quarta-feira, setembro 01, 2010

NOVA EXPEDIÇÃO AO TITANIC


Uma expedição organizada para avaliar os destroços do Titanic captou as primeiras imagens do famoso navio naufragado. Mas a missão foi temporariamente suspensa ontem devido às fortes ondas e ventos trazidos pelo furacão Danielle.

A equipe de cientistas usou um par de robôs para obter milhares de fotografias e horas de vídeo dos restos do navio, que se encontra a quatro quilômetros sob a superfície do mar. As imagens de alta resolução incluem a proa do navio, mostrando balaustrada e âncoras.

A expedição partiu de Newfoundland, no Canadá em direção ao local no Atlântico onde o transatlântico chocou-se com um iceberg e afundou em 1912. Mais de 1.500 passageiros e tripulação morreram naquela que foi a viagem inaugural do navio.

Cientistas estão usando tecnologia de imagem e equipamentos de sonar que nunca havia sido usados nos destroços do Titanic. Um dos objetivos é obter um inventório completo dos artefatos do navio. A expedição é uma parceria entre a empresa RMS Titanic, que tem direitos exclusivos sobre os destroços, e o Instituto Oceanográfico Woods Hole, nos EUA.

O objetivo da missão não é coletar artefatos, mas deve sondar uma área de três por cinco quilômetros onde centenas de milhares de artefatos permanecem espalhados. Segundo a equipe responsável pela expedição, os trabalhos voltarão ao normal daqui a alguns dias.

Desde a descoberta dos restos do transatlântico em 1985 pelo oceanógrafo Robert Ballard e sua equipe internacional, a maior parte das expedições ao local tinham como meta apenas fotografar o navio ou coletar artefatos, como porcelanas finas, calçados e peças de navio.

O diretor do filme "Titanic", James Cameron, também liderou equipes para registrar a proa e a popa do transatlântico, que foram separadas durante o naufrágio e agora se encontram separadas por 530 metros.

A última expedição do RMS Titanic ao local do naufrágio ocorreu em 2004.

Nenhum comentário: