terça-feira, novembro 22, 2016

CURIOSIDADES DE EVENTOS SIMULTÂNEOS NA HISTÓRIA


Com o passar dos séculos, décadas e anos, muitos eventos importantes para a História mundial ocorrem nas mais diversas áreas. Nascimentos de grandes líderes, suas mortes, invenções que mudaram o mundo, lançamentos de filmes, séries e produtos, além de outros fatores, acontecem em todo momento.

Devido a isso, nem nos damos conta de que certos acontecimentos de grande importância para a humanidade, para o bem ou para o mal, foram registrados no mesmo ano, no mesmo mês ou até no mesmo dia. Confira alguns casos desses eventos simultâneos na História.


Biscoitos Oreo e Titanic

Sabe o Oreo? Aquele biscoito recheado delicioso que é o maior sucesso no mundo inteiro e voltou a ser comercializado no Brasil recentemente? Então, ele foi inventado no mesmo ano em que o Titanic afundou. A guloseima começou a ser produzida, e registrada, em 14 de março de 1912. Nessa época, os biscoitos eram vendidos a 0,25 centavos de dólar o meio quilo.

Já o famoso navio de passageiros britânico, o Titanic, afundou na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg. Dos 2.224 passageiros e tripulação, acredita-se que 705 sobreviveram à tragédia.

Nota: O biscoito Oreo já havia sido comercializado no Brasil em 1995 até o início do ano 2000 em algumas regiões, mas foi retirado de circulação, pois a fábrica não achava as vendas satisfatórias.


Grandes perdas no dia 22 de novembro de 1963

O dia 22 de novembro de 1963 foi marcado por tragédias no mundo da política e da literatura com a perda de personalidades muito importantes dessas áreas. Foi nesse dia que o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi assassinado durante uma carreata em Dallas.

No mesmo dia, o escritor Aldous Huxley (autor de Admirável Mundo Novo e As Portas da Percepção) também faleceu, aos 69 anos, em Los Angeles.  Outra morte de uma personalidade importante que aconteceu nesse mesmo dia foi a do também escritor C.S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), em Oxford, em decorrência de insuficiência renal aos 65 anos.

A coincidência da morte desses três ícones de seu tempo serviu de inspiração para o livro O Diálogo – Um debate além da morte entre John F. Kennedy, C. S. Lewis e Aldous Huxley, de Peter Kreeft, onde eles discutem sobre religião, humanismo e cristianismo.


Guilhotina e Star Wars

Surpreendentemente, o último uso da guilhotina na França aconteceu no mesmo ano que o primeiro filme da saga Star Wars foi lançado. Algo até bastante recente, considerando essa forma tão antiga de execução.

Apesar de ter tido seu auge durante o século 18, a guilhotina continuou sendo o método oficial de execução na França até a pena de morte ser abolida em 1981. Mas os últimos condenados a essa forma de pena foram três assassinos: Christian Ranucci, executado em 28 de julho de 1976, Jérôme Carrein, executado em 23 de junho de 1977, e Hamida Djandoubi, em 10 de setembro de 1977.

Enquanto isso, no mundo do cinema, Star Wars foi lançado oficialmente pela 20th Century Fox no dia 25 de maio de 1977. As sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, foram lançadas em 1980 e 1983, respectivamente, dando origem a uma das trilogias mais famosas do universo cinematográfico.   


Grandes personalidades da História nascidas em 1929

Martin Luther King Jr. (líder ativista humanitário), nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia. Nesse mesmo ano, nascia também Anne Frank, no dia 12 de junho, em Frankfurt, Alemanha.

Para quem não conhece a história, Anne Frank foi uma adolescente alemã, de origem judaica, que foi vítima do Holocausto e morreu aos quinze anos de idade em um campo de concentração. No período de perseguição a sua família, ela mantinha um diário, que foi publicado após a sua morte e se tornou um dos livros mais importantes do século XX.



Nenhum comentário: