terça-feira, abril 02, 2013

HÁ 101 ANOS NO DIA 02/04/1912


Às 10:00 horas, do dia 2 de abril, puxado por rebocadores, o navio deixa a doca no rio Lagan e, por seus próprios meios, navega no lago de Belfast, que tem 20km de comprimento e entre 5 e 8km de largura. Ali começam a ser testados os equipamentos, a velocidade até 20 nós e manobras e paradas com reversão de motores.

Às 14:00 horas, o navio avança para o mar da Irlanda, à velocidade de 18 nós (33,3km/h), prosseguindo os exercícios, e em duas horas retoma a Belfast. O período de testes dura menos do que um dia. O supervisor do Board of Trade, Francis Carruthers, procede à inspeção do navio, e uma empresa londrina ajusta as bússolas para operações em mar aberto. É o dia da partida para Southampton. Encontram-se a bordo, além de outros 112 tripulantes, oito oficiais (Comodoro Edward Smith, Chefe dos Oficiais William Murdoch, 1º Oficial Charles Lightoller, 2º Oficial David Blair, 3º Oficial Herbert Pitman, 4º Oficial Joseph Boxhall, 5º Oficial Harold Lowe, 6º Oficial James Moody).

O presidente da Harland & Wolff, Lorde Pirrie, não comparece por motivo de saúde, está com pneumonia. Em seu lugar, embarca o engenheiro Andrews, acompanhado de oito técnicos do estaleiro, o chamado Guarantee Group, que deverá avaliar o desempenho do Titanic e sugerir alterações. O diretor de operações da White Star Line, Bruce Ismay, também não embarca, devido a compromissos familiares, e é substituído por outro executivo da empresa, Harold Sanderson.

Às 18:00 horas, o Titanic é puxado pelos rebocadores Herald (proa de bombordo), Haskinson e Herculaneum (costados de bombordo e estibordo), e Horbury (proa de estibordo), ao longo do rio Lagan e do lago de Belfast. Perto da cidade de Carrickfergus, na embocadura do lago, os rebocadores se afastam, e o navio, conduzido pelos timoneiros Alfred Nichols, e Albert Haines, e ainda sob inspeção, navega até o mar da Irlanda, retoma ao lago de Belfast e, parando, recebe de Carruthers o certificado: "Bom por um ano a partir de 2 de abril de 1912".

Às 20:00 horas, parte o Titanic para cobrir 917km até Southampton, principal terminal dos vapores da WSL desde 1907. Quem o comanda é o Capitão Charles Bartlett, Superintendente de Marinha da White Star Line.

domingo, março 31, 2013

NASCE UMA LENDA...

Vamos relembrar os fatos ocorridos com o navio da White Star Line, o RMS Titanic, afinal no mês de abril, homenageamos os 101 anos do naufrágio do maior navio do mundo até então construído em 1912.


Há exatamente 104 anos, no dia 31 de março de 1909, na carreira 3, nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, iniciava-se a construção do maior objeto móvel já construído pelo homem, um navio que o mundo jamais esqueceria - o RMS Titanic. Tendo o número 401 para a quilha, o número 390904 para o casco e o número de construção 131428, dava-se início a uma lenda, onde quase 4.000 operários dos 14.000 operários da H&W trabalhariam nessa lenda. O expediente era das 07h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, contando também as manhãs de sábado.



Vinte e quatro meses depois, no dia 31 de maio de 1911, assistido por milhares de convidados, o casco do RMS Titanic deslizava suavemente rumo ao seu elemento natural. Infelizmente durante o processo, morre um funcionário esmagado por uma tora de madeira que servia de suporte para o casco. Logo após o lançamento o casco é conduzido para acabamento no Thompson Dry Dock.


O trabalho de aparelhamento do Titanic é afetado por uma má notícia no dia 03 de fevereiro de 1912. O RMS Olympic comandado pelo Capitão Smith, bate num banco de areia, a 639 km de Terra Nova, e perde uma hélice. Para que seja feito o conserto, o Titanic é transferido para Thompson Graving Dock. Os dois navios são vistos e fotografados juntos pela última vez.



Exercícios com botes salva-vidas são realizados no dia 25 de março de 1912, movimentados pelos turcos para a posição de arriamento, arriados e içados. A tripulação da casa de máquinas já se encontra no navio. Quatro dias depois, 79 tripulantes são trazidos de Liverpool.


No dia 31 de março de 1912, o Royal Mail Steamship Titanic está quase finalizado, faltam apenas retoques nas cabines de passageiros. Possui as mesmas dimensões do Olympic, mas, com o acréscimo de cabines e algumas alterações estruturais, torna-se mais pesado e agora é o maior navio do mundo. Após entregar o comando do Olympic, chega a Belfast o Capitão Smith. O Titanic está pronto. Os teste marítimos são marcados para o dia 1º de abril de 1912. Fortes ventos ocasionam a transferência para o dia seguinte.

terça-feira, janeiro 01, 2013

FELIZ ANO NOVO TITÂNICOS


Os fogos anunciam a chegada de um ano novo!

É hora de refazer seus sonhos ainda não realizados e acreditar que irá concretizá-los. Soltar um olhar solidário e acalentador para os seus amigos e bocejar para os inimigos. Aprender com os erros do ano já ido e brindar o ano bem vindo com um sorriso. Correr ao encontro daquele amor ainda não perdido ou surpreender mais uma vez o amor já conquistado. 

Desejo a você meu amigo titânico um Feliz Ano Novo! Um novo ano repleto de luz, amor, saúde e prosperidade. 


Dedicado a um amor que foi e é muito especial em minha vida.



terça-feira, dezembro 25, 2012

FELIZ NATAL TITÂNICOS


Mais um Natal e um ano chega ao fim. É tempo de, mais uma vez, desejar ao próximo um Feliz Ano Novo.

É tempo de renovar a esperança, de procurar ouvir os sons dos pássaros nos bosques, de agradecer a Deus cada um dos raios de sol que Ele envia para nos iluminar.

É tempo de acreditar no futuro e na Paz, apesar de tantas imagens tristes que fomos obrigados a assistir no ano que passou.

Chegou à hora de acreditar num radiante amanhã! Chegou à época de fazer um balanço de tudo o que aconteceu de tudo o que nos acompanhou em 2012. Chegou o momento de lembrar das perspectivas que surgiram e, principalmente, das lições que pudemos aprender a partir de qualquer episódio que tenhamos presenciado. 

Certamente 2013 será melhor! Que as dificuldades passadas nos inspirem a caminhar com mais firmeza; que os problemas nos incentivem a procurar soluções e a lutar por bons ideais, sem nunca perder a ternura!

Que o amor prevaleça sobre todas as coisas e que as eventuais lágrimas expressem e reflitam apenas a alegria de viver e de poder brindar a cada momento de convívio, a cada momento de comunhão e solidariedade. 


O Blog Titanic Momentos deseja a todos um Feliz Natal!!!



quarta-feira, novembro 21, 2012

HMHS BRITANNIC - 96 ANOS DO SEU NAUFRÁGIO


O RMS Britannic foi o último dos três navios que a Harland and Wolff construiu para a White Star Line. A quilha foi construída antes da viagem inaugural do Titanic, mas a construção foi paralisada depois que o Titanic afundou. Antes da retomada da construção, vários mudanças foram feitas ao Britannic, inclusive um casco duplo e anteparas aprova d'água que alcançavam até o deck "B" - as antepara aprova d'água do Titanic só iam até o deck "E". Ele seria chamado de RMS Gigantic, mas foi mudado para Britannic logo após a catástrofe do Titanic.

Estas modificações fizeram do Britannic o maior tonelagem bruta, cerca de 48.158 toneladas. Como um navio hospital ele era aproximadamente 5% maior e provavelmente teria alcançado as 50.000 toneladas quando convertido a um transatlântico comercial. A White Star ficou obcecada com a segurança de seus navios depois do desastre do Titanic.

Ele foi lançado em 26 de fevereiro de 1914 e a White Star anunciou que ela faria a linha entre Southampton a Nova Iorque a partir da primavera de 1915. Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 13 de novembro de 1915 ele foi requisitado pelo almirantado e oficialmente foi completado como um navio hospital. Sua parte interna quase completadas foi convertida em dormitórios e quartos operacionais. Atracou em Liverpool no dia 12 de dezembro de 1915 debaixo de uma pesada escolta armada. Foi equipado para a função de navio hospital com 2.034 cabines e 1.035 camas para vítimas. Um pessoal médico de 52 oficiais, 101 enfermeiras, 336 ordenanças, e uma tripulação de 675 homens e mulheres. O navio estava sob o comando do Capitão Charles A. Bartlett.

O Britannic foi comissionado como HMHS "His Majesty's Hospital Ship", Navio Hospital da Vossa Majestade. Sua primeira viagem em 23 de dezembro de 1915, com destino a Moudros na ilha de Lemnos. Ele foi juntar-se ao Mauretania, Aquitania, e seu irmão, o Olympic, no "Serviço de Dardanelles". Juntos os cinco navios eram capazes de levar 17.000 doentes e feridos ou 33.000 soldados. Por causa de seus tamanhos, os cinco navios inclusive o Britannic tinham que ancorar em águas muito profundas e confiar em oito navios balsas menores para transportar os feridos e doentes das docas do front de batalha até eles.

O Natal foi celebrado no Britannic quando ele estava rumo ao porto de carvão de Nápoles, onde chegou dia 28 de dezembro, 1915. Uma vez abastecido, ele partiu dia 29 de dezembro com destino a Moudros, onde passou quatro dias vendo o começo do ano de 1916 e resgatando 3.300 feridos e pessoal militar doente.

