quinta-feira, fevereiro 26, 2009

É POSSÍVEL O RESGATE DO TITANIC?

Tive a idéia desse post depois de uma enquete feita na nossa comunidade RMS Titanic no Orkut. Vou começar com um vídeo do resgate do primeiro submarino criado, o CSS Hunley. Nele é mostrado passo a passo o processo de resgate. Além de ser menor, estava intacto e numa profundidade inferior a 10 metros. O trabalho já foi árduo e um custo astronômico.

Veja a animação de como foi o resgate do CSS Hunley:


O projeto de resgate e conservação do submarino CSS Hunley possuía um fundo inicial no valor de US$ 17 milhões, provenientes de investimentos do governo americano e do estado da Carolina do Sul, além de grande volume de doações. O Hunley tinha apenas 12 metros de comprimento e somente 7,5 toneladas de deslocamento.

Depois de tudo isso, vamos à resposta da pergunta do post.

Houve o resgate referente a uma parte do casco de 29 toneladas das cabines C79 e C81. A primeira tentativa ocorreu em 1996, mas faltando pouco mais de nove metros pra chegar à superfície os cabos romperam-se por causa de uma tempestade; somente em 1998 é que o resgate foi um sucesso. No processo de resgate foram usadas 8 bolsas de ar com 18.921 litros de óleo diesel cada uma delas.

Agora imaginem todo o Titanic sendo retirado do fundo do oceano!

Infelizmente o RMS Titanic não tem como ser retirado do fundo do oceano, devido à profundidade de quase 4 mil metros que se encontra e ao estado de conversação. A proa ta cravada no solo numa profundidade, equivalente a altura de um prédio de 6 andares. O casco ta partido, sendo uma enorme barreira com relação à retenção de água. Com suas toneladas sendo retiradas do fundo do oceano, teria de existir um suporte incrível na superfície para recebê-lo e o mais importante: Onde colocá-lo após o resgate?

Com todos esses fatores torna-se "impossível" o resgate da proa ou até mesmo da popa, conforme já foi dito por muitos cientistas em vários documentários.

E você, depois de tudo isso, ainda acha possível o resgate do casco?

109 comentários:

Anônimo disse...

acho q nao é viável pelo custo e mao de obra
e tambem acho que lá é o túmulo dele, la ele deve ficar ateh acabar

Rodrigo disse...

Muito mais do que provado, só imagina que é possível um resgate COLOSSAL destes quem não tem a mínima idéia do estado em que se encontra o Titanic, suas dimensões e toda a mecânica que estaria envolvida nisto tudo...

Parabéns pelo post!

Taylor Moreira Silva disse...

Creio que ninguem 'colocaria a mão no bolso' para esse serviço. E outra pergunta...Se resgatado, o Titanic seria de quem??? De quem o resgatou?... Como foi postado, aonde iria colocá-lo?... Na garagem da casa de quem o resgatou?..rsrs

Unknown disse...

so um louco desvairado poderia pensar q eh possivel ¬¬
mto bem escrito o txt ^^
parabens!!!

Unknown disse...

mesmo assim ainda tem gente q axa q eh possivel esse resgate
estao vendo mto filme de ficçao kkkkkk
o post ficou MARA =]
abçs

Unknown disse...

e ainda tem gente q pensa q eh facil retirar esse bichão do fundo do mar
claro q eh impossivel!!!

num tem neim makina pra isso, sem contar os milhares e milhares de dolares pra isso

ressucita moises e manda ele abri um buraco no meio do oceano pra puxar o titanic, pra kem abriu o mar vermelho isso vai ser fixinha, kkkkkkkkkkk

vlw pelos esclarecimentos Alencar :)

Anônimo disse...

ressucitar moises foi foda, shaushaushauhsauhuahs

mas eh so assim msm pro povão intender q eh impossivel retirar de la ^^

parabens Alê!!!

Unknown disse...

Vendo por esse lado é impossivel msm o resgate, ficaria carissimo pro monte de ferro retorcido sem contar o deposito pra guardar isso, e de fato kem fosse recebe-lo na superficie tinha de ser uns mega-navio pq poderia virar e ate afundar, acho que nem plantaformas de petroleo aguentaria a pressao exercida dos cabos e tbm drenar um solo nesse profundidade, nao seria moleza.

Parabens pela analise Alencar.

Anônimo disse...

pra mtos fanaticos é possivel isso
so que fanatismos e adoração tem limites

nao é
4 metros, neim
40 metros, ou
400 metros, são
4.000 metros!!!

como sempre seus post são impecaveis Alê, parabéns!!!

Anônimo disse...

nossa ia ser mto legal se eles conseguissem traze-lo pra supefice

bj
parabens blog incrivel

Unknown disse...

se ele tivesse inteiro igual no Raise the Titanic, talvez fosse mais facil né? ia ser lindu ver novamente!

bjs
parabens pelo incrivel blog :)

Mário Monteiro disse...

o titanic se desmantelaria ao ser puxado de novo para cima, Eva Hart sempre defendeu que ali deve ficar o titanic, imaginem irem num cemiterio profanarem as sepulturas de nossos entes queridos, é um local de respeito, de meditaçao, aquela é a sepultura actual dos restantes cerca de 1200 corpos que nunca foram resgatados dessa forma deve ficar onde está.

Unknown disse...

Aff ... ¬¬
NUNCA ... não tem como mesmo!
Não faria nenhum sentido, e não se deve mais interferir na linda história desse navio!

Anônimo disse...

Mas que pergunta né, claro que ele ia ficar no meu quintal depois do resgate hauhauhahhauhauhauh

Anônimo disse...

eu acho que deve retira o titanic do fundo do mar por nao esta muito enterado no solo se conseguiran tirar o submarino que estava mais enterado no solo e por que nao tirar o titanic do fundo? e a questao do lugar tem varios lugares para ele se restaurado

Unknown disse...

sem chance de tirar esse bixão ai do fundo, é sem noção pensar q pode
muito show o post

Anônimo disse...

olha agora talvez ñ da p/ tirar ele de la ,nem devia


mas no futuro (se ele ainda existir ) acho q da pra tirar ele de lá

(blog show)

AUGUSTO DANTAS disse...

