sexta-feira, fevereiro 02, 2007

SELOS COMEMORATIVOS - S. TOMÉ E PRÍNCIPE

São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km², com cerca de 120 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. A cana-de-açúcar é introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram a cultura agrícola ao declínio no século XVI. Assim sendo, a decadência açucareira tornou as ilhas entrepostos de escravos.

Numa das várias revoltas internas nas ilhas, um escravo chamado Amador, considerado herói nacional, controlou cerca de dois terços da ilha de São Tomé. A agricultura só é estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café.

Em 1960, surge um grupo nacionalista opositor ao domínio português. Em 1972, o grupo dá origem ao MLSTP (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe), de orientação marxista. Assim, em 1975, após cerca de 500 anos de controlo de Portugal, o arquipélago é descolonizado.

Após a independência, foi implantado um regime socialista de partido único sob a alçada do MLSTP. Dez anos após a independência (1985), inicia-se a abertura económica do país. Em 1990, adota-se uma nova constituição, que institui o pluripartidarismo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aleeeeeeeeee

:D



Olhem o Smith alí!!!!!!


=}



gente, ele era igualzinho ao ator que o inerpretou no filme do Cameron

=}


abçssss

Anônimo disse...

nussa D++++++++

o capitão tah bem real ali

nussa parabens msm

bjs gatinhu e bom FDS!!!

Anônimo disse...

eh tanto país q eu nem imaaginava q existia.. legal o selo, o smith ta pancoso neh, abraços

Mário Monteiro disse...

Felipe será que é o Smith que é igual ao actor do filme ou é o actor do filme que é igual a Smith? eehhe