O Britannic retornou a Southampton em 9 de janeiro de 1916 onde os pacientes que transportava foram transferidos a hospitais em Londres. Sua segunda viagem foi pequena. Teve que ir buscar feridos em Nápoles e retornou a Southampton dia 9 de fevereiro de 1916. A terceira viagem foi igualmente monótona como as anteriores. Passou quatro semanas como hospital flutuante na Ilha de Wight Cowes. Após isso o Britannic voltou a Belfast em 6 de junho de 1916 e foi devolvido a White Star Line. A Harland and Wolff começou a convertê-lo para um navio de linha mais uma vez, mas o trabalho foi detido quando o Almirantado solicitou-o novamente para serviços de guerra. Então ele voltou uma vez mais a Southampton em 28 de agosto de 1916.

O Britannic começou sua quarta viagem em 24 de setembro de 1916 com membros do Departamento de Ajuda Voluntária, a bordo. Estes membros do DAV seriam transportados a Mudros. Seguindo para abastecimento em Nápoles, o navio chegou a Mudros no dia 3 de outubro de 1916. O Britannic foi detido em Mudros enquanto os funcionários investigavam a possível causa de intoxicação gastrointestinal que tiverem algumas pessoas. O navio retornou a Southampton em 11 de outubro de 1916.

A quinta viagem teve novamente a escala Southampton, Nápoles e Mudros. No último dia dessa viagem o Britannic enfrentou mares revoltosos e tempestades. Após enfrentar as tormentas retornou finalmente a Southampton com mais de 3.000 feridos. O Aquitania sofreu sérios danos durante a tempestade e deve que atracar para reparos. Por causa disso Britannic foi convocado para sua sexta viagem depois de quatro dias ancorado.

O Britannic partiu de Southampton num domingo, dia 12 de novembro de 1916. O tempo estava tranqüilo. Ele não levava nenhum "passageiro". No dia 17 de novembro de 1916, chegou a Nápoles, para abastecer e partir no sábado, mas uma tempestade feroz atrasou sua partida.


Terça-feira, 21 de novembro de 1916, um dia perfeito. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Logo após as 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adernou e começou afundar muito depressa pela proa. O Capitão Bartlett experimentou encalhar o Britannic na Ilha de Kea, mas não teve sucesso. Em 55 minutos, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou. A explosão ocorreu aparentemente entre a 2ª e a 3ª antepara a prova d'água e a antepara 2 e 1 também foram danificadas. Ao mesmo tempo, começou a fazer água na sala de caldeiras 5 e 6. Este era asperamente o mesmo dano que levou seu irmão, o Titanic, a afundar.

O capitão Charles Bartlett foi o último a abandonar o navio e infelizmente 30 pessoas morreram na ocasião quando havia mais de 1100 a bordo. A maioria destas mortes ocorreu quando os hélices emergiram das águas e sugou alguns barcos salva-vidas. Os motores ainda estavam em funcionamento, pois na correria de tentar encalhar o navio e ao mesmo tempo tentar entrar nos botes, esqueceram de parar os motores.


Relação dos mortos no naufrágio do HMHS Britannic:

Arthur Binks / Arthur Dennis / Charles C. S. Garland
Charles J. D. Phillips / Frank Joseph Earley / G. Philps
George De Lara Honeycott / George James Bostock / George Sherrin
George William Godwin / George William King / Henry Freebury
Henry James Toogood / James Patrick Rice / John Cropper
John George McFeat / Joseph Brown / Leonard George
Leonard Smith / Percival W. E. White / Pownall Gillespie
Robert Charles Babey / Thomas A. Crawford / Thomas Francis Tully
Thomas Jones / Thomas Taylor McDonald / Walter Jenkins
William Sharpe / William Smith / William Stone


O Britannic está tombado de lado a apenas 350 pés (107m) de profundidade. Tão raso que a proa bateu no fundo antes dele afundar totalmente, e devido ao imenso peso do navio a proa se retorceu toda. Ele foi descoberto em 1976 em uma Exploração dirigida pelo oceanógrafo Jacques Cousteau. Ele está totalmente intacto exceto pelo buraco provocado pela explosão e pela proa curvada e retorcida.

É fácil distinguir o Britannic de seus irmãos, devido aos gigantescos turcos de barco salva-vidas, e também porque a maioria das fotografias suas mostram ele todo pintado de branco com uma faixa verde pintada no casco de proa a popa, separada apenas por 3 grandes cruzes vermelhas de cada lado, designando-o como um navio hospital. O HMHS Britannic nunca chegou a receber um centavo para transportar um passageiro.

O Britannic é hoje o maior transatlântico naufragado.


HMHS BRITANNIC

Início da Construção: 30 de novembro de 1911.
Lançamento do Casco: 26 de fevereiro de 1914.
Naufrágio: 21 de novembro de 1916.

quarta-feira, outubro 17, 2012

OBJETOS DO TITANIC A VENDA POR US$189 MILHÕES


Objetos recuperados do naufrágio do RMS TITANIC serão postos à venda por 189 milhões de dólares (R$ 383.292.000,00) pela empresa Premier Exhibitions, que detém os direitos sobre qualquer coisa tirada do malfadado transatlântico.

O navio naufragado, encontrado em 1985 pelo explorador Robert Ballard, já resultou em mais de 5.500 objetos recuperados para a Premier, que promoveu oito expedições aos destroços no fundo do Atlântico desde 1987.

Os itens incluem desde delicados pratos de porcelana e talheres de prata até um pedaço de 17 toneladas do esburacado casco do navio.

As ações da Premier Exhibitions tiveram alta de 18% nesta terça-feira, após a apresentação de um documento oficial no qual a empresa anuncia a intenção de vender os artefatos pela quantia de 189 milhões de dólares (R$ 383.292.000,00) a um grupo não identificado de indivíduos.

A empresa queria vender sua participação nos destroços do RMS TITANIC para se concentrar na realização de exposições itinerantes, mas um tribunal dos Estados Unidos decidiu no ano passado que qualquer venda deve permitir que a coleção seja mantida junta.





OBS: No dia 07/01/2012 nós postamos aqui uma matéria sobre a venda desses artefatos, que já estavam programados para o dia 11/04/2012. Provavelmente devido a algum processo judicial, a venda em abril não foi possível. Caso queira rever o post, basta clicar aqui


terça-feira, outubro 02, 2012

A MAQUETE MAIS DETALHADA DO TITANIC


Apesar da notícia ser antiga, já chegamos até a comentar no Orkut, na comunidade TITANIC - FATOS HISTÓRICOS, mas aqui no Blog nós ainda não havíamos postado, então vale a pena sonhar…

A primeira maquete do mundo do RMS TITANIC a ser construída a partir das plantas originais do navio foi revelada ao público em 2008, mas se quiser colocar as suas mãos nesta maquete, vai precisar desembolsar US$ 2.500.000,00. O deslumbrante modelo em escala de 1:48 é uma réplica exata do navio da White Star Line.

Feito em madeira, latão e fibra de vidro, o modelo levou sete anos para ser construído através das plantas originais, desenhos e medições do navio. Foi a primeira vez que as plantas do Titanic foram disponibilizadas pela Harland & Wolff, empresa que construiu o RMS TITANIC e que trabalhou lado a lado no projeto com os construtores de modelos da Fine Art Models.


A maquete tem mais de 18 metros de comprimento e possui um casco feito em fibra de vidro com revestimento em bronze, unidos por mais de 3.376.000 rebites. Cada antepara no navio é uma réplica autêntica das originais, e estão exatamente colocadas onde estavam ao longo dos 270 metros do navio original. O deck é todo feito a partir de madeira verdadeira, assim como o mobiliário do convés, feito nas proporções exatas. Todos os quartos do navio com janelas para o exterior são feitos precisamente à escala, incluindo a própria mobília e decoração interior de cada um. A iluminação a bordo do navio é tão complexa que exigiu a instalação de mais de 12km de cabos de fibra óptica. O modelo é apresentado em uma caixa de vidro e madeira entalhada à mão, por dois artesões e levou dois anos para ser construída. Os vidros laterais são peças únicas e foram feitos na Inglaterra, único lugar que poderia fazer vidros desta qualidade com esse tamanho.



Depois que receberam os planos originais do RMS TITANIC pela construtora de Belfast, Harland & Wolff, a Fine Art Models passou os próximos dois anos seguintes a concluir a pesquisa e o design para o modelo. Além disso, tiveram acesso a um dos livros de notações de Thomas Andrews detalhando todas as mudanças feitas a partir do navio irmão Olympic para o Titanic, com desenhos e medidas adicionais.

O desenvolvimento do projeto começou em 1995 e o primeiro modelo em escala 1:192 só ficou pronto em 1998. O Titanic em escala 1:48 foi completado em 2002, sete anos para ficar pronto. Demorou mais para ficar pronto do que o Titanic original.



Um porta-voz da Fine Art Models, com sede no Michigan, EUA, disse: "Nunca tinha sido construído um modelo desta escala do Titanic. Além disso, os planos originais do Titanic nunca foram repassados a ninguém. Propusemos não só construir um modelo definitivo do Titanic como uma edição limitada, mas que também fosse a maior, em escala 1:48 do Titanic, com a intenção de construir o melhor e mais detalhado modelo de um navio. Quando a Harland & Wolff percebeu que tínhamos capacidade para fazer tudo o que dissemos que faríamos, eles concordaram em trabalhar conosco lado a lado para realizar esta missão.”.

