segunda-feira, abril 17, 2006

DEPOIS DA TRAGÉDIA

17/04/1912 - A White Star contrata o Mackay-Bennet em Halifax para procurar por corpos na área do desastre. O MacKay-Bennett parte para procurar pelos corpos dos mortos, mas, devido ao mau tempo e nevoeiros, ele chega ao local do acidente apenas sábado à noite. O mar estava cheio de destroços, e os primeiros corpos começaram a ser avistados. No domingo começam a ser recolhidos os corpos para bordo. Muitos estavam desfigurados além de qualquer reconhecimento, enquanto outros pareciam apenas estar dormindo. Mães foram encontradas abraçadas a suas crianças, e vários outros abraçados a objetos flutuantes encontrados. Eles eram numerados e identificados quando possível. Foram encontrados 306 corpos pelo MacKay- Bennett, 116 deles, que não puderam ser identificados foram enterrados no mar, embora os corpos de passageiros da primeira classe fossem todos mantidos a bordo independente de sua condição. Os corpos foram desembarcados em Halifax, e o processo de remoção pelos parentes se iniciou. Muitos nunca foram identificados ou reclamados, sendo enterrados em Halifax de acordo com sua suposta religião. As buscas continuaram até 12 de junho, quando foram enterrados as últimas vítimas em Halifax. Além do MacKay-Bennett outros três navios participaram das buscas, o Minia, o Montmagny o Algerine. Foram achados no total 328 corpos das 1536 vidas perdidas. Possivelmente muitos deste ficaram presos no interior do navio, enquanto outros que estavam sem colete salva-vidas foram puxados para o fundo conforme o Titanic afundava. Atualmente, dada as condições na qual o Titanic se encontra e o tempo transcorrido desde o acidente, não é possível que possam existir restos das pessoas a bordo, tendo os corpos se decomposto completamente.
-
18/04/1912 - O Carpathia e os sobreviventes do Titanic chega à Nova Iorque. Conforme ele passa pela Estátua da Liberdade, 10.000 pessoas então presentes para esperar. Ele passa pelo píer 45 da Cunard e segue rio acima para o píer da White Star, onde os botes do Titanic estão pendurados em seu lado são descidos. Em seguida ele ruma para o píer da Cunard para que os sobreviventes desçam. Dezenas de repórteres estão no aguardo de notícias.
-
19/04/1912 - É iniciado o inquérito pelo Senado dos Estados Unidos sobre o desastre. O Senador William A. Smith é o presidente. São ouvidas 82 testemunhas.
-
22/04/1912 - O Minia se junta ao Mackay-Bennet na busca de corpos.
-
24/04/1912 - Quando o Olympic está para sair de Southampton, seus foguistas entram em greve exigindo botes salva-vidas suficientes. 285 membros da tripulação abandonam o navio e a viagem é cancelada.
-
02/05/1912 - É iniciado o inquérito da Câmara do Comércio da Inglaterra. 96 testemunhas são chamadas.
-
06/05/1912 - A White Star envia o Montmagny, de Sorel, Quebec, para ajudar a procurar por corpos
-
15/05/1912 - O Algerine é enviado para procurar mais corpos.
-
25/05/1912 - É encerrado o inquérito do senado americano.
-
12/06/1912 - São encerradas as buscas por corpos. As últimas vítimas são enterradas em Halifax.
-
03/07/1912 - É encerrado o inquérito da Câmara do Comércio da Inglaterra. No total foram feitas 25.622 perguntas para as 96 testemunhas. Destas apenas três eram passageiros do Titanic, Sir Cosmo Duff Gordon e esposa e J. B. Ismay. Foram também chamado o inventor do telégrafo sem fio, Sr. Marconi, e o explorador Sir Ernest Shackleton para dar testemunho sobre o gelo e "icebergs". O capitão Lord do Californian é chamado para responder 1.600 perguntas. Membros da tripulação, os proprietários do navio e membros da Câmara do Comércio da Inglaterra também são chamados. O veredicto final recomenda que existam mais compartimentos à prova d'água em navios transatlânticos, botes salva-vidas para todos a bordo e melhores vigias.
-
1913 - É criada a Patrulha Internacional do Gelo Sob supervisão Guarda Costeira Americana.
-
01/09/1985 - A expedição Franco-Americana liderada por Robert Ballard encontra o Titanic e fotografa seus destroços a 3.797 m de profundidade.

14 comentários:

marlon disse...

é muito triste de saber que tudo isso aconteceu , ontem eu fiquei penssando nisso o dia todo pq p main aquilo sempre acontece de novo todo ano na mesma hora , como se estivese poreso no tempo,pelo mesnos servio de loiçao né, gostei muoto do post xau!!!

Gisele disse...

Agora vc veja,até os mortos da primeira classe foram melhor tratados que os outros, q foram deixados no mar mesmo,q absurdo hein! Pelo menos essa tragédia serviu para aumentar a segurança no mar atualmente,ja q somos obrigados a fazer um treino de emergência durante um cruzeiro e todos os navios devem ter botes para todos a bordo. Uma pena ter q morrer tanta gente para se darem conta do óbvio.

Flavia Nogueira disse...

nossa demais essa sequencia.
não sabia de quase nada.
é show isso aki, hehehe
bjs

Flavia Nogueira disse...

q musika linda

Mário disse...

Acho triste serem ouvidas apenas 82 pessoas em mais de 700 sobreviventes

lorenna disse...

oi alencar...
parabéns mais uma vez..
amei a visita...
to um pouco sem tempo
beijos

Diego disse...

OLA!

GOSTEI DO POST!!

TA FIXXE EMM, ENTAO?!?!

EH ISSO... ATE ALENCAR...

SEI Q DEVO COMENTARIOS... HUAHAUHAUA, MAS SEMPRE PASSO CA NAO ESQÇA DISSO!

XAU!!

Anônimo disse...

sempre me impressionei com as historias sobre o titanic desde pequena.me fascina tudo e todas as informaçoes que posso obter sobre essa tragedia que serviu de liçao pras pessoas..nao tem como nao chorar vendo aquele filme pela decima vez... e emocionante.as vezes eu penso que queia estar la e ver como tudo aconteceu ...porem penso que seria a primeira a se jogar daquele navio..um abraço a quem gosta do fascinante titanic..mayana_MANAUS

Anônimo disse...

so kria dizer k ando as aranhas com um trabalho e na percebo nada disto. infelizmente n ha informação suficiente. lamento. continuem a gostar do filme e claro do leonardo. kisses

Anônimo disse...

o pior de tudo eh q poderiam ter mais botes salva-vidas sim... poxa, o navio era tao grande!! poderiam ter uns 500 botes la!

mas eh incrivel saber q essa historia aconteceu mesmo... toda essa fantasia... eh realmente emocionante saber q um navio desse afundou na sua 1ª viajem... fantastico...

julio disse...

o titanic era um navio muito bonito minha vó rose e meu vo jack estava no titanic esse navio me deixou muito triste quando eu soube que ele afundou pensei que minha vó e meu vó também morreu mais quando ela chegou lá eu fiquei feliz mais eu perguntei onde tava o jack e ela disse que ele morreu eu tinha as fotos do britannic,do olympic e do lusitania eu guardo muitas lembranças desses navios e eles me deixaram muitas saudades

samira disse...

o jack é lindo ele não devia morrer

Gustavo disse...

samira como vc fala que o Jack é lindo se vc nunca vio ele? o Jack n é igual o Ator acorda!

Anônimo disse...

acho triste mais nada vai voltar... o que vai ficar de tudo isso são lembranças...