domingo, novembro 15, 2009

DIÁRIO DE BORDO – PARTE I


Hoje me reuni em Londres com alguns dos sobreviventes do Britannic, um imenso transatlântico britânico que naufragou junto às costas da Grécia no dia 21 de novembro de 1916, quando ainda se travava a Primeira Guerra Mundial. O Britannic era quase do mesmo tamanho que o Titanic, o seu "irmão gêmeo". Funcionava como navio-hospital quando afundou misteriosamente no mar Egeu. Ainda há dúvidas sobre as verdadeiras causas do naufrágio, mas há suspeitas de que tenha ocorrido devido à colisão com uma ou mais minas submarinas ou pela explosão de torpedos disparados por algum submarino alemão que patrulhava a região em busca de possíveis "presas". Conversando com os seus ilustres passageiros durante um jantar, a maioria advogava pela teoria de que o Britannic teria afundado pelo impacto de um ou dois torpedos.

Decididos a investigar esse mistério, iniciamos a busca do Britannic a bordo do Calypso. Descemos o sonar e começamos a percorrer trajetos paralelos sobre o canal de Kea, situado junto à ilha com o mesmo nome. Cada percurso sobre o canal era devidamente mapeado e a nossa posição indicada e, quando necessário, corrigida. Após uma busca exaustiva, finalmente surgiu à silhueta do casco do Britannic no gráfico produzido pelo receptor do sonar.

Marcamos o local com uma bóia sinalizadora e fizemos uma primeira imersão com o minissubmarino. Quando Falco atingiu o fundo do mar, logo encontrou alguns pequenos destroços do navio, entre os quais um segmento do mastro, que se partiu em vários pedaços durante o naufrágio. As primeiras imagens do Britannic, captadas pela câmara acoplada ao minissubmarino, são realmente espetaculares. Apesar da pouca visibilidade da água e da falta de luz, foi possível observar detalhes do enorme casco do transatlântico.



Livro - A Grande Aventura de Cousteau
Volume 29 - O Enigma do Britannic
1997, Ediciones Altaya, S.A
Página 27

4 comentários:

Unknown disse...

Eu já vi este doc há muito tempo, é muito bom, poderia ter em DVD.
Ótimo post capitão =)

Unknown disse...

gostei deste diario de bordo referente ao descobrimento, o doc deve ser MARA

Unknown disse...

legal esse diario do cousteau

parabens

:)

Unknown disse...

Adorei ♥
bjs :*