O modelo foi apresentado pela National Geographic no Explorer's Hall em Washington, D.C. e viajou para museus e eventos de caridade nos Estados Unidos. Mais recentemente foi apresentado na National Geographic, mais uma vez, para o Centenário do Naufrágio do RMS TITANIC.




Observações:
Inicialmente o modelo RMS Titanic na escala 1:48 estava à venda na Pucci Manuli por US$2.500.000. E o site ainda avisava “Not For Small Children” (não recomendado para crianças pequenas). Mais informações no site Pucci Manuli.

Já o modelo menor do RMS Titanic na escala 1:192 com 1,40 metros de comprimento, edição limitada de apenas uma unidade custando US$18.500,00 foi vendido em 2012 na comemoração do Centenário do naufrágio. Mais informações no site da Fine Art Models.


Fonte:  MailOnline.




sábado, setembro 15, 2012

TITANIC MOMENTOS - 7 ANOS


Mais um ano se passou e novamente estamos aqui para comemorar 7 anos da existência do Blog Titanic Momentos.

Durante todos esses anos, muitas coisas aconteceram na vida de cada visitante que aqui esteve, inclusive na minha vida também. Alguns deixaram de visitar e em outros surgiram idéias de como deixar viva a história deste navio. O mundo gira e as pessoas se renovam.

Agradeço a todos pela atenção e dedicação ao Blog Titanic Momentos.

Aos meus oficiais, amigos e visitantes, um grande abraço.




quinta-feira, agosto 16, 2012

RELÓGIO DE BOLSO EM EXIBIÇÃO


John Chapman, 37 anos, viajava a bordo do RMS TITANIC em busca de uma nova vida nos Estados Unidos com sua esposa Sara Elizabeth Chapman, 29 anos. A Sra. Chapman foi oferecido um lugar em um bote salva-vidas, mas depois de ouvir que o seu marido não tinha permissão para se juntar a ela, ela disse: "Eu não vou entrar também".

O casal embarcou em Southampton na segunda classe com o bilhete número 29.034 ao custo de £ 26, comprado na White Star através do agente de viagens George & Co. de Liskeard, Cornwall. 

Quando a Sra. Chapman foi colocada no bote salva-vidas nº 4, percebeu que tinha de ir sozinha, virou-se para a sua amiga Emily Richards e disse: "Adeus Sra. Richards, se o John não pode ir, eu também não irei". O casal afogou-se minutos depois, quando centenas de pessoas se atiraram ao mar. O relógio de bolso do Sr. Chapman parou precisamente às 01h45min do dia 15 de abril de 1912. O corpo de Sr. Chapman, juntamente com o relógio de bolso, foram posteriormente recuperados, embora o corpo da sua esposa nunca foi encontrado.

O relógio de bolso ficou em exposição pela primeira vez, em Fevereiro de 2009, na nova galeria Titanic Honour and Glory no National Maritime Museum, em Falmouth, Cornwall.

O diretor do Museu, Jonathan Griffin disse: "Titanic é uma história com muitas outras histórias diferentes - talvez o maior desastre marítimo, mas que tem histórias pessoais emocionantes".

A história de Sr. Chapman foi usada mais tarde como inspiração para dois personagens recém-casados no filme Titanic "A Night To Remember" de 1958.

Com residência em St. Neot, Cornwall, eles estavam de partida para Wisconsin, depois de um ano de casamento esta viagem seria como se fosse à lua de mel.


William Sargent, sobrinho neto do Sr. Chapman, disse que a Elizabeth Chapman foi dada a chance de sobreviver por causa do protocolo de "mulheres e crianças primeiro", mas ela recusou. Ele disse: "O relógio de bolso foi enviado de volta junto com outros objetos pessoais, uma vez que o corpo foi encontrado, e agora tem sido passado de geração em geração como uma relíquia preciosa. O meu pai tornou-se o herdeiro após a morte do seu tio no Titanic. O meu pai nunca gostou do mar e sempre disse que sentia raiva. Acho que qualquer um que soubesse que seu tio e tia faleceram no famoso navio, pensaria assim".

John Chapman já tinha emigrado para o Canadá em 1906, antes de se casar com a sua namorada Sarah Elizabeth Lawry no ano de 1911 em Boxing Day, Liskeard, Cornwall. Eles resolveram ir para a América para estarem perto do irmão de Elizabeth e tinham planos de comprar uma fazenda e começarem uma família juntos.


