domingo, maio 01, 2011

A MISSÃO SECRETA – PARTE I


Dois objetivos estavam em jogo. O de Robert Ballard era encontrar o “Titanic” e o do vice-almirante Nils R. Thunman era investigar dois submarinos nucleares afundados com suas tripulações em plena guerra fria. Os dois homens fizeram um pacto em 1982. A dupla missão teve sucesso. Documentos confidenciais revelados recentemente pela marinha dos EUA mostram os resultados da missão secreta.

“Morrer em um submarino pode ser cruel, como no caso do Kursk, mas às vezes o mar é misericordioso: as tripulações dos nossos submarinos nucleares de ataque USS Scorpion e USS Thresher tiveram um fim rápido.” Quem fala, grave e pausadamente, do outro lado da linha, é o vice-almirante norte-americano aposentado Nils R. Thunman, ex-chefe de Operações Navais de Guerra Submarina do Pentágono. Ouvi-lo falando, já tarde da noite - por causa da diferença de fuso horário - de submarinos perdidos, de catástrofes e da experiência de viver a bordo desses sarcófagos subaquáticos é assustador. Thunman, com uma carreira de 35 anos em submarinos - serviu em quatro deles e comandou uma frota no Pacífico - é um homem que tem muitas coisas para contar. Mas sua história de mar favorita, conforme explicou em uma longa conversa com o El País, começa no dia em que o explorador submarino Robert Ballard entrou em seu escritório pedindo ajuda para encontrar o Titanic.

“Pensei que aquele jovem entusiasta não tinha nenhuma chance, que era uma idéia louca”, lembra-se Thunman, “mas disse a ele que podíamos nos ajudar mutuamente.” Assim começou uma das missões secretas mais alucinantes que se pode imaginar, digna de um filme de aventura de espionagem: um pacto fáustico entre Ballard e as forças navais norte-americanas. Pelo acordo, o explorador receberia apoio e financiamento para sua busca em troca de investigar, usando a missão do Titanic como fachada, as tumbas no fundo do Atlântico representadas pelos submarinos nucleares Scorpion e Thresher, máquinas predatórias avançadas e silenciosas perdidas nos anos 60, em plena guerra fria.

“Queríamos saber exatamente por que eles haviam afundado, e estávamos preocupados com o estado de seus reatores, se havia algum vazamento”, lembra-se o vice-almirante. “Também nos interessava saber ser alguém, especialmente os soviéticos, havia visitado os submarinos.” A preocupação era natural. O Scorpion afundou com dois torpedos com ogivas nucleares, uma pilhagem tentadora para os russos.

O acordo, que pareceu mais uma mistura extravagante entre os filmes “Titanic” e “Caçada ao Outubro Vermelho”, foi firmado em 1982. Ballard foi para o mar e usou sua avançada tecnologia - paga em boa parte pela marinha - para estudar ambos os submarinos, descobrindo dados valiosíssimos para o Pentágono. Só depois, em 1985, cumprida sua parte do trato, seguiu adiante e localizou o Titanic. Quando Ballard me ligou do alto mar, numa ligação muito ruim, e disse: “O encontramos”, eu respondi: “O quê?”, lembra-se o vice-almirante. “O Titanic..., não pude acreditar.”

O último mistério relacionado ao Titanic, a história de que o seu achado está ligado a um capítulo secreto da Guerra Fria e que o resplandecente transatlântico juntou-se no fundo do oceano com os letais tubarões nucleares, revelou-se agora com a divulgação das informações confidenciais sobre a operação.

“A marinha estava bastante interessada na tecnologia que havíamos desenvolvido”, explicou Ballard recentemente à CNN. “Queriam saber por que haviam perdido os dois submarinos. Seus dados sobre o assunto eram limitados. Não foi de fato uma busca, porque eles já sabiam o lugar onde estavam os submarinos. Fizemos o que nos pediram, compartilhamos nossa tecnologia, levamos nossas câmeras até os submergíveis, realizamos um reconhecimento minucioso e então tivemos tempo para encontrar o Titanic.”

( continua... )

Nenhum comentário: