quarta-feira, abril 21, 2010

ÚNICO FOLHETO VAI A LEILÃO


Foi a leilão no último sábado, dia 17 de abril, na Inglaterra, um raríssimo material de propaganda do transatlântico Titanic, impresso em 1911. Do tamanho de um cartão postal, o livreto traz imagens da beleza e opulência do navio que afundou ao bater em um iceberg no Atlântico Norte em 1912, deixando mais de 1.500 pessoas mortas. Estima-se que o exemplar alcance cerca de R$ 50 mil.

O livreto foi produzido quando o Titanic e seu irmão gêmeo, o Olympic, estavam sendo fabricados nos estaleiros Harland & Wolff, na Irlanda. Os navios tinham 45 mil toneladas cada um, os maiores da época, e a dona das embarcações, a White Star Line, mandou imprimir centenas daqueles livretos para distribuir aos seus ricos clientes que pudessem estar interessados na viagem inaugural dos navios.

As imagens mostram os móveis, salões, e demais dependências do Titanic, repletas de materiais nobres, além de uma curiosa vista para o mar a partir de uma das janelas da embarcação. E o texto promete aos afortunados que pudessem comprar uma passagem que eles participarão de algo que "estará no topo da lista das grandes conquistas do século 20".

Não eram feitas menções aos preços das passagens no livreto. A idéia era que a publicação coincidisse com o lançamento dos navios e com as reservas feitas pelos clientes que a companhia estava prospectando para os eventos.

Apenas um exemplar da publicação é conhecido hoje. Ele esteve em uma coleção particular por muitos anos e agora será vendido pela casa de leilões Henry Aldridge and Son, especializada na memória do Titanic e White Star Line, em Wiltshire, Inglaterra.

( Fonte: Terra Economia )

Nenhum comentário: