domingo, abril 20, 2008

MISTÉRIOS SOBRE O CAPITÃO SMITH

Muitas histórias se contaram sobre o fim do Comandante Smith. Um sobrevivente disse que ele se suicidara com um tiro na cabeça antes do navio ir ao fundo, outro disse que o viu na ponte de comando antes do fim, mas alguém que passou por lá pouco depois diz não ter visto ninguém na ponte, teve também quem dissesse que ele retirou um bebé das águas o colocou em um bote e se afastou, outros que o viram perto do bote virado B mas que nem sequer tentou subir para cima, apenas disse: "Bons rapazes. Amigos." e se afastou. Por último houve quem dissesse que ele sobreviveu. O jornal New York Times, de domingo, 21 de Julho de 1912, assim o relatava.

Segundo um comandante de Baltimore de nome Peter Pryal, um dos mais velhos homens da Marinha de Baltimore na época e bem conhecido no meio, que chegou a viajar com o comandante Smith, quando Smith era o comandante do navio Majestic, começou um depoimento ao dizer que viu e falou com o capitão Smith nas Ruas de St. Paul em Baltimore no dia anterior, sábado 20 de Julho de 1912. Ele declarou que se aproximou do capitão e perguntou-lhe: "Capitão Smith, como está?" Entretanto, e de acordo com Pryal o homem respondeu-lhe: "Muito bem, Pryal, mas por favor não me atrase, estou ocupado." Pryal disse que seguiu o homem, que o viu comprar um bilhete que seria de destino a Washington, e assim que ele passou o portão da estação de trem, ele olhou para trás, reconheceu Pryal e acrescentou: "Continue sendo um bom comandante de navios, até uma próxima."

Segundo o Capitão Pryal: "Não há qualquer possibilidade de ter se enganado. Conheço o capitão Smith muito bem. Reconheceria-o mesmo sem a sua barba. Acredito seriamente que ele se salvou e que de alguma forma misteriosa chegou a este país. Estou disposto a jurar pelo meu depoimento. Muitas pessoas talvez pensem que estou louco, mas contei ao Dr. Warfield sobre o ocorrido e ele irá confirmar a minha sanidade." Nessa mesma noite o Dr. Warfield confirmou a sanidade perfeita do seu paciente.

O capitão Pryal manteve-se na ativa e continuou a ser membro permanente da igreja local. Agradecimentos: Mário Silva.

Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Smith

Encyclopedia Titanica

http://www.encyclopedia-titanica.org/captain-smith-alive.html

6 comentários:

jessekupfer disse...

haha...
comandante fujao... vai saber
ele nem era tao bom assim vivia batendo bateu um monte de navio

Mário disse...

eu amo essa foto me lembra a historia que eu escrevi sobre o menino do titanic *.* obrigado pelos creditos

JNK1718 disse...

Nossa, essa é uma das histórias do Titanic que mais me deixa curioso pra saber mais. Aliás esse navio produziu centenas de mitos e suposições fantásticas.
DEMAIS essa foto, concordo com você oficial Mario.
Abraços capitão :D

Milward disse...

Gente, eu nunca havia ouvido sobre esses casos (do tiro e que o comandante Pryal havia o visto)!Hehehe. Que doido, sabe que tudo nesse mundo é doido, não duvidaria muito, afinal, o Capitão Alencar poderia com um disco voador ter tirado o Smith de lá. =p

Alexandre disse...

ô Alencar...

Cara, tô aqui há mais de 1h30 lendo seu blog..rsrs. Faço parte lá da comunidade RMS Titanic no orkut, e aqui tem cada post mais interessante que o outro. Sensacional...
De onde vc tira isso tudo?

Bom, agora qto ao caso do Smith, essa última fala dele "Continue sendo um bom comandante de navios, até uma próxima." é bem interessante... Com certeza o Pryal deve ter visto um fantasma...rsrs Isso não o qualificaria como louco.

Mais uma vez PARABÉNS pelo tão valioso acervo

Anônimo disse...

Logico q o capitão smith morreu afee tem gente q ainda tem essa duvida era praticaumente o dv dele