domingo, março 12, 2006

A DINASTIA ASTOR

O fundador da riquíssima dinastia Astor era um pobre camponês que imigrou para os Estados Unidos em 1783. A sua fortuna surgiu do comércio de casacos de pele, mas o verdadeiro sucesso foi obtido graças á sua paixão pela terra.
-
Em conversa com um advogado, teve um grande impacto ao saber que mais de 50.000 acres de terra de Putman County, em Nova York, na realidade não pertenciam aos camponeses que ali viviam e que haviam comprado do governo. De fato, anos antes, essas terras tinham sido outorgadas em aluguel durante a vida ao conservador Roger Morris, de quem a cidade de Nova York confiscou posteriormente. Segundo o advogado, o problema legal de todo o trâmite era a ilegalidade do procedimento adotado, porque juridicamente não era possível confiscar um aluguel. John Jacob Astor (foto), não se limitou a ouvir, mas passou imediatamente às vias de fato. Viajou para a Inglaterra, onde viviam os herdeiros de Roger Morris, e deles comprou os direitos.
-
De volta a Nova York, notificou as 770 famílias de que deveriam desocupar os terrenos, pois as posses eram ilegais. Ocorreu uma dura batalha na justiça, que concluiu no reconhecimento parcial da posição de J.J. Astor, que insistiu pretendendo açambarcar, com pouco dinheiro, todas as propriedades indevidas de Manhattan graças à crise financeira de 1837. Após o enorme desenvolvimento da cidade de Nova York, os terrenos adquiridos com poucos dólares multiplicaram seu valor, transformando John Jacob Astor no homem mais rico dos Estados Unidos até a sua morte, em 1848.
-
Seu neto, William W. Astor, não se contentando com o primado da riqueza, quis adquirir patente de nobreza e comprou na Inglaterra o título de visconde de Rever Castle.
-
John Jacob Astor (1763-1848) foi um hábil caçador e comerciante de peles. A ele se deve a primeira fortuna dos Astor.

3 comentários:

Mário disse...

O filho de John Jacob Astor e de Madeleine nasceu em Agosto de 1912. Ela se casou de novo durante a primeira Guerra Mundial com um senhor William Dick, dessa relação nasceram dois filhos, em 1933 divorciaram-se. O senhor Dick casou-se de novo com uma Virginia Conner com quem teve uma menina e um menino. Ele faleceu em 1953, já Madeleine casou-se com Enzo Fiermonte mas divorciaram-se em 1938. Ela faleceu em 1940 com apenas 47 anos.

lorenna disse...

oi...
Meu Deus...
Este blog hoje está muito informativo...
Fiquei com pena do Astor...
Nem conheceu o filho...
Pobre Madeleine...
beijos
vlw a visita...

marlon disse...

uau , mas Alencar vc pesquisa coisa né heheh eu acho q nunca saberia desa historia muito legal mesmo.

aaaaaa que pena q estragaram se alguma xerox estragou vc me diz qual e eu mando de novo, mas depois me explica como foi isso se foi irresponssabilidade do correio ta xau!!!