quarta-feira, março 08, 2006

DIA DA MULHER

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
-
-
Uma Homenagem a todas as mulheres mães, sonhadoras, aventureiras, guerreiras a bordo do RMS Titanic e a todas as mulheres do nosso tempo e convívio.

15 comentários:

Fernanda disse...

nossa amiguinho valeu pelo carinho, ñ sabia direito dessa historia.
beijos

Patrícia disse...

Oiee!!!
Td bem?
Brigadah pelo carinho!
show a foto!
o flog tah show
bjux

Cinthia disse...

Alencar você é um amor, obrigada pela linda homenagem.
Brava mulheres essas da fábrica.

Um super beijo.

P.S.: Gostei de ver o blog de sua paixão, rsrsrs.

Carmen disse...

Lê, obrigado pelo carinho
;)
bjs

Jussara disse...

que linduuuuuuuuuuuuuuu
beijinhos

Paula disse...

Linda msg...é issu ai,mulheres são guerreiras msm, e axo q na épok do Titanic elas eram taum bravas damas qto hj ou talvez mais, porém saum misteriosas; como dix Glória Stuart em Titanic, "o coração de uma mulher é como o fundo de um oceano...cheio de mistérios", é é por isso que as mulheres e o Titanic são encantadores.
Brigada pelo carinhu...bjux

Flávia disse...

arrebentou Paula,
eh issu msm gatinhu, linda msg
bjs

marlon disse...

legal a homenagem principalmente as mulheres q estavam no titanic como margate brown q foi muito justa naquele dia e as mulheres q cederam lugar a seus filhos ou q ficaram até o fim, fazendo carinho e contando histórias para q eles naum ficassem com medo!!!

Anônimo disse...

Pô kara legal

Cristiane Oliveira disse...

Olá Alencar,
muito obrigada pelo carinho e por ter lembrado dessa data tão linda, rsrsrsrs.

Nossa, vai gostar assim de Titanic!!!!!

Beijos.

Alexandre disse...

mandou bem kara.
olha a mulherada em alta comparecendu.
huahuahuahuahuahu
[ ]

lorenna disse...

Oi...
MEU AMIGO...VC COMO SEMPRE ME SURPREENDENDO...
VOCÊ É UMA PESSOA ILUMINADA...
MUITO OBRIGADA PELO CARINHO A NÓS MULHERES...
E MUITO BONITA SUA HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES...
PRINCIPALMENTE AS TECELÃS, A QUEM DEVEMOS O COMEÇO DA NOSSA VITÓRIA...
MORRERAM POR UM FUTURO MELHOR...
PARABÉNS DE CORAÇÃO...
OBRIGADA PELAS AGRADÁVEIS VISITAS...
BEIJOS

Ângela disse...

A Lorenna ( acima ) disse tudo.

Beijos.

Anônimo disse...

Maravilhosa sua homenagem às mulheres; Parabéns!!!
Vindo de você não poderia ser diferente, né?

Beijos

Silvania

Diego disse...

Oi!

desculpa nao ter comentado antes!

Bom...

muito interessante a historia, nao sabia... hehe otima a homenagem!

tchau ateh!