segunda-feira, fevereiro 02, 2009

OS AVISOS DE ICEBERG


O RMS Titanic recebeu sete advertências, no dia 14 de abril de 1912, sobre campos de gelo. Sendo:

9h00min
Primeira advertência de gelo enviada pelo navio Caronia que é entregue na sala de navegação a Lightoller:
Navios rumando para oeste reportam icebergs e campos de gelo em 42°N – 49° a 51ºO.

11h40min
Segunda advertência de gelo enviada pelo navio Noordam da Holland-America Line:
Congratulações ao capitão pelo novo comando. Ventos moderados de oeste, tempo bom, nenhuma cerração, mas muito gelo re­portado em 42°24' a 40º45'N – 49°50' a 50°20'O.

13h42min
Terceira advertência de gelo enviada pelo navio Baltic da WSL e comandado pelo Capitão Ranson:
Ventos variáveis e moderados, tempo bom, limpo desde cedo. O grego Athenai reportou icebergs e campos de gelo hoje em 41°51'N – 49°52'O. Noite passada falamos com o navio-tanque alemão Deutschland, de Stettin para Philadelphia e com pouco carvão, em 40º42'N – 55°11'O. Favor informar ao New York e a outros navios. Desejamos ao Titanic todo o sucesso.

A posição é 450 km à frente do Titanic. A mensagem é entregue ao Capitão Smith, que ao invés de mandar afixá-la na sala de navegação, entrega-a a Ismay, com quem está a almoçar, na companhia do banqueiro Widener. Ismay lê e, sem nada dizer, guarda-a no bolso.

13h45min
Quarta advertência de gelo enviada pelo navio Amerika:
Dois grandes icebergs foram observados em 41°27'N – 50°8'O.

Um curto circuito no telégrafo ocupa os operadores e o aviso não é encaminhado à ponte.

19h30min
Quinta advertência de gelo enviada pelo navio Californian, navegando de Liverpool para Boston, e dirigida ao Antillian:
Três grandes icebergs em 42°3'N – 49°9'O

Posição 146 km à frente do Titanic. O Cali­fornian repete a mensagem, agora para o Titanic. Bride responde: OK, ouvi quando você a passou ao Antillian.

A mensagem é encaminhada à ponte. Aparentemente, quem a recebe não é Lightoller, mas o Quarto Oficial Boxhall, cuja rea­ção é meramente burocrática: assinala os icebergs na carta náutica. O capitão não toma conhecimento.

21h30min
Sexta advertência de gelo enviada pelo navio Mesaba, a serviço da Red Star Line, reportando vastos campos gelados e enormes icebergs em 42° a 41°25'N – 49° a 50°30'O, precisamente na rota do Titanic.

Atarefado com o tráfego e considerando que avisos semelhantes já são conhecidos, Phillips não a encaminha à sala de navegação, deixando-a numa bandeja em sua mesa, sob um peso de papel.

21h38min
O telegrafista Stanley Adams, do Mesaba, envia nova mensagem: está à espera da notícia de que a advertência de minutos antes foi passada ao Capitão Smith. Phillips não responde. Ele continua enviando e recebendo os telegramas sociais dos passageiros, atra­vés da estação Marconi de Cape Race, na Terra Nova.

23h00min
Sétima advertência de gelo enviada pelo navio Californian a sétima advertência de gelo. O Ca­pitão Lord informa que seu cargueiro, cercado pelo gelo em 42°5'N – 50º7'O, vai passar a noite ali.

23h10min
Phillips responde: Caia fora. Cale a boca. Estou operando com Cape Race e você está bloqueando meu sinal. E não passa a mensagem recebida à sala de navegação. Evans, por sua vez, não retruca e, durante a próxima meia-hora, irá distrair-se ouvindo o incessante tráfego do Titanic.

10 comentários:

Anônimo disse...

erro atras de erro!!! o.O
ninguem merece ¬¬
abçs Alê, ti cuida!!!

Unknown disse...

Oo
tantos avisos e tanta ignorância

eitaa

abraço, capitão!

Anônimo disse...

NOSSA BOM NÉ DEU NO Q DEU

BJSS

Unknown disse...

so mancada e estupidez ¬¬
bom post meu amigo!

Unknown disse...

qta prepotencia!!!!!!!!!!!!!!
o cara do mesaba ainda espera resposta pra ve se o capitao recebeu e o idiota do phillips nem da atenção, ninguem merece viu. affff!!!
gostei do post Alê, ta 10!!!
bjs

Anônimo disse...

so mancada e estupidez ¬¬ [2]
abçs capitao

Mário Monteiro disse...

e quando evans desliga la se vai o titanic pro iceberg

Unknown disse...

so mancada e estupidez ¬¬ [3]
\o/ abçs capitao

Unknown disse...

so mancada e estupidez ¬¬ [4]
bando de imcopetentes

nilton disse...

gente que absurdo, quanta falta de responsabilidade dos oficias e principalmente do capitao que estava no comando e falavam que ele era o melhor capitao do mar. Ate quando o homem deve saber e cair na real que nao se desafia a natureza e a lei de DEUS. Porque isso esta acima de tudo, e que por uma mera falta de responsabilidade e ignorancia custou a vida de centenas de passageiros.Ninguem imaginavaque o pior estava por vir na noite gelada de 14 de abril; afinal embarcar no titanic era um sonho se tornando realidade. De entrar na America, o novo mundo e ter uma vida melhor. O Titanic se foi com tantas vidas perdidas mas sempre sera o navio dos sonhos e estara em nossos coracoes.