sexta-feira, junho 15, 2007

RECORDES DE VELOCIDADE 02


Recordes de velocidade na travessia do Atlântico. A relação abaixo, segue na ordem de ano, nome do vapor, companhia a qual pertencia e a velocidade recorde.

Antes da criação da Fita Azul em 1860
Direção: Leste-Oeste

1838 - Vapor Sirius - British & American - 8,03 nós
1838 - Vapor Great Western - Great Western Steamship - 9,52 nós
1841 - Vapor Columbia - Cunard Line - 9,78 nós
1843 - Vapor Great Western - Great Western Steamship - 10,03 nós
1845 - Vapor Cambria - Cunard Line - 10,71 nós
1848 - Vapor America - Cunard Line - 11,71 nós
1848 - Vapor Europa - Cunard Line - 11,79 nós
1850 - Vapor Asia - Cunard Line - 12,25 nós
1850 - Vapor Pacific - Collins Line - 12,46 nós
1851 - Vapor Baltic - Collins Line - 13,04 nós
1856 - Vapor Persia - Cunard Line - 13,11 nós

Após criação da Fita Azul até 1912
Direção: Leste-Oeste


1863 - Vapor Scotia - Cunard Line - 14,46 nós
1872 - Vapor Adriatic - White Star Line - 14,53 nós
1872 - Vapor Germanic - White Star Line - 14,65 nós
1875 - Vapor City of Berlin - Inrnan Line - 15,21 nós
1876 - Vapor Britannic - White Star Line – 15,43 nós
1877 - Vapor Germanic - White Star Line - 15,76 nós
1882 - Vapor Alaska - Guion Line - 17,05 nós
1884 - Vapor Oregon - Guion Line - 18,56 nós
1885 - Vapor Etruria - Cunard Line - 18,73 nós
1887 - Vapor Umbria - Cunard Line - 19,22 nós
1888 - Vapor Etruria - Cunard Line - 19,56 nós
1889 - Vapor City of Paris - Inman & International - 20,01 nós
1891 - Vapor Majestic - White Star Line - 20,10 nós
1891 - Vapor Teutonic - White Star Line - 20,35 nós
1892 - Vapor City of Paris - Inman & International - 20,70 nós
1893 - Vapor Campania - Cunard Line - 21,44 nós
1894 - Vapor Lucania - Cunard Line - 21,81 nós
1898 - Vapor Kaiser Wilhelm - Norddeutscher Lloyd – 22,29 nós
1900 - Vapor Deutschland - Hamburg-Amerika Linie - 23,06 nós
1902 - Vapor Kronprinz Wilhelm - Norddeutscher Lloyd - 23,09 nós
1903 - Vapor Deutschland - Hamburg-Amerika Linie - 23,15 nós
1907 - Vapor Lusitania - Cunard Line - 25,65 nós
1909 - Vapor Mauretania - Cunard Line - 26,06 nós

Fonte:
O Crepúsculo da Arrogância - RMS Titanic - Minuto a Minuto
Sergio Faraco - Páginas 147, 148, 149 - L&PM Editores.

Foto: Navio a vapor Scotia. Primeiro navio a bater o recorde em 1863, após a criação da Fita Azul, em ambas as direções.

3 comentários:

Anônimo disse...

interessante essa lista
vou comprar o livro parece ser bom
abçs capitão
vlw

Anônimo disse...

aeeeeeeee

gostei da trilha sonora D+

Aleeeeee q massa essa relação

abçs

;]

Mário Monteiro disse...

bom comparar os 7,31 nós para os mais de 26 nós do mauritania em menos de 100 anos olha a rapidez da coisa!!! parabéns