Fonte: The Telegraph



quinta-feira, julho 12, 2012

TITANIC II A TODO VAPOR


Após a comemoração do Centenário do Naufrágio do RMS TITANIC (1912-2012), Clive Palmer, bilionário australiano e presidente da Blue Star Line, revelou planos para desenvolver uma réplica do transatlântico, com viagem inaugural prevista para 2016, como homenagem as pessoas heróicas que trabalharam no navio, assim como seus passageiros a bordo. (clique aqui para rever post no blog)

O projeto a cada dia ganha mais impulso, ainda mais com o recente anúncio de que a empresa finlandesa Deltamarin Ltd., uma empresa de engenharia naval, foi contratada para ajudar com a construção do novo navio. A empresa irá rever o projeto para garantir que o navio é compatível em nível de construção, segurança e regulamentos atuais de navegação. O trabalho prestado pela Deltamarin Ltd. permitirá ao estaleiro chinês CSC Jinling Shipyard iniciar a construção ainda este ano.

Clive Palmer afirmou que “mais de 20.000 pessoas se cadastraram no site Blue Star Line (curiosidade: a empresa do RMS TITANIC de 1912 era White Star Line) expressando interesse em receber as nossas atualizações regulares ou solicitando informações sobre como anteciparem já as suas reservas para a viagem inaugural do TITANIC II”. 



segunda-feira, junho 25, 2012

TITANIC NA IMPRENSA PORTUGUESA EM 1912


Com o Centenário do Naufrágio do RMS TITANIC, a Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibilizou em formato digital no site Hemeroteca Digital os artigos das revistas e jornais da época de notícias que foram publicadas em Portugal, sobre o navio e o seu naufrágio e o impacto que a tragédia causou.

Abaixo o link de cada reportagem em arquivo PDF:

Leviatão e a sua gruta - Artigo da revista Serões, n.º 72, de Junho de 1911, pp. 447-451, sobre as companhias de construção de navios transatlânticos.

Navio que se afunda - Breve notícia publicada no jornal A Capital: diário republicano da noite, logo no dia 15 de Abril de 1912.

O naufrágio do Titanic - Notícia publicada no jornal A Capital: diário republicano da noite, na edição do dia 16 de Abril de 1912. Já é divulgado estimativas parciais de vítimas do naufrágio.

O naufrágio do Titanic - Notícia publicada no jornal A Capital: diário republicano da noite, na edição do dia 17 de Abril de 1912. Aumenta o número oficial de vítimas do naufrágio.

Naufrágio do Titanic - Artigo da revista Illustração Portugueza, n.º 323, de 29 de Abril de 1912, p. 560.

O naufrágio do transatlântico Titanic - Artigo da revista O Occidente, n.º 1200, de 30 de Abril de 1912, pp. 89-93.

A catastrophe do Titanic - Artigo da revista Brasil-Portugal, n.º 319, de 1 de Maio de 1912, p. 448.

Titanic: A belleza trágica de uma catastrophe horrível - Artigo da revista Brasil-Portugal, n.º 322, de 16 de Junho de 1912, p. 531.

Titanic - Artigo da revista Brasil-Portugal, n.º 324, de 16 de Julho de 1912, pp. 563-566.

Diário da Câmara dos Deputados, 92.ª sessão, de 17 de Abril de 1912 - Proposta de Simas Machado, de voto de sentimento pelas vítimas do naufrágio.

Diário do Senado, 70.ª sessão, de 17 de Abril de 1912 - Proposta de Bernardino Machado, de voto de sentimento pelas vítimas do naufrágio.

O maior navio do mundo - Artigo da revista O Occidente, n.º 1248, de 30 de Agosto de 1913, pp. 266-267, sobre a construção do navio Imperator, que evoca o acidente do Titanic. 

A foto acima deste artigo é talvez a mais próxima da data do naufrágio tirada em Lisboa (Chiado) na Semana Santa que em 1912 aconteceu do dia 31 de Março (Domingo de Ramos) a 7 de Abril (Domingo de Páscoa) precisamente uma semana antes da tragédia.


segunda-feira, junho 04, 2012

TITANIC: CINCO MITOS QUE SOBREVIVEM HÁ 100 ANOS


Foi por volta de 11h45min da noite do dia 14 de abril de 1912, que o navio RMS TITANIC colidiu com um iceberg e causou uma das maiores fatalidades navais de toda a História. Apesar do filme Titanic de James Cameron, lançado em 1997, ter alcançado imenso sucesso, ele não foi o primeiro a homenagear o navio transatlântico.

E o que poucas pessoas sabem é que muitos dos relatos mostrados nos filmes não condizem com a realidade vivida pelos tripulantes e passageiros do navio. Confira agora quais são os cinco maiores mitos que o cinema ajudou a divulgar, mas que podem ser apenas histórias fantasiosas criadas para aumentar a atmosfera mitológica do Titanic.


1) NEM DEUS PODE AFUNDAR O TITANIC
Apesar de essa frase ser muitas vezes repetida para mostrar que os grandes nomes da White Star Line (a empresa responsável pelo navio) e o comandante da embarcação estavam superestimando o poder do Titanic e que, claramente, haviam se enganado, ela pode não ser real. Pelo menos é o que afirma Richard Howells, especialista do Kings College de Londres.


Ele afirma que esse mito pode ter sido introduzido no imaginário popular após o acidente. Segundo o pesquisador, a White Star Line nunca disse que o navio era invulnerável. Há também relatos de que havia muito menos publicidade em torno do Titanic do que se imagina, pois o grande nome da construção naval na época era o Olympic, o navio-irmão do Titanic criado pela mesma empresa e responsável pelo mesmo trajeto em anos anteriores.

2) A ÚLTIMA MÚSICA
Em diversos filmes sobre o Titanic, o grupo de música é mostrado tocando o hino cristão “Nearer, My God, To Thee (Mais perto, meu Deus, para Ti)”. Até hoje não se sabe se era realmente essa a canção que os instrumentistas do transatlântico estavam tocando no momento do naufrágio. Pode-se dizer que a origem do mito tenha sido o Jornal Daily Mirror (da Inglaterra), que afirmou que eles estavam tocando a canção enquanto o barco afundava em uma tentativa de romantizar o acontecimento.


Em 1958, o filme “A Night to Remember” mostrou o naufrágio do Titanic ocorrendo com a já mencionada canção (você pode ver o vídeo acima deste parágrafo). James Cameron achou a sincronia entre música e imagens perfeita e decidiu utilizar à mesma idéia em seu filme (o vídeo abaixo mostra a versão de Cameron).


Há duas diferenças básicas nas versões: a de 1958 mostra os músicos cantando até o momento em que a água começa a arrastá-los; enquanto na de 1997, eles tocam uma versão instrumental de “Nearer, My God, To Thee”, que é interrompida quando um dos violinistas diz: “Senhores, foi um privilégio tocar com vocês esta noite”.

3) O CAPITÃO SMITH NÃO FOI UM HERÓI
Todos os filmes mostram o capitão Smith como um verdadeiro herói no naufrágio. Há, inclusive, histórias de que após o afundamento completo do Titanic, ele podia ser visto nadando com uma criança nos braços para salvá-la da morte. Segundo o site da BBC, várias estátuas erguidas em sua homenagem na Inglaterra.


Mas ao que dizem alguns especialistas sobre o naufrágio, todo o heroísmo e esforços para salvar os passageiros pode não ter sido tão real assim. Nos primeiros minutos após o acidente, botes de salvamento com espaço para 65 pessoas abandonaram o navio com menos de 30 pessoas e não retornaram para salvar outras vítimas.


Paul Lounden-Brown, da Sociedade Histórica Titanic, diz que o único culpado pelo acidente é o Capitão e nenhuma outra pessoa da cabine de comando pode ser responsabilizada. Uma de suas decisões mais equivocadas foi não ter avisado a todos os passageiros que havia acontecido um acidente.

O pesquisador afirma que a ordem de abandonar o navio nunca foi dada. Por isso, é muito provável que centenas de pessoas tenham morrido sem nem ao menos ficarem sabendo que havia acontecido um acidente. John Graves (do Museu Marítimo Nacional, em Londres) diz que Smith pode ter entrado em choque por não possuir um plano de evacuação, por isso não conseguiu tomar qualquer decisão importante.

4) J. BRUCE ISMAY: O EMPRESÁRIO VILÃO
Filmes sobre o naufrágio costumam mostrar J. Bruce Ismay – o presidente da White Star Line – como um homem covarde que abandonou o Titanic no primeiro bote salva-vidas a ser lançado no mar. A origem do mito pode ter sido outro acidente com navios da White Star, quando o próprio Ismay recusou-se a cooperar com William Randolph Hearst, um grande magnata da imprensa norte-americana.


Depois do acidente com o Titanic, Hearst pode ter se aproveitado para acusar Ismay como forma de vingança. Muitos dos jornais ligados ao magnata o chamavam de J. Brute Ismay (um trocadilho com seu nome, o acusando de ser um animal irracional), o que contribuiu bastante para que a imagem de covarde fosse proliferada.

Os especialistas consultados pela BBC afirmam que há vários relatos de sobreviventes que foram ajudados por Ismay, antes que ele pudesse colocar-se nos botes para salvar sua vida. Mesmo assim, a imprensa continuou acusando o presidente da White Star Line. Em 1913, ele se afastou da companhia, falido.

5) A TERCEIRA CLASSE FOI ABANDONADA PARA A MORTE
Nos filmes que mostram o naufrágio do transatlântico, a terceira classe é mostrada de maneira completamente separada das outras – e isso fica mais claro na versão de James Cameron, em que há destaque para personagens de lá. Os portões de separação realmente existiam, não para evitar que eles pudessem entrar nos botes, mas para o cumprimento de normas sanitárias dos Estados Unidos.

