terça-feira, novembro 04, 2008

CARTA DE SIR EDWARD GREY

Carta enviada por sir Edward Grey, da embaixada britânica, em Washington, para Londres, relatando as conclusões da comissão do Senado sobre o naufrágio do Titanic.

Sob a presidência de William Alden Smith, a investigação levou em conta o fato da White Star Line ser propriedade de um truste norte-americano, o International Mercantile Marine Co, o que possibilitaria o processo com base na lei dos Estados Unidos, caso se comprovasse a negligência. Os motivos do senador Smith são questionáveis, mas ele responsabilizou o Board of Trade por uma inspeção apressada ao Titanic. Inculpou, também, o capitão Smith, por ignorar a presença de gelo na rota de travessia, e as ações do capitão do Californian, além do número inadequado, revestimento e operação de lançamento dos botes salva-vidas.

A carta menciona as observações do senador, em seu discurso final acerca do acidente:
"...deixaremos ao julgamento honesto da Inglaterra a punição rigorosa do Board of Trade, a cuja lassidão de regulamentos e inspeção açodada o mundo deve, em grande parte, essa fatalidade medonha".

5 comentários:

Anônimo disse...

O SMITH NÃO TEVE CULPA??? O.o
SAO CEGOS MSM
NO COMMENT ¬¬

Anônimo disse...

AMO A MUSICA, MTO SHOW
PARABENS!!

Anônimo disse...

Já ví em documentário que a Câmara de Comércio Britânica "assumiu" a culpa pelo número de botes ser inferior, leis atrasadas e tals para não ter problemas com o Morgan, já que era dono da Mercentile e pelo que já encontrei, o mais rico do mundo na época. =D

Mário Monteiro disse...

claro que a lei da época era atrasada quanto ao número de botes salva-vidas, mas não culparia o Board of Trade de uma inspecção apressada, já que a lei não exigia mais botes eles não poderiam exigir isso ao Titanic. culparia sim quanto à falta de binóculos e que aqui não foi mencionado.

Anônimo disse...

sao culpados, afinal aquela porrada de gente e so 20 barquinhos, faz me ri neh?
vlw Alê