terça-feira, novembro 18, 2008

DIAMANTE HOPE OU DIAMANTE AZUL?

Especialistas franceses afirmaram, nesta terça-feira, ter provas de que o diamante Hope, uma das peças mais famosas do Instituto Smithsonian de Washington, é, na verdade, a lendária pedra que pertencia ao rei Louis XIV, roubada durante a Revolução Francesa.

Novas evidências descobertas no Museu Nacional de História Natural da França indicam com clareza que o diamante Hope é a mesma pedra azul-metálico usada pelo “Rei Sol” em seu auge, afirmam os pesquisadores.

O mineralogista francês François Farges, que coordenou a pesquisa publicada em um jornal especializado francês, disse que tinha “99% de certeza” de que o Hope e o mítico diamante azul da coroa francesa eram a mesma gema. “As evidências comprovam a hipótese que o diamante, depois de ter sido roubado em Paris em 1792, foi contrabandeado para Londres, onde acabou sendo relapidado”, explicou Farges.

No estudo francês, publicado no jornal "Revue de Gemmologie", Farges conta como, em dezembro de 2007, descobriu um modelo do diamante azul nos arquivos do Museu de História Natural da França. O modelo havia sido feito por um ourives parisiense, Charles Achard, que tinha entre seus clientes um certo "Senhor Hope de Londres."

Utilizando medições fornecidas pelo Instituto Smithsonian, a equipe francesa usou um programa de computador para apurar se as duas gemas tinham alguma correspondência entre si, descobrindo que o diamante Hope cabia perfeitamente dentro do diamante azul. “É mais do que uma hipótese”, afirmou Farges. "Realizamos análises com scanners e laser, que foram validadas por especialistas em gemologia".

O diamante azul foi extraído no reino de Golconda, no estado indiano de Hydebarad, onde o aventureiro francês Jean-Baptiste Tavernier o comprou do governante local no século XVII, revendendo em seguida para o rei francês. A pedra passou então a seu sucessor, Louis XV, e em seguida a Louis XVI, que seria derrubado pelos revolucionários franceses em 1789. Com o fim da monarquia, as jóias da coroa foram tomadas pelo novo regime, e guardadas em uma mansão na Place de La Concorde, em Paris, onde foram roubadas por uma gangue em setembro de 1792. Daí em diante, o diamante azul nunca mais foi visto.

As suspeitas de que o diamante Hope pudesse ser a pedra francesa começaram em 1812, quando apareceu em Londres um enorme diamante azul de 45,54 quilates, vendido para o banqueiro Henry Philip Hope, que não sabia sua origem. Após a morte de Hope, a gema foi herdada de geração em geração até passar para mãos americanas em uma venda. Em 1958, a Harry Winston Inc. de Nova York a doou para o Instituto Smithsonian.

No filme Titanic de James Cameron, há uma citação deste diamante em referência ao “Coração do Oceano”, uma jóia fictícia, feita para o filme. Por sua vez, há uma grande semelhança entre o “Diamante Hope” e o “Coração do Oceano”.

10 comentários:

Anônimo disse...

pior q pareci mesmo o.O
vc colocou aki Alê q a joia do filme foi vendida por mais de 2 milhoes, qto vale esse ai?

aki seu post da joia
http://titanicmomentos.blogspot.com/2005/12/titanic-humanitrio.html

abração

\---o---/

Anônimo disse...

Caralhoooo mano!!!!


Imagina se for verdade! Numa coisa em que não confio direito é na História... Não duvido desse diamante ser o tal do Luis XVI...


=))

Anônimo disse...

interessanteee

Anônimo disse...

puxa capitao, mto interessante issu das joias
mas ela tava no Titanic de 1912 ou nao?
deve ser uma fortuna uma joia da realeza, massa d+
como sempre 10 seu blog
abçsss

\o/

Mário Monteiro disse...

interessante [2] mas eu jurava que ja se sabia isso faz tempo! sempre soube nao sei como que o diamante hope era o mesmo do rei Louis. Pior que esse ta ligado a varias tragedias e morte.

Anônimo disse...

vc sempre com novidades, seu blog é incrível!!!
abraçuuuuusssss ^^

Unknown disse...

Nossa!
Belo diamante!
Belo post, capitão, parabéns!

Unknown disse...

Pq nao "Diamante Esperaca"??? prefiro doq diamante azul...

Anônimo disse...

Este diamante era mesmo o do filme que a menina jogou no mar???

Por que parece muito mais achei quenaom era rolbada....

Mais ja que ai esplica este este diamant esteve no Titanic?

Unknown disse...

nossa é o diamante mais lindo do mundo que eu já vin..
como eu queria um desse.
ele é perfentoO.
mais aonde está o diamante verdadeiro do titanic?