quinta-feira, janeiro 05, 2006

O LANÇAMENTO

VALE A PENA LER DE NOVO
-
Em ritmo de férias, o Titanic Momentos vai relembrar algumas histórias.
-
A 31 de maio de 1911, uma grande multidão juntou-se nos estaleiros Harland & Wolff, em Belfast, para assistir ao lançamento do casco do Titanic, o mais moderno dos navios construídos para a companhia de navegação White Star Line. Com um comprimento de cerca de 260 m, era então o maior "objeto móvel" já construído pelo homem.
A mais avançada tecnologia foi aplicada para o Titanic poder atingir alta velocidade sem comprometer os níveis de comodidade oferecidos pela companhia. As máquinas, acionadas a vapor, eram as maiores construídas até então, com 28 caldeiras, cada uma medindo 6,1 m de comprimento e 4,8 m de diâmetro e com três caldeiras no extremo. Essas caldeiras geravam uma pressão de 15 kg/cm2, consumindo 728 toneladas de carvão a cada 24 horas.
O vapor produzido acionava as turbinas Parsons que desenvolviam 51.000 HP e impulsionavam o navio a uma velocidade de 21 nós (cerca de 40 km/h). A White Star Line insistiu particularmente na insubmergibilidade do Titanic, dado que o casco era dotado de um duplo fundo celular de 1,83m de profundidade, que se estendia por todo o comprimento do navio. Entre a proa e a popa havia 16 compartimentos estanques separados por 15 anteparas, que se estendiam acima da linha de flutuação. Sobre a entrada dos compartimentos colocaram-se portas de guilhotina. Em caso de perigo, um interruptor, acionado a partir da ponte, poderia fechar as anteparas para evitar que a água invadisse os compartimentos.
Mesmo com quatro deles inundados, o Titanic poderia flutuar, mas, na noite de 14 de abril de 1912, a colisão com um iceberg provocou a ruptura dos cinco primeiros compartimentos da proa.
As seguradoras do Titanic, convencidas da insubmergibilidade do navio, reduziram drasticamente as apólices. Esta poupança foi bem recebida pela White Star Line, que, por outro lado, não poupou gastos com o equipamento para o navio, cuja conclusão atingiu um custo de 1,5 milhões de libras esterlinas (um operário de estaleiro dessa época recebia um salário de 2 libras esterlinas por semana).

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alencar...Me perdoe pela demora...Meu PC tava com um probleminha...

Desejo de todo Coração que vc tenha um excelente ano, repleto de realizações...

Muito obrigada pelas frequentes visitas...

BEIJOs

Excelente post...

Anônimo disse...

Esse lançamento ficou na história, não sei onde vi ou ouvi que morreu alguém nesse lançamento...