sábado, fevereiro 05, 2011

EXPOSIÇÃO TITANIC NO BRASIL


Quase um século depois de afundar ao colidir com um iceberg do Atlântico Norte, o navio Titanic finalmente aporta no Brasil. Objetos da embarcação e histórias de vida dos cerca de 1.500 passageiros mortos na tragédia compõem "Titanic: A Exposição", que abre em Porto Alegre no próximo dia 17 de março.

A intenção dos organizadores é que Curitiba e Brasília também recebam a exposição ainda neste ano. A exposição que conta com 243 objetos resgatados do fundo do mar por mergulhadores, é dividida em oito partes: Construção, A Partida, A Vida a Bordo, Sala das Caldeiras, Iceberg, O Resgate, Recuperação e Memorial.

Considerado o ponto alto da exposição, o trajeto inclui uma réplica de 3,5 metros de um iceberg real, que pode ser tocado pelos visitantes e ajuda a baixar a temperatura das salas ao redor, reproduzido o clima enfrentado pelos passageiros do navio. O enorme bloco de gelo, segundo os organizadores da mostra, foi modelado a partir de um esboço traçado pelo próprio vigia do Titanic.

Logo que chegam à exposição, os visitantes recebem um cartão de embarque com o nome de uma das vítimas do naufrágio. Ao final do percurso, na galeria Memorial, será possível saber mais informações sobre aquela pessoa específica e das milhares de outras que morreram a bordo do Titanic.

A tragédia com o Titanic - transatlântico britânico que chegou a ser considerado "inafundável" quando construído no início do século passado - começou na noite de 14 de abril de 1912. A embarcação fazia sua viagem inaugural, de Southampton, na Inglaterra, a Nova York, com 2.228 pessoas a bordo, quando chocou-se contra um iceberg no Atlântico Norte.

O navio afundou na madrugada do dia 15, deixando um saldo de 1.523 mortos e 705 sobreviventes. Os destroços do navio permaneceram no fundo do mar por 73 anos, até que as primeiras expedições começassem a recuperar peças e objetos perdidos.

"Titanic: A Exposição - Objetos Reais, Histórias Reais"
Local: Barra Shopping Sul - Av. Diário de Notícias, 300 - Cristal - Porto Alegre/RS
A partir de 17 de março ( abertura para convidados em 16 de março )

19 comentários:

Lucas Rubio disse...

EBAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!finalmente no Brasil, mas eu do RJ !!! =]
=[

Rodrigo disse...

EU NÃO ACREDITO!! Meus Deus! Até quem enfim um presente emocionante para nós Titanicos brasileiros!! Mal posso esperar pra ir à esta exposição! Tomara que venha à Curitiba, pois estarei lá com toda certeza!!

Leonardo disse...

Aaaaah nãão,nao tou conseguindo acreditar nisso...eu nunca imaginei que essa exposição chegasse um dia ao Brasil...mas o que me decepciona que nem passara por são paulo / campinas
me contetarei com os videos feitos pelo pessoal ://

porcelanas e ceramicas finas disse...

eu quero ir .voces não vão?

Unknown disse...

:((((
sempre sonhei com essa exposição aqui mas agora vejo que nao terei condiçoes de ir, como disse o leonardo terei de me contentar com os videos :((((

Unknown disse...

muito obrigada Alencar, adorei saber, com certeza eu irei, será um sonho!!!! voce sabe me dizer quando vai ser feita a exposição em Curitiba? eu pretendo ir nessa!!! e o valor qual será?? fico aguardando resposta
bjoos!!!

Mário Monteiro disse...

parabéns amigo, voce vai entender a sensação que eu tive quando fui nessa exposição em 2009.

Luiz R disse...

Cara o mais perto da minha casa e POA
600 KM
vo faze uma santa trovaçao aqui em casa pra me levarem

Unknown disse...

alencar qual o seu e-mail? ou msn?? voce pode me passar, queria muito conversar com voce sobre o TITANIC, e esclarecer algumas duvidas que eu tenho!!!ficarei aguardando! obrigada!!!

Bernardo. disse...

Concerteza irei nesta exposição.

Rinaldo do Nascimento- SP disse...

Protesto em nome de todas pessoas apaixonados pelo Titanic, absurdo essa exposição não passar pela cidade de São Paulo, peço que alterem essa programação.

SONIAJAM disse...

Concordo com Ricardo... estou de coração partido por ela não passar por aqui...os paulistanos merecem afinal, quando o filme passou as maiores bilheerias nacionais foram em Sampa..

Anônimo disse...

Eu queria muito ver essa exposição!! mas não vem a São Paulo isso é muito triste!! :(

Anônimo disse...

Gente, por que só Porto Alegre??? Cadê São Paulo? Estou indignada, deveriam ser no mínimo umas 3 capitais no Brasil, todos merecem ver. Absurdooooo

Anônimo disse...

ridículo não vir para a met´ropole São Paulo e nem para o RJ ... afff

Anônimo disse...

queria tanto viajar no maior navio do mundo, mas não queria que ela afundasse não ;D...

Anônimo disse...

Vocês já sabem se eles virão para São Paulo??
Eu mandei um email mas eles nunca mais falaram nada sobre vir!

Rafael Mereb disse...

Sou de Goiãnia, fui até Brasilia só pra ver a exposição! Valeu muiiito a pena! Nunca imaginei ver de perto objetos do titanic...

TATY LOWE disse...

INfelizmente não vem ne pra cidades do interior, qto menos pra SP. Mesmo que viesse, não daria para eu ir, perdi. Quem sabe na próxima...?