terça-feira, novembro 23, 2010

CHAPLIN NO RMS OLYMPIC


Sir Charles Spencer Chaplin Jr. ( 16 de Abril de 1889 - 25 de Dezembro de 1977 ), mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.

Além de atuar, Chaplin dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente compôs a trilha sonora de seus próprios filmes, tornando-se uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Chaplin foi fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade.

Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como “Charlot”, na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, como “Carlitos” ou também “O Vagabundo” no Brasil, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa. ( Bigode-de-broxa é um tipo de bigode, raspado nas bordas, com exceção de três a cinco centímetros acima do centro do lábio. Os lados do bigode são verticais, em vez de cônicos )

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.

Em 1921, Charlie Chaplin faz sua primeira viagem de volta para sua terra natal, Londres. Na ocasião ele embarcou no RMS Olympic na rota New York - Southampton. A atração nesta viagem não era o luxo e glamour do RMS Olympic, mas sim o astro do momento, Charlie Chaplin. Vocês poderão observam no vídeo, Chaplin sendo adorado por todos do navio, desde as crianças da Primeira Classe até os empregados da companhia.




A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do filme A Countess from Hong Kong, e mais rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972. Por volta de 1977, ele já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em conseqüência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977 em Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça, e foi enterrado no cemitério comunal.


No dia 1 de março de 1978, seu corpo foi roubado da sepultura por um pequeno grupo de mecânicos suíços, na tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados, o corpo foi recuperado onze semanas depois, perto do Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-sur-Vevey, mas desta vez a família mandou fazer um tampão de concreto de 6 pés ( 1,80 metros ) de espessura protegendo o caixão do cineasta, para evitar novos problemas. No mesmo cemitério, há uma estátua de Chaplin em sua homenagem.

2 comentários:

Unknown disse...

a historia de chaplin é linda.

Rodrigo disse...

Eu adorei poder ver Chaplin à bordo do Olympic, pois traz uma visão mais próxima e viva deste navio sem igual.. Sem falar que os dois são mitos, sendo Chaplin a própria história do cinema... Fantástico!