ACHO QUE SIM, COM TODA A TECNOLOGIA ATUAL, TIRAR O TITANIC DO FUNDO DO MAR, SERIA UMA VITORIA, E OS CUSTOS SERIAM PAGOS COM A EXPOSIÇÃO DO MESMO, DEPOIS DE ALGUNS REPAROS, LAVAR RESTAURAR, SERIA AMAIOR VITORIA DA HUMANIDADE, FORA OS TESOUROS QUE ESTÃO DENTRO DELE-NÃO ESMOREÇÃM, TRAGAM O TITANIC-AUGUSTO DANTAS-15/04/2009

carla disse...

AAAAA
MAS sonha faz tao bem

Todos nos sabemos dos trilhoes de dolares que seriam necessarios se ouvesse alguma possibilidade do navio ser resgatado.
Pensemos assim , pq no lugar de ficar pensando em pq ele nao pode ser resgatado, vamos pensar em uma maneira de juntar dinheiro e reconstruir ele, acho que sai mais barato.....
=D


Otimo post.

Alessandro Araújo da Silva disse...

Respondendo à pergunta sobre os direitos, esclareço que mesmo o navio estando em águas internacionais, todos os objetos resgatados do navio são de propriedade da White Star Line, devido ao interesse da presevação histórica dos artefatos.

Acho que o navio dentro de poucos anos será resgatado, visto o interesse mundial nos destroços e à curiosidade humana que cerca o fato, além disso estudiosos afirmam que o aço do navio exposto a intempéries marítimos como está só durará mais umas poucas décadas devendo para sua preservação ser retirado do ambiente em que se encontra.

Unknown disse...

Bom , a meu ver em primeiro lugar vejamos q se msmo realmente "ouvesse" ou se a uma possibilidade de issa-lo do fundo do atlantico .. acho q o ultimo problema seria a parte financeira "enterrada" neste projeto msmo pqe se ele tivesse exito o msmo auto se pagaria com exposições mundiais q iria envoler a curiosidade de toda a humanidade ..
em segundo lugar tambem seria um dos "ultimos" utencilios e arrumar um lugar como projetar um grande museu que abrigue seus restos mortais de sua proa q logicamente seria mais viavel traze-la do que sua popa pela msma esta muitissimo deteriorada ..
em terceiro diria que quanto ao respeito depositado nos q la faleceram seria irrevogavelmente de comum acordo as familias e antecedentes dos q la um dia se encontravam , pelo menos a maioria ..
quanto aos tramets historicos não podemos dizer q seria abalada a sua historia e sim que seria "preservada" pela eternidade e não "por mais algumas decadas" como afirma especialistas ..
Bem quanto a parte irrevogavelmente mais dificil complexa e praticamente "impossivel" retira-lo do fundo do atlantico norte , as possibilidades de traze-lo em partes e aqui ser novamente montado pode existir mas seria meramente "quse" uma loucura desmontar um edificio e monta-lo com perfeição denovo e em relação as "boias" acho que seria poko arriscavel dele se soltar e voltar a tona no fundo do atlantico resultando no seu desmanche o que sera uma catastrofe .. Bom .. ha inumeros geitos praticas enfim de tira-lo de la ..
so q na teoria e facil tirar do gogo e dizer "ja eram pra ter tirado ele de la" ou "imagina .. e facil tira-lo de la" realmente não e facil e praticamente impossivel não impossivel ..
acontece que ainda não tiraram ele de la pelofato de não chegarem a uma real teoria que por sua vez se sertificarem que pondo em pratica não haveria danos algum ao navio ou riscos como um desmanche .. isso seria irrevogavelmente imperdoavel por todos ..
Não sou nenhum especialista no assunto de resgates maritimos ou algo do tp.. mas podemos ter uma mera ideia de que realmente não seria nem um pouco facil puchar algo de ferro pessadissimo da altura de um predio na largura de uns quarteis (250 M q "tinha" ao todo da proa a popa)fazer com que ela (sua proa) suba por 4 km a superfise do atlantico isso seria difissilimo ..

José Roberto disse...

Bom , a meu ver em primeiro lugar vejamos q se msmo realmente "ouvesse" ou se a uma possibilidade de issa-lo do fundo do atlantico .. acho q o ultimo problema seria a parte financeira "enterrada" neste projeto msmo pqe se ele tivesse exito o msmo auto se pagaria com exposições mundiais q iria envoler a curiosidade de toda a humanidade ..
em segundo lugar tambem seria um dos "ultimos" utencilios e arrumar um lugar como projetar um grande museu que abrigue seus restos mortais de sua proa q logicamente seria mais viavel traze-la do que sua popa pela msma esta muitissimo deteriorada ..
em terceiro diria que quanto ao respeito depositado nos q la faleceram seria irrevogavelmente de comum acordo as familias e antecedentes dos q la um dia se encontravam , pelo menos a maioria ..
quanto aos tramets historicos não podemos dizer q seria abalada a sua historia e sim que seria "preservada" pela eternidade e não "por mais algumas decadas" como afirma especialistas ..
Bem quanto a parte irrevogavelmente mais dificil complexa e praticamente "impossivel" retira-lo do fundo do atlantico norte , as possibilidades de traze-lo em partes e aqui ser novamente montado pode existir mas seria meramente "quse" uma loucura desmontar um edificio e monta-lo com perfeição denovo e em relação as "boias" acho que seria poko arriscavel dele se soltar e voltar a tona no fundo do atlantico resultando no seu desmanche o que sera uma catastrofe .. Bom .. ha inumeros geitos praticas enfim de tira-lo de la ..
so q na teoria e facil tirar do gogo e dizer "ja eram pra ter tirado ele de la" ou "imagina .. e facil tira-lo de la" realmente não e facil e praticamente impossivel não impossivel ..
acontece que ainda não tiraram ele de la pelofato de não chegarem a uma real teoria que por sua vez se sertificarem que pondo em pratica não haveria danos algum ao navio ou riscos como um desmanche .. isso seria irrevogavelmente imperdoavel por todos ..
Não sou nenhum especialista no assunto de resgates maritimos ou algo do tp.. mas podemos ter uma mera ideia de que realmente não seria nem um pouco facil puchar algo de ferro pessadissimo da altura de um predio na largura de uns quarteis (250 M q "tinha" ao todo da proa a popa)fazer com que ela (sua proa) suba por 4 km a superfise do atlantico isso seria difissilimo ..

