segunda-feira, março 28, 2011

SERÁ O VIOLINO DE HARTLEY?


Após 99 anos, será que o violino tocado pelo chefe da banda do RMS Titanic enquanto o navio afundava lentamente foi finalmente encontrado?

Wallace Hartley e os seus sete músicos tornaram-se uma parte importante da história do RMS Titanic quando tocaram heroicamente no convés dos botes.

Segundo relatos, o violino de Wallace Hartley foi encontrado junto ao seu peito, quando o seu corpo foi resgatado no Atlântico. Quando o seu corpo foi repatriado para o Reino Unido, para ser feito o funeral, a sua noiva, Maria Robinson, não o encontro entre os pertences. Desde então ninguém sabia o paradeiro do violino, o que alimentava ainda mais a mente dos historiadores e caçadores de tesouros.

Agora, depois de 99 anos, sem que se esperasse, o violino parece ter sido encontrado. O objeto encontra-se em fase de testes na casa de leilões Henry Aldridge and Son. Um porta-voz da casa de leilões disse: “Estamos ainda a elaborar uma série de testes de autenticidade.”

Mas os especialistas não têm dúvidas de que é mesmo o violino de Wallace Hartley, e desejam levá-lo numa nova turnê mundial antes de colocá-lo à venda em 2012, o ano do centenário do naufrágio. É provável que alcance lances acima de 1 milhão de euros.

Autor Steve Turner, que descobriu fotos do violino, disse: “Além da proa do navio, este artefato, suscetível à venda, deve ser o mais simbólico do RMS Titanic. Todo mundo em questão jurou segredo. Outros admitiram, em particular, que o violino existe e que as fotos que eu vi eram genuínas. A casa de leilões não fornece nenhuma informação até que um anúncio sobre a venda seja feito.”


Fonte: News Mirror


5 comentários:

Unknown disse...

Ótima reportagem capitão. Se ficar comprovado que é mesmo o original quero ver quem será o magnata que vai comprar (:

Leonardo disse...

Nuss se realmente for comprovado que esse foi o mesmo violino tocado por Wallace na noite do naúfragio...será o item mais precioso realmente...

Unknown disse...

U-N-B-E-L-I-E-V-E-B-L-E!

Unknown disse...

que achado historico!!!!!!!!
tomara que seje o verdadeiro de 1912

Anônimo disse...

Tomara que seja o verdadeiro!
Seria o achado do seculo!!
Queria ter grana pra comprar...