quarta-feira, fevereiro 09, 2011

OS ATAQUES CONTRA O HMT OLYMPIC


Abaixo uma relação dos ataques que ocorreram contra o HMT Olympic durante a Primeira Grande Guerra Mundial. O HMT Olympic participou ativamente entre Setembro de 1915 a Julho de 1919.

Novembro de 1915
Perseguido por um submarino alemão ao largo de Cape Matapan, Grécia.

Janeiro de 1916
Um submarino disparou dois torpedos contra o HMT Olympic, sem atingi-lo.

Fevereiro de 1916
Foi atacado por aviões inimigos, mas sobreviveu ileso ao confronto.

06 de Maio de 1918
Localizado por um submarino alemão UB-72, mas devido a grande distância não houve confronto.

12 de Maio de 1918
Localizado novamente e atacado por um submarino alemão UB-103. O HMT Olympic conseguiu evitar o torpedo, rapidamente virou e abalroou o submarino, que afundou logo em seguida. Foi o único navio mercante a afundar um verdadeiro navio de guerra ( submarino ) durante a Primeira Guerra Mundial. O HMT Olympic voltou para Southampton com pelo menos duas chapas de proa torcida para o lado, mas não rompida.

Em agosto de 1919 o HMT Olympic voltou para Belfast para restauração para o uso no serviço comercial. Seu interior foi modernizado e suas caldeiras foram convertidas de queima de carvão para petróleo. O petróleo apesar de ser mais caro do que o carvão na época reduziu o tempo de reabastecimento de dias para horas e permitiu que o pessoal da sala de máquinas fosse reduzido de 350 para 60 pessoas. Durante os trabalhos de conversão na doca seca um dente com 45,72 cm de espessura com uma rachadura de 15,24 cm foi encontrado no centro do casco, 14 metros abaixo de sua linha d'água (linha de flutuação), mais tarde foi celebrado por ter sido causado por um torpedo que não conseguiu detonar.

10 comentários:

Leonardo disse...

Humm interessante isso,o Olympic conseguiu afundar um navio de guerra,sendo o unico conseguir tal feito na WWI...a história do Olympic é apreciadora demais também.

Unknown disse...

nao conhecia os outros ataques, so conhecia o do submarino afundado, post muito massa capitao (:

Unknown disse...

Não é a toa que recebeu o apelido velho de confiança, as vezes penso: será que se o olympic estivesse no lugar do titanic, o olympic aguentaria o choque com o iceberg?

Lucas Rubio disse...

Parabéns muito interessante, adorei, eu amo o Olympic é um navio muito "corajoso" e resistiu muito a guerra...

Unknown disse...

Parabéns muito interessante [2]

Daniel JR disse...

foda esses ataques ao olympic e ele sempre saindo ileso, se os papeis titanic e olympic fossem invertidos, como seria a historia hj? :S

Leonardo disse...

Acredito que o Titanic nao aguentaria,pois o Olympic foi reforçado...

Don.Salvatore disse...

foda esses ataques ao olympic e ele sempre saindo ileso, se os papeis titanic e olympic fossem invertidos, como seria a historia hj? :S

cade vez mais essa conspiração parece ser verdadeira

TATY LOWE disse...

Caramba, o carinha aí era fera, hein? Não havia quem mexesse com ele, que sobrevivia e os outros que tentavam só se davam mal. Bem feito pro submarino hahahahahaha esse tinha que ser irmão do Titanic mesmo!"

TATY LOWE disse...

Vale lembrar que o "ferinha" aí detonou o cruzador Hawke.