quarta-feira, setembro 10, 2008

CINEMATECA VEJA - PARTE IX


Devido aos pedidos, estamos colocando partes do livro que acompanha o DVD do filme Titanic na promoção da “Cinemateca Veja”, que começou dia 30/08/2008.

EFEITOS VISUAIS – VIRADA TECNOLÓGICA

A primeira tomada panorâmica do Titanic, na qual Jack grita "Eu sou o rei do mundo!", ficou conhecida nos bastidores da produção como a cena de 1 milhão de dólares por ter sido integralmente gerada por computador: os personagens, o mar, os pássaros e até os golfinhos são digitais. Somente com novas câmeras e efeitos especiais, visuais e sonoros, Titanic consumiu cerca de 30 milhões de dólares.

Retratar de maneira fiel o personagem principal do filme, o Titanic, dá uma boa idéia da grandiosidade e da dificuldade do desafio de Cameron. Foram construídas uma metade do navio e três partes separadas dele: a popa (frente), a proa e meia-nau (parte do meio), cada uma com 6 metros, ou seja, nenhuma tomada do transatlântico inteiro que se vê na tela é real, todas foram elaboradas digitalmente.

Para complementar as imagens e realizar as grandiosas seqüências do filme, foram produzidas centenas de efeitos especiais pela empresa Digital Domain. A maior parte deles criada pela primeira vez especialmente para Titanic. O trabalho, nunca antes feito com tantos elementos, consistia na digitalização das imagens de cenas gravadas no cenário, cenas gravadas com maquetes em várias escalas, cenas dos personagens, das miniaturas e na combinação de todas elas para gerar efeitos de qualidade e precisão inéditos.

Na primeira seqüência em que o Titanic aparece inteiro na tela, filmado numa longa panorâmica das partes superior e lateral do navio, foram necessárias tomadas reais de um navio do mesmo tamanho para orientar o movimento das câmeras ao filmar a maquete do Titanic, construída em escala 20 vezes menor.

As imagens foram tratadas digitalmente para dar a idéia de continuidade, sendo adicionados os personagens, o oceano e a fumaça das chaminés, o conhecido efeito motion capture foi aperfeiçoado para Titanic pela equipe da Digital Domain. Ele é obtido com as imagens de personagens filmados em movimento contra um fundo neutro (antes o efeito era possível, porém com personagens parados), com pontos de luz sobre todo o corpo, que depois são aplicados e manipulados na imagem final. Em Titanic, havia dezenas de pessoas adicionadas digitalmente em diversas tomadas do navio.

As filmagens de Titanic começaram a bordo do navio Keldish, nas águas próximas a Halifax, no litoral do Canadá, perto do local dos escombros do transatlântico. O Keldish é um navio de pesquisa russo, equipado com duas embarcações submarinas capazes de se movimentar em águas profundas. A bordo do Keldish, alugado especialmente para a empreitada de James Cameron, foi montada uma unidade de produção para filmar algumas das cenas iniciais de Titanic e permitir captar imagens dos escombros do navio. O diretor mandou fazer uma maquete dos escombros para ensaiar as tomadas que deveriam ser realizadas nos mergulhos. Foram necessários 12 mergulhos, que duravam em torno de 16 horas cada um. A 4 000 metros de profundidade, a pressão é capaz de transformar as lentes de uma câmera numa tampinha de refrigerante. Por isso, com a ajuda do irmão Mike, Cameron criou um equipamento especial: uma câmera de 35 mm foi modificada para ser acoplada a uma caixa de titânio e a um sistema de iluminação capaz de operar nas condições adversas de alta pressão e escuridão absoluta. Além disso, foi montada uma câmera-robô, operada por controle remoto, para realmente entrar na embarcação e explorar seu interior. As imagens inéditas serviram de referência para a construção das maquetes do Titanic e para a direção de arte do filme.


Observação:
São personagens fictícios desse filme:
Jack Dawson, Fabrizio de Rossi, Helga Dahl, Rose Dewitt Bukater, Rose Calvert (velha), Ruth DeWitt Bukater, Cal Hockley, Spicer Lovejoy, Trudy Bolt, Tommy Ryan, Cora Cartwell, Bert Cartwell e os amigos Olaf e Sven.

3 comentários:

Mário Monteiro disse...

"Foram construídas uma metade do navio e três partes separadas dele: a popa (frente)," a revista veja não sabe que popa é a parte de trás do navio rsrsr

Anônimo disse...

1 MILHAO NUMA PEQUENA SEQUENCIA AJA MONEY

Anônimo disse...

qual o nome da musica????????????