terça-feira, outubro 26, 2010

A FOTO

Na comunidade Titanic - Fatos Históricos no Orkut foi criado um tópico com um assunto muito interessante. A veracidade de uma foto do Titanic partindo de Southampton em 1912. A questão foi colocada pelo nosso amigo Marcos e discutida com vários participantes do grupo.

A minha opinião com relação à foto foi de que era falsa. Eu já havia visto aquela foto em setembro de 2005 e dito na época que era falsa. Recordo até de mostrá-la ao Jesse e o mesmo também concordou ser falsa. O navio em questão é o Olympic adaptado para Titanic.

Vou dar as minhas conclusões:

1 – Vejam a parte do Deck A onde é fechado. Notaram com o zoom ou até mesmo sem zoom que tem uma coloração diferente do resto do deck.

2 – Olhem o espaçamento das janelas no Deck B. Chega a um ponto que se torna um borrão, em momento algum em outras fotos isto ocorre.

3 – Qual o motivo de esconder o tampão de madeira? Aquilo era fixo e não móvel.

4 – Dei falta de dois guindastes na popa. Observem nesta foto retirada do livro Titanic – The Ship Magnificent Volume 1, página 23. Pertence a Coleção particular de R.Terrell-Wright.



5 – Pelo ângulo da foto mostrada pelo Marcos, a mesma foi tirada no passadiço do porto. Acontece que naquela época não havia zoom ou como se dizia: “objetivas com diferentes distâncias focais”. Procurei em vários sites sobre câmeras e fotografias e descobri que somente na década de 20 é que ocorreu esta revolução.

6 – A assinatura de Millvina Dean é falsa. Localizei no Google vários postais com a assinatura da sobrevivente.

http://www.ljmtangibleassets.co.uk/web_images/titanic_-_millvina_dean__1_.jpg
http://www.rarepostcard.com/images/postcard1536.jpg
http://img.thepriceguide.com.au/87611.jpg

Estas foram as minhas conclusões. Que fique claro que não sou perito, não tenho programas para averiguar a falsidade da foto.

Finalmente, após muitas pesquisas, dois meses depois do nosso amigo Marcos ter criado o tópico, o nosso amigo Rodrigo Pilles localizou a foto original.






O blog de hoje é dedicado a todos que pesquisam a fundo a história do navio.

2 comentários:

Unknown disse...

fim de um misterio!
tbm fica uma galera dos sem o que fazer inventando montagens so pra confundir os historiadores

Rodrigo disse...

Ótimo post amigo, demorei muito à vê-lo, mas aqui estou... A foto gerou uma dúdida tão grande que quase virou discussão..kk, felizmente as provas mais significativas da falsidade da mesma foi vc quem nos mostrou, nada melhor que juntar o conhecimento de todos pra se verificar a veracidade das coisas... Estas discussões serevm pra aumentar ainda mais o interesse dos reais admiradores... Abraço amigo!!