como 2001 – Uma Odisséia no Espaço e Alien – O Oitavo Passageiro, e também por clássicos modernos como Matrix. No suspense, tem-se desde filmes que ganharam a platéia aos poucos, como A Morte Pede Carona, até aqueles que já nasceram como o padrão ouro do gênero – caso de Intriga Internacional e Disque M para Matar, de Alfred Hitchcock, ou de O Silêncio dos Inocentes, com seu insuperável duelo entre Anthony Hopkins e Jodie Foster. Seja qual for sua afiliação, no entanto, os títulos escolhidos pela equipe editorial da Cinemateca VEJA, com supervisão da crítica de cinema da revista, Isabela Boscov, atendem a um mesmo critério: são representantes definitivos não só do gênero em que se incluem, mas também dos cineastas que os realizaram, dos grandes nomes que os interpretaram e do voto de popularidade que, ano após ano, o espectador deposita na bilheteria das salas de cinema e no balcão das videolocadoras.

Com isso, VEJA e a Cinemateca VEJA pretendem não apenas destacar, para cinéfilos e para iniciantes, aquilo que é superlativo entre a selva nem sempre organizada de títulos que chegam aos cinemas e ao DVD, como também tornar acessível ao consumidor esse repertório de obras únicas na excelência, no rigor e no prazer que são capazes de proporcionar. Titanic, o primeiro volume, terá preço promocional de 9,90 reais se adquirido juntamente com VEJA – ou, como os restantes, de 13,90 reais se comprado avulso. Também é possível assinar a Cinemateca VEJA na íntegra, em termos ainda mais atraentes: por dez parcelas de 49,95 reais cada uma, um desconto de 28% sobre o valor avulso. Boa diversão!

7 comentários:

Mário disse...

espero que com esse livro que venha junto, finalmente os retardados entendam que Rose e Jack não existiram tal e qual retratados no filme. ehehe

gabriel disse...

D+ vou correr na banca!!!

Daniel disse...

D+ vou correr na banca!!! [2]

abçsss capitao \o/

Gabriel disse...

eu recebi eu tenho minha mae acina a revisata VEJA e minha mae recebeu eu até percebi o titanic mais nem assisti ainda

jefferson disse...

D+ vou correr na banca!!! [3]

abçsss capitao \o/

PS.: aparece no MSN, vc sumiu!!!

Rodrigo Aparecido Piller disse...

comprei e adorei, pena que não é dublado, mas deixa quieto...

Anônimo disse...

mal posso esperar pela revista do Edward maos de tesoura chegar!!!!