sexta-feira, agosto 22, 2008

ARTEFATOS DO TITANIC EM AQUÁRIO

O salão iluminado parece ser apenas mais um armazém cheio de caixotes e prateleiras empoeiradas, mas no interior deste prédio há o equivalente a cerca de US$ 200 milhões em tesouros do naufrágio mais famoso da história.

A coleção de peças contém praticamente tudo que já foi recuperado do RMS Titanic. Quando a porcelana fina, os sapatos mineralizados pela água salgada e a partitura manchada pela água do mar não estão em exibição pelo mundo, eles têm um lar permanente em Atlanta, no quartel-general da Premier Exhibitions, que é a guardiã dos artefatos.

Cerca de 190 peças da coleção do Titanic serão exibidas no Georgia Aquarium a partir desta sexta-feira, 22, a primeira mostra do material em um aquário. Representantes da Premier esperam que a tática ajude a dar vida nova à mostra, que já tem 14 anos, e ajude os visitantes a entender melhor o papel que o oceano teve na história do navio. E o aquário espera que a exibição inédita atraia mais visitantes.

A coleção Titanic ajudou a desvendar o mistério por trás do que já foi o maior navio de passageiros do mundo, e que acabou se tornando o túmulo aquático de 1.517 pessoas.

Na "sala de papel" do armazém, há partituras, notas de dinheiro e revistas que apresentam marcas de água e alguns rasgos, mas poucos outros sinais de que estiveram submersas por décadas. O local do naufrágio do Titanic foi descoberto originalmente em 1985 pelo oceanógrafo Robert Ballard. Dois anos mais tarde, uma subsidiária da Premier, RMS Titanic Inc., iniciou a primeira de sete missões de resgate para coletar artefatos do naufrágio. Mais viagens ainda deverão ocorrer no futuro.

5 comentários:

Anônimo disse...

interessante, será caro????
foto massa de la =)

Mário Monteiro disse...

não sabia essa dos sapatos cristalizados eu queria ver esses sapatos...

Anônimo disse...

bonita construção ^^
:( pena ser longe pra visitar

abçssss capitão o/

Anônimo disse...

o.O D+++++
vamu juntar a galera e partir rumo a atlanta pra conhecer as peças recuperadas ^^
abç Alê \o/

Unknown disse...

Gente alguma coisa daquele filme Titanic dessas inúmeras versões que fazem, algo la é realmente verdadeiro além do naufrágio?
A historia da Rose.. ou eu acho que eu to viajando..