sexta-feira, janeiro 21, 2011

PRIMEIRO O ICEBERG, AGORA AS BACTÉRIAS


De acordo com um site de notícias do Reino Unido, os destroços do RMS Titanic estão sendo devorados por bactérias e já não pode ser mais salvo. Os cientistas dizem que as bactérias corroem a ferrugem e o ferro tão rápido que o grande navio de 50.000 toneladas, poderá decompor-se completamente dentro de 15 a 20 anos. Conseqüentemente, os cientistas acreditam que os destroços - que se dividem em duas seções separadas - será nada mais que uma enorme mancha de ferrugem no fundo do mar no prazo de 20 anos.

A bactéria foi descoberta em pedaços de ferrugem conhecidos como "rusticles" recolhidos dos destroços por uma equipe de cientistas em 1991. O resultado é o estudo de duas décadas de pesquisas sobre os micro-organismos encontrados. Tal descoberta foi realizada pela Dra. Henrietta Mann e o Dr. Kaur Bhavleen da Universidade de Dalhousie, em Halifax, Nova Escócia, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Sevilha, Espanha. Dra. Mann e a sua equipe publicaram suas descobertas na última edição do International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology.


"O Titanic já dura há 100 anos, em breve não haverá mais nada, apenas uma mancha de ferrugem no fundo do Atlântico. Este é um tipo de bactéria que gosta particularmente de comer ferro. A natureza é muito inteligente e tudo o que vai restar do Titanic será apenas recordações.", disse a Dra. Henrietta Mann.

Ed Coghlan, presidente da Titanic Historical Society na Irlanda, disse: "Esta pesquisa apoia o que os mergulhadores que foram até o local do naufrágio disseram ter visto, que o navio está caindo aos pedaços. Felizmente, ele foi fotografado exaustivamente e há vídeos maravilhosos para nos mostrar o que se via no fundo do oceano. No futuro, as pessoas podem pensar que é uma pena que não se tenha feito mais para preservá-lo, mas a realidade é que, para preservá-lo custaria uma fortuna e provavelmente seria quase impossível. Pode ser que, como a estrutura do naufrágio vai desaparecer, mais o seu interior se torne acessível. Podemos ser capazes de aprender ainda mais sobre o Titanic, uma vez que objetos como os sacos de correio, por exemplo, poderão se tornar visíveis. O Titanic é uma história muito humana e será fascinante ver o que acontece com os destroços, nos próximos anos. Não se sabe ainda se esta nova espécie de bactéria agora descoberta já estava presente no RMS Titanic antes ou depois do seu naufrágio ou se é uma causa-efeito única dos destroços em particular.”

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/

16 comentários:

Unknown disse...

ainda bem que tirarão muitas fotos e fizerão muitos videos, tem bastante material para eternizar o titanic.

Daniel JR disse...

ja q o navio vai transformar em pó poderiam resgatar mais uma parte do casco para colocar no museu
este blog sempre com assuntos legais e interessantes, parabens ao criador

Unknown disse...

nada eh pra sempre ainda bem que tem muitas fotos e videos, temos tbm mais 20 anos para idolatrar o titanic (:

Paula disse...

Fiquei triste ao saber disso :(

Rodrigo disse...

Como não sou o tipo "delirante" titânico não recebo esta notícia com tanto pesar, pois qualquer um de nós sabemos que a natureza leva pra si e transforma tudo o que um dia lhe fora tirado... Sejamos práticos: que este processo biológico seja aproveitado como grande fonte de estudo e entendimento, que os espólios soltos sejam resgatados e devidamente respeitados e preservados e que haja sobretudo respeito à este local, pois é um memorial à pessoas de "carne e osso" que passaram ali seus últimos momentos de vida...

Unknown disse...

Finalmente o Titanic terá seu descanso eterno :)

Lucas Rubio disse...

que triste! mas é a vida, tudo vem, passa e se vai... vamos lá fotografar mais ainda e deixar o navio cada vez mais em nossos corações!

Anônimo disse...

maldita bacteria
vai destrui o titanic depois vai morre de fome

quem manda quere acaba logo com ele

Anônimo disse...

maldita bacteria
vai destrui o titanic depois vai morre de fome

quem manda quere acaba logo com ele

Dara Luiza disse...

pois eh agora sim estamos vendo o q e a ganancia pelo luxo.nao quiseram colocar mais botes salva-vidas para ficar mais luxuoso.a tristeza de milhares de pessoas morrerem aconteceu...que agora o navio descanse em paz!!!!!

Unknown disse...

Isso e mentira! O dr. Matheus dono da positivo informatica em 2020 vai tenta tira o titanic de la vai gastar mais de 2 millhoes e ele vai reconstrui outro chamado titanic, titan e titanian em homenagem a esses navios e ele disse que vai afundar o titanic de propozito no mesmo local

Anônimo disse...

bakterias malditas mas o titanic estara nos coracoes de quem gostava do grade navio

paulo disse...

do grande navi que fes seu dever mas todos temque parabenisa o capita quarda i etc titanic dascanse em pas

Anônimo disse...

o navil levava uma pesoa muito inportante para min mas ela jacifoi comjeladas com as 1.500 pesoas no filme amostra o policial levanta ela i seu bebe poriso eu amo o titanique porque ele deichol ela felis

Anônimo disse...

saudades eternass do titanic ja que essa bacteria vai corroer todo ele

Rodrigo disse...

Olha eu não sou "ninguém" pra falar isso, mais acho que deveriam tentar conseguir tira-lo dali, sei que ele ta muito acabado, mais tentava reculperar o máximo dele, deixar uma boa parte dele reconhecível, por ele em um museu quem sabe, bem que alguém com ajuda de alguma empresa muito poderosa poderia criar uma máquina para tira-lo dalí com mais cuidado possível. ninguém aqui quer ver o titanic se deteriorar por completo, eu mesmo não queria, queria que ainda existesse por um bom tempo a imagem dele real no mundo, isso é muito emocionte *---*