(Esse comnt. acima tinha cido publicado com nome de outra pessoa)

Anônimo disse...

eu acho que seria a mais linda historia se tirassemos o titanic,
isso renderia muitos milho~es de dolares para, quem o truxesen de volta,
seria o museu mais fantastico do mundo...

Anônimo disse...

Nao se pode excluir a possibilidade de se conseguir resgatar. O resgate do Titanic é possivel se os meios certos forem empregues. Ora vejamos, a proa ainda se mantém de pé, se a estrutura principal estivesse fraquejada, ela jamais resistiria ao peso colossal. A chave para o sucesso é escolher os pontos mais fortes do navio, onde içar, por exemplo o duplo fundo do navio, mais a quilha. Como estão enterradas em sedimento, essas partes nao se encontram em contacto com o oxigénio da água, ou seja, elas estão tal e qual como estavam quando o navio partiu de Southampton, e, arrisco mesmo dizer, ainda mantêm a tinta.
Na zona onde o navio quebrou, logicamente seria necessário reforçar essa parte, para resistir à puxada. Existem várias formas de trazer um navio à superficie, nomeadamente metendo sacos espeçiais dentro de compartimentos fortes do navio (no caso do titatic, nas salas de caldeiras e nos porões), esses sacos serem cheios de óleo espeçial, com uma grande capaçidade de flutuação, essa seria uma boa forma de trazer o titanic à superficie, claro, complementarmente com sacos elevatórios no exterior, e com uma grande série de gruas maritimas (http://img205.imageshack.us/img205/9729/22611926894c098ac339ocpgv7.jpg)
Esta é a hipote que eu considero ser fiável. O levantamento, logicamente, teria de ser por fases, por exemplo, no dia 1 teria-se de levantar o navio do fundo em que está acente, e içá-lo 500 metros acima do fundo do mar, no dia 2 e 3 ele terá de ser içado até ficar a 3 km de profuindidade, etc, e claro, teria de ser um levantamento extremamente cuidadoso e bem coordenado). Se o titanic ao ser içado para a superficie se soltasse das amarras, ao embater de novo no fundo ficaria despedaçado. Hoje em dia os submarinos controlados remotamente têm autonomia suficiente para executarem algumas das tarefas necessárias para o resgate do navio.

Anônimo disse...

eu acho possivel o titanic ser resgatado. se ele um dia for resgatado e restalrado acontecerar uma grande revolução no mundo todo.
pow olhe la se os cientistas ja não estiverem trabalhando pra isso..

Equipe de postagens e direção disse...

Eu acho que o titsnic poderia ser retirado, mas com a ajuda de gigantescas plataformas como as de petróleo, mas bem mais resistentes,
além de ter de cortar o navio em partes, para ser trazido com segurança.

Anônimo disse...

O titanic nao preciza ser trazido a superficie invez de gastar um valor astronomico para trazelo podia criar um submarino com uma super teclonogia com uma equipe e aranjar um esquema para entrar no titanic com robos ou sei la oque e pegar coisas importantes como . botinas,prataria,espelhos,lustres
moveis para ter alguma coisa para contar historia poiz ele ia sumir daqui a 90 anos por cauza das bacterias que estao comendo seu ferro e tambem dizem que a uma fortuna equivalente a 300 milhoes de dolares la em baixo em joias e pedras preciozas.

Unknown disse...

Nao e possivel resgatar o titanic do fundo do mar por causa da profundidade que ele esta que e de treis mil trezentos e sesenta e nove metros de profundidade e tambem pelo seu peso que e muito alto e tambem ele nao pode ser retirado porque ele esta a muito tempo embaixo d agua ele nao suportaria tanto assim porque as bacterias do oceano estao acabando com ele daqui um certo tempo ele deixarar de existir e ele existira somente na nossa memoria obrigado e beijos pessoal ate mais obrigado fui!!!

Anônimo disse...

Olá para todos,

Não estudo o assunto mas adoro assuntos e objetos do passado, isso sempre me chamou a atenção. Quanto a retirá-lo do fundo do mar ou não, isso ninguém aqui nestes comentários tem a menor capacidade de afirmar com pelo menos 90% de certeza (apesar de certeza implicar em 100%)se tal empreitada poderá acontecer ou não. Sempre há um excêntrico disposto a gastar uns bilhões ou trilhoes em alguma coisa.
Agora faço uma pergunta simples a todos que aqui postaram.
Se por acaso fosse retirado do fundo do mar e fosse colocado em exposição, quem desejaria vê-lo? Ao vivo e a cores.
A resposta é óbvia. Todos. Agora pensem quantas pessoas no mundo pagariam para vê-lo? Os entendidos no assunto dizem que é impossível, e ainda ofendem aqueles que acham possível, mesmo sem a menor base científica ou qualquer raciocínio lógico que seja. Tudo é possível... é esperar pra ver.
Muito obrigado e gostei muito do post.
Postei anônimo mas está aí meu nome.
Almir Branco
abrancoteixeira@gmail.com

Unknown disse...