Como no navio havia muitos imigrantes que queria tentar uma nova vida na América, o Titanic teria que parar em Ellis Island para que houvesse uma inspeção sanitária e burocrática dos passageiros (que vinham de países como China, Holanda, Itália, Armênia, Rússia, Escandinávia e Síria). E para evitar que qualquer doença fosse transmitida às demais pessoas, havia a separação – respeitando normas dos Estados Unidos.


A terceira classe possuía seus próprios botes salva-vidas, mas para chegar até eles seria necessário percorrer uma série de corredores que mais se pareciam com labirintos. Por isso, muitos acabaram morrendo afogados dentro do navio. Também há várias evidências de que, ao chegar ao local onde deveriam estar os botes, muitos deles já haviam sido levados para o mar.

Nas conclusões finais do inquérito sobre o naufrágio, foi constatado que “não houve evidências de que houve alguma tentativa de deixar, deliberadamente, os passageiros da terceira classe morrerem“. Vale lembrar que a maior parte das mortes ocorreu entre passageiros da terceira classe e tripulação: de 1.616 pessoas, apenas 394 se salvaram.

Fonte: BBC.




OBS: O Blog Titanic Momentos discorda de algumas informações com relação os mitos apresentados acima pelo site de notícias BBC.



segunda-feira, maio 21, 2012

100 ANOS DE HISTÓRIA - NEM DEUS AFUNDA O TITANIC



Nos dias 11 e 12 de abril de 2012, o canal Tonpik Gastón Dapik no YouTube, publicou dois vídeos com informações do naufrágio e em comemoração aos 100 anos do desastre. A reportagem foi feita pela Rede Globo.



segunda-feira, maio 07, 2012

EVENTO ASTRONÔMICO AJUDOU NO NAUFRÁGIO DO TITANIC


Quem conhece a tragédia do RMS Titanic, sabe como o navio afundou: a embarcação bateu em um enorme iceberg e lentamente submergiu, matando grande parte da tripulação e passageiros. Mas um estudo recente pode reescrever a história ao apontar outro culpado para o acidente: a Lua.

De acordo com alguns astrônomos, o iceberg só estava lá por causa da proximidade entre a Terra e nosso satélite natural naquele período – a maior nos últimos 1.400 anos. O evento raríssimo teria criado tsunamis em alto-mar que movimentaram um exército de icebergs posicionados bem longe da costa, mas que foram pegos por outra corrente marítima e acabaram no meio da rota do navio. Icebergs muitas vezes “encalham” em torno das costas da Terra Nova e Labrador (foto).


Normalmente, esses blocos de gelo costumam ficar inertes, a não ser que comecem a descongelar ou recebam uma grande força, como uma onda gigante. Segundo o Daily Mail, a culpa maior ainda é do capitão e oficiais do navio, que colocaram a embarcação em alta velocidade mesmo em uma região conhecida pela presença de alguns icebergs, o evento lunar apenas teria deixado o local ainda mais congestionado e perigoso.


A coincidência entre as datas do evento (04/01/1912) e do naufrágio (15/04/1912) é a grande aposta dos cientistas da Texas State University para explicar a tragédia, que já foi retratada inúmeras vezes em peças teatro, cinema e televisão.

terça-feira, maio 01, 2012

TITANIC II CRUZARÁ O ATLÂNTICO EM 2016

 
Clive Palmer, um dos homens mais ricos da Austrália, revelou os planos de criar uma versão do século XXI do lendário navio Titanic. A embarcação será construída na China e a primeira viagem está prevista para ocorrer entre Inglaterra e Nova York em 2016. O bilionário do setor da mineração, disse ter encomendado à estatal chinesa CSC Jinling Shipyard a construção do Titanic II com as dimensões exatas de seu famoso predecessor.

“Será tão luxuoso quanto o Titanic original, mas é claro que contará com tecnologia de ponta do século XXI e os mais avançados sistemas de segurança e navegação. O Titanic II navegará no hemisfério norte e sua viagem de estréia, da Inglaterra a Nova York, está prevista para o fim de 2016. Nós convidamos a Marinha chinesa para escoltar o Titanic II em sua viagem inaugural até Nova York”, afirmou Clive Palmer em um comunicado à imprensa em entrevista coletiva em Brisbane.

O anúncio ocorre semanas depois do centenário de afundamento do Titanic, que foi a pique em 15 de abril de 1912 após colidir contra um iceberg em sua viagem inaugural, entre Southampton e Nova York.

Clive Palmer afirmou que sua própria companhia de navegação, a Blue Star Line, ficará a cargo do navio, que terá as mesmas dimensões de seu antecessor, com 840 quartos e nove decks. A única diferença entre o original e o Titanic II será o motor a diesel que substituirá o de carvão do primeiro modelo.

“O novo navio será uma homenagem ao espírito dos homens e mulheres que trabalharam no cruzeiro original. Essas pessoas fizeram um trabalho que ainda causam admiração mais de cem anos depois e nós queremos que este espírito continue vivo por mais cem anos”, afirmou Clive Palmer.