domingo, fevereiro 13, 2011

SS NOMADIC A TODO VAPOR


O SS Nomadic último navio existente da White Star Line que foi usado no transporte de passageiros para o RMS Titanic acaba de receber um financiamento com um contrato de 2 milhões de libras pelo Departamento de Desenvolvimento Social para realização de obras de restauração na superestrutura do navio de quase 100 anos. O projeto de recuperação terá início imediatamente e está programado para ser concluído até o final de julho deste ano.

De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Social Alex Attwood: “a concessão do presente contrato de 2 milhões de libras vai ajudar a restaurar e reformar o Nomadic e a prepara-lo para o centenário do naufrágio do RMS Titanic”.

Alex Attwood ainda acrescenta: "O Nomadic desempenhou um papel importante na história do Titanic. Estamos ansiosos para o próximo capítulo, que irá vê-lo assumir um papel de atração principal no centro das festividades do centenário. Este é outro grande marco na renovação em curso da irmã-nau do Titanic".

Chris Lyttle da East Belfast Alliance MLA, comemorou a notícia e disse: "Esta é uma notícia brilhante, um significado histórico de enorme sucesso com este contrato. É muito gratificante constatar que a ligação entre o navio e o estaleiro foi restaurada. Este não é apenas um impulso à indústria do turismo, elemento da nossa economia, mas também um grande impulso econômico para a Harland and Wolff."

Denis Rooney, presidente da Nomadic Charitable Trust disse: “O contrato de recuperação da superestrutura e da estrutura metálica irá garantir que o navio vai estar pronto para as comemorações e o cronograma do programa de restauração terá início imediatamente após este contrato seja concluído”.

Howard Keery, Diretor do Corpo Especial de Programas da UE, disse: “Este é um projeto extremamente interessante, que contribuirá para a regeneração de uma parte histórica da cidade”. A adjudicação deste contrato com a Harland & Wolff também confirma que a indústria de engenharia e manufatura na região continua forte e competitiva.

Em 2012, SS Nomadic será um lugar de destaque nas comemorações do centenário do naufrágio do RMS Titanic em Belfast e de acordo com o diretor executivo da NITB Alan Clarke: “Ele vai ajudar a manter um elo vital para a história da cidade. A história do Nomadic, do Titanic Quater e do patrimônio marítimo da Irlanda do Norte que é muito vasta e é uma parte muito importante da nossa história e cultura. Uma história que é de grande interesse para os nossos visitantes e, portanto, de grande valor para a Irlanda do Norte para atrair turistas e no posicionamento do nosso país como um destino imperdível”.

9 comentários:

Daniel JR disse...

isso sim é uma boa noticia saber da recuperação do nomadic. esperamos ve-lo navegando a todo vapor pelos 7 mares (:

Unknown disse...

Agora o pequeno irmaozinho do Titanic vive por mais 100 anos apos essa reforma geral. Otima noticia capitão.

Unknown disse...

esse ano vamos ter a exposição do titanic no brasil
ja imaginaram se em 2012 o nomadic faz uma visita aqui tbm *__*

Paula disse...

Tomara que deixem ele igualzinho com as mesmas caracteristicas de 1912.
Parabens!!!!! Seu blog sobre o titanic é muito bom.

Anônimo disse...

Aqui em Brasília vai acontecer uma exposição do Titanic em março.

Lucas Rubio disse...

Que legal! A H & W voltando a trabalhar...

Leonardo disse...

Acho que todos nós Titanicos,ja aguardavamos essa restauração do SS Nomadic até o centenário do naúfragio...quem sabe futuramente,nao podemos ver-lo de perto? (:

Anônimo disse...

É ótimo saber que o Normandic poderá homenagear o seu "irmãozão" no centenário.E também é muito bom,pois ele é um navio único:
- serviu ao Titanic e ao Olympic
- é quase centenário
- último navio existente da WSL
- além de fazer parte da história mundial só por ter participado da história do titanic (assim como o carpathia)
Também é uma embarcação muito bonita
Dica:em algumas imagens do normandic com o titanic,
dá a impressão de que ele admirava o titanic mesmo sendo um navio

Anônimo disse...

É, pelo menos ele não vai ter o mesmo fim que o Olympic (ser sucateado e morrer ser glória)