Não seria possível construir algo em volta dele, em vez de tirá-lo de lá?Algo que protegesse algo tão magnífico quanto o Titanic, da crueldade do tempo?
Algo como uma redoma de aço que pudesse ser drenada e transformada num museu subaquático com iluminação artificial que desse a luz que o Titanic não vê a quase 99 anos.

Anônimo disse...

esse pedro é burro !!!
esqueceu da presçaõ da agua.
ñ tinha com fazer isso a não ser o teu escancha vo fazer !

Anônimo disse...

o cara que escreveu isso ai e muito burro porque tu acha se algum dia se eles quiserem tirar o titanic do fundo do mar eles não tiram so pra ti mesmo o palhaço olha a tecnologia que eles tem hoje em dia ta nada é impossivel cara é so querer ta e eles tem robo pra fazer isso ta

Anônimo disse...

Eu queria que retirassem esse navio do fundo, para todos nós olharmos esse imenso naufrágio... Seria mesmo incrível, depois de tanto tempo o titanic estivesse aqui em terra...

Anônimo disse...

acho que o titanic pode ser sim retirado do fundo ele e um navio muito forte e ja a maquinas que suporta presão e pode retira o titanic do fundo

Unknown disse...

euacho que o titanic deveria ser retirado,nao importace o custo.é um patrimonio q deve ser devolvido,e reconstruido

Anônimo disse...

Michael Jundiai

Tem muita gente com e sem razão nessa história, o fato é que se há várias opiniões é por que há dúvidas, então há possibilidade da retirada do navio, que para os milhonários do mundo não seria tarefa difícil, um colega disse que ninguem pagaria para ver o navio, más imagine se o cara que o retirar monter um parque de diversões gigantesco com vários restaurantes e outros atrativos sendo o titanic o principal, vocês não acham que a o consumo e venda de objetos associados a imagem do navio,tais como bonés camisetas, miniaturas, chaveiros etc, não dariam um bom dinheiro?
É só saber fazer contas, pois tá na cara que compensaria e muito, se um simples polvo trouxe varias pessoas para uma loja, imagine o titanic!
Apoio essa ideia

Mariana Borges Alves disse...

Bom acho que vai MUITO dificil isso acontecer , Mais creio que não é impossivel.
Eu acho que ainda não existe uma maquina Que suportaria o Titanic e precisa ser bem cuidadoso Pois o titanic é bem provavel que não esteja em um estado muito bom . Mais acho que se criarem alguma maquinaa Grande e si for com cuidado da pra tirar pelomenos alguma coisa de lá .
Bom vi varios comentarios de pessoas falando "Quem iria pagar milhoes e milhoes pra tirar uma lata velha dessa ?"
Olha o Titanic é um Navio Historico em 1912 ele foi o MAIOR navio ja construido (mais agora não é mais) ele é um Reliquia Agora Logico que gastaria muito Para retirar ele agor aue tenho certeza que todo mundo que comentou aqui queria pelo menos ver algum pedacinho do Titanic , então se caso algum dia retirarem ele e colocarem ele em um museu eu lhes Garanto que vão ganhar muito dinheiro uma porque o ingreso pra ver uma reliquia dessa deve ser bem Caro (isso eu acho que deveria ser bem caro mesmo) e como pessoas do mundo Todo gostariam de ver acho que em 5 anos eles conseguem o tanto de dinheiro que eles usaram para retirar ele do oceano.
Eu Pagaria Até 200 mil de entrada pra ver uma pecinha que fosse do titanic .
Eu tambem acho que deveriam criar outro titanic com o mesmo nome com o mesmo tamanho do mesmo Jeito *-*
Eu seria a primeira a comprar a Passagem *-*

Unknown disse...

HEHEHE

que dá dá né povo, nem que fosse
tirado lentamente todos os pedações.
Todo mundo sabe que dá.
Só que:

isso levaria decadas (CERTEZA);
custo absurdo para qualquer grupo pagar;
além das questões de respeito como sendo um cemitério por tabela neh.

Mas o que seria realmente 10,
seria se a Cunard (empresa que comprou a White Star), construísse
um navio idêntico (da classe Olympic).

Puxa vida.... milhares iriam lotar as viagens, independente do preço, e nem precisava ter nada de moderno.. podia ser igual o original mesmo.

\o/

Anônimo disse...

claro que da com a tecnologia de hoje ia ser super facio ,luiz filipe vai te catar,e so checar o naviu interinho e dariq pra tira quem acha que amo ficsao e jumento

Anônimo disse...

Olha, eu também ja pensei seria possível resgatar, trazer para a superficie e retirar o navio da água, e depois reforma-lo. Sabe, eu sempre fui curiosa pra essas coisas, de querer saber, descobrir e pesquisar como seria. E já pensei nessa hipótese de criar uma estrutura capaz de levantar o poderoso navio que está submerso no oceano atlântico, mas, sem destruí-lo, nem desmontar, já que está lá a quase 100 anos, e quando ele afundou, rachou-se ao meio e se partiu. Mas todavia, teriamos que ter o cuidado importantíssimo de não desmontar e nem estragar as partes, na hora de puxa-lo. Porém, também há a questão de não conseguir fazer isso,já que o navio encontra-se mergulhado e cravado à terra em 4 mil metros de profundidade. Embora também custaria muito caro para obter a maquina que levantaria o gigante. Mas um dia eu gostaria de retornar ao lugar onde ele naufragou e mergulhar lá, num submarino, para ver de pertinho toda a beleza-embora cheia de musgos, limo, ferrugem e moluscos se alimentando das madeiras e habitando nas extremidades do navio-mas estar lá e ver um navio famosíssimo que teve história no cinema, foi o ultimo lugar onde milhares de pessoas estiveram e foi o maior navio ja feito pelo homem que demorou anos e afundou em menos de 3h.
Quem sabe um dia eles possam reerguê-lo, né. Por que não? nada é impossivel!

