sábado, março 05, 2011

OBJETOS DO TITANIC – PARTE I


Durante sete expedições de pesquisa e recuperação realizadas entre 1987 e 2004, o RMS Titanic Inc., (RMST) recuperou mais de 5.500 artefatos. Durante o verão de 2010, o RMS Titanic Inc., completou o Expedition Titanic, a sua oitava e mais ambiciosa missão para o local do naufrágio do Titanic. Esses artefatos variam desde uma parte maciça do casco do navio de 15 toneladas em exposição no Luxor, em Las Vegas, até uma louça de criança medindo apenas meia polegada de diâmetro. O RMS Titanic Inc., mantém um extenso arquivo digital desses artefatos recuperados e conservados, bem como dados fotográficos do local do naufrágio.

O RMS Titanic, Inc., foi criado com o único propósito de explorar o naufrágio do RMS Titanic. O objetivo do RMS Titanic Inc., é a obtenção de dados oceanográficos e científicos, onde em seguida esses dados são usados para recuperar os artefatos para verificação histórica, educação científica e divulgação para o público. É nosso objetivo preservar a memória do Titanic, e aqueles que navegaram com ele, honrando a memória e preservando a importância histórica do Navio.

No verão passado (2010), RMS Titanic, Inc., reuniu os líderes das comunidades científicas, oceanográficas e históricas, em uma iniciativa monumental de documentar o local do naufrágio inteiro em imagens 2D e 3D de alta definição e vídeo. As imagens iniciais e os dados coletados superaram as expectativas de todos.

A importância de recuperar e conservar os artefatos retirados do local do naufrágio do Titanic é porque o fundo do oceano é um ambiente hostil. Com o tempo, objetos feitos pelo homem serão consumidos por bactérias, desgastados por sedimentos, e corroídos pelo sal e ácidos. Até o próprio navio está sendo lentamente destruídos por microrganismos que comem o ferro; e um dia desaparecerá no fundo do oceano. Os artefatos que não são recuperados a partir do local do naufrágio eventualmente serão perdidos.

O RMS Titanic Inc., está empenhado em recuperar, conservar e expor os artefatos a partir do local do naufrágio do Titanic para ajudar a preservar a memória física do navio e as pessoas que pereceram no desastre. Esses esforços permitiram pessoas em todo o mundo a terem a oportunidade de verem objetos tridimensionais, que testemunharam o naufrágio, dando novas perspectivas sobre a dimensão humana da tragédia.

5 comentários:

Daniel JR disse...

estou curioso para ler a parte 2, queria ver essa parte do casco de 15ton.

Unknown disse...

Ainda bem que existe a RMS Titanic, Inc. para cuidar dos interesses do Titanic.
Aguardando ancioso a parte 2. :)

Lucas Rubio disse...

Legal, é isso aí devem guardar as lembranças do Titanic para sempre...

Anônimo disse...

Titanic é uma cápsula do tempo que mantém um elo de ligação entre os chamados anos dourados do rescém nascido Século 20 e os dias atuais. Deixá-lo ser destruído aos poucos pelo mar, como defendem alguns, seria desfazer de vez esse elo com um passado magnífico cujos costumes e modos de vida já não existem nem mais na memória dos poucos remanescentes que sobraram. A meu ver, a exemplo do Livro Resgatem o Titanic, o navio deveria ser içado e preservado para sempre.

Ivan Ribeiro disse...

dizem que agora esta R$ 20.00 REAIS??

TA DIZENDO QUE ESTA PELA METADE DO PREÇO? ERA 40,00 E AGORA E 20,00 E VERDADE??