quarta-feira, abril 26, 2006

A FAIXA AZUL

Travara-se uma feroz concorrência de âmbito internacional entre as várias companhias de navegação, todas interessadas em aumentar sua clientela.
-
O desejo de lucro por parte de muitas empresas que transportavam entre as duas margens do Atlântico era antigo. Já em 1840, o Britannia, navio de propriedade da grande rival da White Star Line, realizara a primeira travessia em um tempo recorde de 12 dias e 10 horas, a uma velocidade média de 8,5 nós. Tratava-se de um navio de madeira, equipado como uma corveta, com propulsão de rodas. Era o primeiro de quatro navios da Britsh & North American Royal Mail Steam Packet Co., ou seja, da companhia de navegação que mais tarde seria conhecida como Cunard Line.
-
Em conseqüência da maciça emigração decorrente da revolução industrial, a partir da segunda metade do século XIX os transportes marítimos passaram por uma total transformação. Aproveitando-se das vantagens proporcionadas pelo desenvolvimento de novos materiais e por avanços tecnológicos, como as máquinas a vapor, o aço, a eletricidade e a radiotelegrafia, a indústria naval passou a exigir de seus projetistas navios cada vez maiores.
-
À exemplo do grande desenvolvimento ocorrido em terra com o tráfico ferroviário, o transporte marítimo de mercadorias e passageiros também se expandia continuamente. Consequentemente, as rotas do Atlântico norte passaram a ser o mais conflituoso terreno de disputa entre as companhias marítimas, manifestada principalmente na luta pela “Faixa Azul”, símbolo da mais rápida travessia. O que estava em jogo não era um troféu, nem tampouco celebrava-se uma cerimônia de investi dura, mas o prestígio adquirido pela companhia de navegação vencedora era enorme.
-
O North Atlantic Riband Challenge Trophy era uma distinção de honra, conquistada pelo navio que conseguisse percorrer a distância entre as duas margens opostas do Atlântico no menor tempo possível, não importando de onde zarpasse.

4 comentários:

Diego disse...

Olá!

Passei pra deixar um OI, e dizer que o post ta muito bom... gostei msm!!

Nessa questão de tempo que talvez o Titanic afundou :(. deveriam ter sido menos gananciosos. Bastava o tempo que haviam dado pra chegada do Titanic em NY. Mas não quiseram chegar antes, pois acabou por nãp chegar :(

ate mais Alencar!

lorenna disse...

OI AMIGO...
ESTOU COM SAUDADES DE VC...
NÓS DOIS NÃO NOS ENCONTRAMOS MAIS...
=[
PARABÉNS PELO BRILHANTE POST...
CONCORDO COM O DIEGO...
BEIJINHOS

Henrique disse...

Só lhe peço pra me ajudar a divulgar o flog pra outros fãs do Titanic!

Obrigado por ter passado lá!!

Abraço

E lembre-se: WWW.FOTOLOG.COM/RMSTITANIC

Flavia disse...

nossa, bem legal a historia da faixa azul.
ta d++++++++++++++ seu blog.
musica show
bjs e um excelentississino feriado