Anônimo disse...

já acabei de comentar lá que tinha pensado nisso tb, e quero finalizar aqui: Se eles tiveram dinheiro para construir essa maravilha, para inaugurá-lo e além disso, hoje eles tem dinheiro pra qualquer coisa que possa se imaginar,m por que nao teriam dinheiro para reerguer e reformar o maior navio ja criado? Acredito que para muitos, que talvez trabalhariam nessa obra de reforma ou de resgate, seria uma honra estar perto do maior navio já feito pelo ser humano. E mais, eu seria a favor de um segundo titanic, eu também iria. Tipo, se fosse perto do meu aniversário ou antes a inauguração do segundo titanic, eu iria como presente de aniver, já que quero um dia, talvez daqui a dois anos ou mais, viajar de transatlântico.
abçs aos que são a favor!

Eduardo Zerbatti disse...

Eu discordo de todos os comentários e do texto escrtito, conversei com algumas pessoas e além do mais vi documentários mais recentes que mostram novas tecnologias e com elas é possível sim a retirada do titanic do fundo do mar...o único problema e que eu concordo com o texto é que não irá compensar tamanha mão de obra para realizar este projeto...mas também penso que poderia virar um museu para visita, imagina refazer do que sobrou dele e colocá-lo em algum lugar para atração turística, colocar algumas coisas recuperadas dele e entre outras coisa...ou até mesmo para realizar algumas viajens marítimas através dele...ja cheguei a me imaginar viajando em um titanic reformado novamente...muita viajem na cabeça mas seria certamente inesquecível.

Anônimo disse...

Eu sei que é caro e muito difícil tirá-lo de lá, mas deviam dar um jeito de tirá-lo antes que a bactéria acabe com tudo.

Anônimo disse...

Acho que retira -lo do fundo do mar com toda a tecnologia do mundo atual seria possível ,mas os gastos seriam absurdos ,e não retornaveis ,então ninguém se abilitaria arcar com estes gastos..

Anônimo disse...

Bom ,vendo por esse lado,são 4.000 metros!Mais eu ainda acho que vao retira-lo de lá,primeiro que seria um atrativo em algum museu especifico,e retornara parte mínima do gasto para retira-lo.Pensso que com toda tecnologia existente hj em dia,nao é mais impossivel,é apenas um gasto enorme com maquinários e peças,podem escreve:nao tao cedo mais algum governo vai retira o titanic de la de baixo sim.Claro que seria perda de dinheiro,mais seria um trofél para esse governo!

Anônimo disse...

Eu vou tirar o titanic dela o.Õ ... Pronto ja tirei to assistindo o filme.

Rhayssa disse...

"Gente calma eu acho assism,poderiam resgatar cada parte dle e levar para um pais diferente seria legal"""

Anônimo disse...

Não é possível nem com milhões de estudos e maquinas criadas, por que? Por que o Titanic fosse tirado do fundo do mar ele iria se destruir todo. Em 2012 ele faz 100 anos já pensou alguém tentando mexer nele? Então ele iria acabar em minutos. Lembro-me do teste que fizeram para ver o Titanic no fundo do mar e toda vez quando chegavam perto de uns locais que já tava praticamente acabado eles tinha que sair rapidamente se não o restante do titanic não iria aguentar. Isso quando eles fizeram a primeira visita ao titanic. Hoje o titanic pode tá lá ainda mais praticamente com poucos resto se alguém for novamente a procura dele, ele não estará como antes e mesmo assim eles falaram que não irão fazer mais pesquisa por causa que eles perdem muito dinheiro pra isso então é melhor deixa em paz o que um dia foi a coisa mais bonita do mundo.

Anônimo disse...

Resgatar o Titanic ? Impossível ele vai fazer 100 anos em 2012, e está quebrado no meio, e se conseguissem resgatar ele iria acabar em aproximadamente 5 minutos. Então eu acho que é melhor reconstruir.

Coisas qe o povo dis q nao tem como resgatar. disse...

Bem ja q todos estão comentando irei da fazer um comentario tb ok pessoal,
bem gostei mto de blog vc manin q escreceu essa analise toda e mto esperto e bem inteligente, so q o fato d vcs falarem q nao tem como acontecer o resgate eu descordo pois hj no mundo todo ja existe navios tres vezes maiores q o titanic ok e outro se tem lugares pra fazer navios maiores pq nao teria ludar pra ficar ele em pessoal me responde isso ok?,mais nao vem ao caso e outra analise se o navio ja esta partido ao meio nao vai ter como colar ele no fundo do mar ne gente, então com isso a melhor coisa q poderia fazer e tirar parte por parte pq assim nao teria nenhuma descupa do tamanho dele ne e tb acho q nao iria complica mto assim seria dois trabalhos em um so.

mais foi mto bm eu sempre tive essa duvida acho q eu compartilhei alguma coisa com vcs e apreendi tb mtas coisas com vcs mto obrigado ai e descupa se falei alguma coisa q emcomodo alguem ok mais sem essa q d ele nao pode sai de la pq pode sim.

Ass:Renato R. Data:31/12/2011. horas:04:59.Da manhã.

Anônimo disse...

O Titanic agora virou um sanuário para peixes e outros animais marinhos e também pensava que nao há como tirar o grande navio do fundo do oceano.

Anônimo disse...

caraca vcs piraram... O titanic é to cemitério! Respeito aos mortos! Imagina tentar retirar e quando vê da tudo errado, o navio se destroça mais... Caixão e vela preta!

Róger Cipriano disse...

Chama à Petrobras pra tirar ele. Os caras estão achando petróleo até debaixo de sal xD!! Mas seria pereito ve-lo em terra.

Anônimo disse...

Bom eu acho que eles deveriam desmontar a estrutura que ainda permanece e remontar em terra firme envés de tirar ele todo....

Anônimo disse...

É só chamar o Edir Macedo e o Bispo Valdemiro Santiago poís se eles tem o poder de tirar o inimigo derrotado dos corppos dos fiéis porqu não pensar em tirar o Titanic do fundo do mar? eles farão a campanha ''é nóis no fundo do ar''.

Nair disse...

Eu adoraria ver o Titanic de perto , bilhões de dólares são gastos todos os anos , por futilidades , se fossem gatos com o resgate de uma das maiores tragédias , seria realmente bom . E outra quem nunca teve a curiosidade de vê-lo por dentro , dizem que é tão bonito , fotos mostram sua beleza , caso houvesse o resgate poderia restaura-lo e transforma-lo em um museu , sim já existe um , mas e se fosse baseado na realidade do Titanic ? se o museu simulasse que ele ainda estava no fundo do mar . Talvez a maior curiosidade de quem aprecia a História não fosse ver como ele era antes , e sim o que restou dele , o que ainda existe nele .

Rodrigo disse...

Pôw, eu acho que daria sim!! só ter força de vontade e ter colaboração do governo! contruir uma máquina para tira-lo dalí sem danificar mais do que está danificado, nem tudo nessa vida é impossível, com essa toda nossa tecnologia que temos poderiamos muito bem tira-lo dalí!e seria muito bom isso! até porque ele está se deteriorando, daqui a pouco ele não existe mais nada! ninguém quer ver isso acontecer, então seria bom resgata-lo mesmo com toda sua deterioração e tentar tirar o máximo possível de corrosão dele, e por em um museu, eu amaria que fizessem isso, se não fizerem isso ele vai ficar cada vez mais deteriorado e sumir de uma vez por todas! eu mesmo jamais queria que isso acontecesse!

Anônimo disse...

Sim eu acho, mas com á ajuda dos marcianos

Anônimo disse...

Eu acho que seria possivel retirar alguns objetos , alguma coisa tem que ter sobrado no interior

Anônimo disse...

eu acredito sim que ele pode ser resgatado e ain da mais com toda nossa tecnologia, poderia ser usados submarino para ajudar, o problema é a popa que tá detonada.

Anônimo disse...

a popa ta detonada e ainda por cima está longe da proa.

Anônimo disse...

No futuro com certeza vai dar para tirar o titanic la do fundo vai ser a maior vitoria da humanidade mas não vai dar para salvar seus tesouros pois ja foram pegos e o que pegaram foi leiloado em londres englaterra ou foi para o proprio museu do titanic tambem fica em londres então não vai precisar renacer moises para abrir o atlantico norte com seu bastão tchau........

Anônimo disse...

Ter jeito tem, e lugar para colocar é obvio que seria em Belfast na Irlanda..
lugar pra colocar é lógico que tem, o que teria que ver é se ele resistiria ser retirado, pois está muito velho e enferrujado

Anônimo disse...

Talvez isso terá q ser pensado, há uma certa bactéria que esta comendo todo o navio, dentro de 20 a 30 anos ele deixará de existir, por mais que seja difícil, pode ser possível, pelo menos uma tentativa de salvar a vida deste navio! Obrigado

Anônimo disse...

é possivel sim um homem concegue fazer viadutos por baixo de cidade sem danificar nada como um titanic nao póde ser tirado

Anônimo disse...

se alguem quiser eu dou ate ideias de resgate dandan_gatinho15@hotmail.com msn

Anônimo disse...

se alguem quiser eu dou ate ideias de resgate dandan_gatinho15@hotmail.com msn

Marcio disse...

BEM!!! EU NÃO ACHO IMPOSSÍVEL. COM A TECNOLOGIA QUE TEMOS HOJE NADA É IMPOSSÍVEL. Dr. Robert Ballard ENCONTROU OS DESTROÇOS DO MESMO EM 1985 A a 3.800 METROS (OU 12.600 PÉS) DE PROFUNDIDADE, 153 KM AO SUL DOS GRANDES BANCOS DE NEWFOUNDLAND. (COORDENADAS:41º 43' 35" N, 49º 56' 54" W) CONTA ELE QUE O ESTADO PRESERVAÇÃO DO TITANIC É INCRÍVEL E AS SUAS ANCORAS AINDA ESTAVAM SUSPENSAS POR UMA GRANDE CORRENTE. ISSO QUER DIZER QUE O BARCO AINDA TA COM SUA PRESERVAÇÃO. CREIO QUE A MAIOR INTERESSADA NOS DESTROÇOS DO TITANIC É A WHITE STAR LINE .INC. CREIO QUE NÃO É IMPOSSÍVEL TIRÁ-LO DE DO FUNDO DO OCEANO. PODE-SE INVESTIR MILHÕES E REEMBOLSA-LO RAPIDINHO COM SUA EXPOSIÇÃO. PARA MAIS INFORMAÇOES SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BARCO: http://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic

Anônimo disse...

Da pra resgatar algum dia pois na é impossivel,se eles quizesem tirar o titanic de lar eles já tinham tirado a tecnologia é tão alta que dá pra tirar aguas do mar e fazer alguma coisa para ela ñ ser salgada,um liquido que ajeite que dêpara nós beber.

Anônimo disse...

fico imaginando se eu estivesse la concerteza iria ficar disisperada, la e o lugar dele se ele nao quer sair deicha ele la.

Anônimo disse...

é como o "sequele corporation disse" pode ser inviavel pelos custos... mais imposivel eu axo que não éh... hoje em dia tudo é posivel...

Anônimo disse...

Li a maioria dos comentarios e obviamante concordo com alguns tanto como discordo de outros, mas oque o Pedro escreveu foi um argumento tanto como sem noção, pq tipo, Um Museu subaquatico???? Ha 4 mil Metros Abaixo da agua, sem contar q ele tem uma parte enterrada logo abaixo, entao ngm conseguiria velo por inteiro.. Post mt bom, tao de parabens mesmo

Lucas Ferreira disse...

Olha, primeiro para retira-lo precisária de uns 30 navios maior que ele pra suportar e puxar ele por 4mil metros de profundidade, fora as doenças que iria vir junto com ele, e outra mesmo se construi-se uma plataforma flutuande não iria aguentar ele, acho que não vale a pena porque já está sendo construído titanic 2.

Unknown disse...

Deveriam sim retiralo mesmo, que falhem é melhor que ele ser destruído por uma bactéria é uma falta de respeito deixalo lá.
Se todas as tentativas falhassem, deveriam tirar tudo o que fosse possível dele para manter viva uma parte da história antes que seja tarde.

Rangel disse...

Muito bom. Imagino que um dia tiraram ele de la. Mais informações que ele ainda permanece la..

http://www.jesusetudo.org/2013/04/fantastico-nem-deus-afunda-o-titanic.html

Bruno disse...

sabe, do meu ponto de vista, é possível sim retirá-lo do fundo do mar... o que tornaria isso impossível seriam os custos para essa façanha... isso se todos os países investissem milhões numa espécie de força - tarefa louca, pois com a tecnologia da atualidade, não seria tão impossível... a dificuldade são os custos

Unknown disse...

acho que existem força e energias dos mortos qe nao quer que o titanic seja tirado

Anônimo disse...

Mim interecei muito por essa hestoria!! Amaria conseguir fotos atualizadas do navio!!!

Anônimo disse...

Na verdade dá para retirar sim veja o que houve com o costa concordia a verdade e que Ninguem tem coragem de fazer obviamente um investimento milionario desde a retiragem e com a reforma, mas valera a pena quem no mundo nao teria vontade de viajar no verdadeiro e mais famoso navio a vapor de toda a historia, eu seria o primeiro a viajar, quantas essa empresa estaria Lucrando com o GRANDE TITANIC. abraço

Anônimo disse...

O Titanic não e um monte de "sucata" como muitos dizem e uma parte da historia que se sucedeu em Abril de 1912 que já fez 101 anos e eu digo:
eu gosto muito do Titanic e se algum dia tiver muita massa poderia fazer de tudo para o retirar de lá porque ele bem Merece e não falem mal do Titanic porque quem lá estava é que sabe como foi o sofrimento de deixar a família e a terra onde viviam de novinhos a velhos porque isto é uma recordação de em memoria daqueles todos que partiram e acho que seria um acto bonito fazer de tudo para o retirar de la :(

Anônimo disse...

Por um lado , é possivel , mas por outro é impossivel , imagina o peso dessa sucata que está a mais de 100 anos naufragado , e se tentassem retirar o titanic ele iria despedaçar tipo poera , só seria possivel se o oceano secasse e usasem maquinas para puxalo , e com mt cuidado haushuasuu e.e

André rumer disse...

o dinheiro não e problema o trabalho e o que importa e possível SIM retirar o titanic do fundo do mar muito mais facio do que se pensa construir um submarino ultra poderoso feito especialmente para a função de retirar navios do fundo do mar não so o titanic mas outros navios o titanic não e apenas um montão de ferro retorcido como dizem dentro dele tem as malas dos passageiros baus com objetos da época ,bebidas etc nunca diga que não e possivel o ser humano e capaz .

Anônimo disse...

Acho q e possivel sim retirar, pq quem o retirasse ficaria podre de rico, e tb renderia muito dinheiro com ingressos para ve-lo, e depois de retirado acho deveria ser colocado em nova york completando assim a viagem inaugural. Eu nao acho impossivel a retirada pq com a evolucao da tecnologia nao seria dificil criar uma maquina capaz de iça-lo.

Anônimo disse...

ACHO QUE É POSSIVEL SIM! TALVEZ DESMONTANDO POUCO A POUCO, E TRAZENDO A SUPERFICIE... E EXISTE SIM BARCOS PARA RESGATE DE NAVIOS, OU COMO ACHAM QUE O COSTA CONCORDIA FOI RETIRADO? E OLHA QUE É BEM MAIOR DO QUE A PROA DO TITANIC... DEPOIS DE RETIRAR PODIAM RESTAURAR E FAZER A REMONTAGEM DELE, EXISTEM TECHNOLOGIAS QUE OS ESTADOS UNIDOS ESCONDEM E MUITAS PESSOAS NAO SABEM... CLARO QUE NAO IRIAM USAR COM O TITANIC. MAS É POSSIVEL SIM A RETIRADA! lucas:17/08/2014

Anônimo disse...

e so desmontar e trazer os poucos

MMMMMMMMMMMMMM disse...

Se o titanic nao for retirado a tempo a ferugem era consumir o ferro por inteiro daqui a alguns anos nao existira mais nada do poderosa RMS TITANIC eu acho que tem retira a tempo o titanic nao esquecer ele no fundo do oceano
Eles tem retira-lo do fundo do oceano urgente
Atencao!!!!!!!!!!¡
Atencao!!!!!!!!!!!
Atencao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

com 10 ou 20 barris explosivos é possivel retirar o rms titanic de la

Carlos Eduardo disse...

So se for em pó Florenço... Eu acho bem provável a retirada do titanic do fundo do mar...Eu li um comentário que com a união de todos os governos de países ( no minimo 30 neh '-') seria possivel arcar com os gastos...Depois construir uma máquina que se prendesse a tofos os lados do titanic inclusive o fundo. (base pros mente poluida) ai retiado viva uhu vitoria bla bla bla

Anônimo disse...

acho que e possivel sim retiralo de la pois na vida tudo e possivel e não podem deixar ele acabando de la .. queria muito ver o titanic de perto e espero que um dia achem a solução e tirem ele de la , antes que ele acabe la ... titanic tem uma historia maravilhosa e não pode acabar assim no fundo do mar mereçe ser retirado para todo mundo o velo de perto!

Danilo massa disse...

Bom eu achou que seria um marco na história si isso fosse possível lugar pra por ele seria o di menos toda a história com tudo que aconteceu eu achou que tinham que resgatar o Titanic..

Unknown disse...

olha..os beneficios seriam maiores que os custos...de longe!! imagina ia ser o maior ponto "turistico" do planeta..o problema ta nas familias direitos humanos. tem a parte burocratica envolvida!! mais tecnologia pra tirar ele, tem..!! gostaria de ver ele!!

Anônimo disse...

Eu Acho que sim possivel retira-lo do fundo do oceano era eles so usarem cordas bem fortes e amarrar com os submarinos na proa e puxar ate a popa como se tivessem ajuntando ele de novo e depois fazer um tubo de vidro bem fortes fazerem que nem na quele jogo titanic*keys to the past da playstore e retirar a agua dele e depois que restaurara um pouco no fundo do mar mesmo o puxa lo de la levando o titanic a superfície consigindo lecar ele ate terra firme:essa e minha ideia

Unknown disse...

Primeiro lugar lugar não seria problema até mesmo quem tiraria ele do fundo do mar não era um "mendigo" seria alguém que não tem com o que mais gasta como tem vários aí ... Segundo lugar se fosse possível a retirada seria um dos museus mais visitados no mundo se não o mais ... terceiro lugar o governo de todo o mundo investe dinheiro em lugar que não trazem benefícios nem um a população "investimentos em vão " isso acontece em todo lugar do mundo ... em último lugar como seria maravilhoso entra ali e viver o que aquelas pessoas viveram na aquele dia sem palavras seria muita emoção até vendo um filme nos deixa tão abalados muito mais tocar sentir etc ... minha humilde opinião

Donizeti disse...

Poxa que maravilha seria para a História do mundo

Unknown disse...

Sim acho possível retira-lo das profundezas do Atlântico Norte pois com o aumento da tecnologia tudo está sendo fácil de mais e outra os Estados Unidos que foi seu único destino antes dele afundar deveria ter uma grande honra em aceitar este ancestral dos navios.
Os Estados Unidos deveria pensar nisso e fazer um grande museu para esse lendário poder ver mais uma vez o nascer do por do sol ...........

Anônimo disse...

E o Britannic é possível pois ele é o irmão gemeo do Titanic e se pensar bem o britannic esta afundado igual ao submarino do video só muda que a proa ta meia deslocada

Anônimo disse...

e o britannic ele é o irmão gemeo do titanice a fundo igual ao submarino do video e eu acho possível o resgate do britanic ele esta igualzinho ao submarino do video o jeito que afundou e podeser colocado no berço do titanic em Belfast na Irlanda do Norte em homenagem a White star line e a harland end wolff e a tomas endreys

Anônimo disse...

Mas gente pra que se preucupa já tãofazendo o Titanic 2

Anônimo disse...

Impossível não é. A questão quem vai querer tirá-lo? Quanto custaria? Riscos de mortes? Se ainda está lá ele está por estas razões.

Anônimo disse...

só que uma coisa que eu acho a unica coisa em que se preucuparão até agora foi o titanic ele é de ser tirado proa ta bem cravada ali no fundo to oceano Atlântico se tirasse oele o navio ia quebrar inteirinho por que ele já ta caindo aos pedaços a gora o Britannic não o resgate dele é possível baster a empresa titanic qurer ter força de vontade a maquinas para isso e que aguentam pode ter certeza o Titanic tem o seu propio legado e o seu legado é o Britannic Olimpcy Titanic

Unknown disse...

Deixem o Titanic onde está, era uma falta de respeito além de ser impossível... Quem sabe não se desenvolvam viagens turísticas submarinas :) para visitar o Titanic e outros navios...

Unknown disse...

Respondendo a pergunta onde deve ser colocado caso fosse possível resgatar o Titanic deveria ser construído um museu em sua memória para que todos o vejam .

Elivan disse...

Façao alguma coisa pelo menos dessa vez da de salva o titanic
Eli ser maravilhoso eli merece muito isso

Elivan disse...

Eli mercê ver o sol nascer de novo

Unknown disse...

Eu acho que é possível tira sim só basta estudar como tira ele dela

Unknown disse...

Logo percebo que o homem desconfia de suas próprias habilidades!
O Titanic é um artefato histórico! Uma relíquia escondida no profundo do oceano, quem o pertencer terá uma fonte de dinheiro. Isso mesmo no estado em que ele se encontra. Pensando assim, quantas pessoas não dariam milhões para ter uma pequena parte da sua incrível estrutura. Ou pagariam para estar em sua ponta, como no filme. Ele poderia transformar uma pequena cidade em um dos maiores pontos turísticos do mundo! Empresários pagariam bilhões por algo assim! Mas essa não é bem á questão, o que pode ser feito para o remover do fundo do mar, existem diversas engenhosidades para tornar isso possível, uma delas seria simplesmente construir quatro paredes de aço ao redor dele até a superfície, e drenar a água de dentro. Colocar em uma plataforma, e Carregalo com helicópteros, por exemplo o Mi-26 que começou a ser produzido em 1980 durante a URSS e ainda é fabricado pela Rússia. Sua capacidade de carga sem precedentes o levou a quebrar uma série de recordes, dentre eles o de altitude (6.700m) em 1996, e o de transporte de carga, carregando um bloco de gelo contendo um mamute congelado com 25t, em 1999.
Isso é pensar auto!

Unknown disse...

Ir até a Lua parecia impossível.
Pq retirar o titanic do oceano pode ser impossível?

Anônimo disse...

krl, nego falando de construir um museu em volta do titanic, mano o navio ta a 4 mil metros na agua, que ideia mais sem noção como que fazeriamos uma estrutura capaz de aguentar essa pressão, que não seja amassado, e outra, como levariamos pessoas para la, nego diz que temos robos, mano vcs tem que parar de assistir homem de ferro.

Unknown disse...

Por não retirado e tão famosso poderiam usar boias e escava para se descartar e usar cabos de. Aso e amarrar em navios com uma ajuda de submario subemario com ajuda também de helicóptero com cabos de aso puxando erguendo