sexta-feira, setembro 08, 2006

PITTMAN – TERCEIRO-OFICIAL

O terceiro-oficial era Herbert John Pittman, com 34 anos. Ele havia escolhido a profissão de marinheiro aos 18 anos, seguindo os passos do pai e de outros familiares. Antes de prestar serviço em vapores, trabalhara dez anos em veleiros. Ele ainda se via no convés de popa do último clíper, no qual embarcara para avistar o horizonte, sentir o ar salgado e perceber a menor mudança do vento, com todos os sentidos em alerta à espera do mau tempo. Essa era a vida de um marinheiro nos anos dourados da navegação à vela. Uma tempestade no mar poderia chegar repentinamente, sem dar tempo para reduzir o velame. Em poucos minutos, o vento aumentava e agita-se furioso, as ondas ficavam altas como muralhas e era necessário estar atento para não ser surpreendido no convés, por onde elas passavam arrastando tudo. No Titanic, Pittman não se sentia em poder das forças da natureza. Chuva, neve, vento tinha de render-se face àquela enorme massa de aço que o protegia. Já não era necessário na dura luta pela sobrevivência. O trabalho de oficial não o colocava diante de perigos mortais e se traduzia em operações complexas em que o profissionalismo vencia o imprevisto. Havia conseguido o grau de oficial aos 27 anos e, em 1907, foi contratado pela White Star Line depois de ter trabalhado para a Blue Anchor Line e para a Shire Line nas rotas da Grã-Bretanha para a Austrália e China. Dentre suas tarefas, estava a de dar assistência ao primeiro-oficial Murdoch, no convés de popa, nas manobras para atracar, assegurando a regularidade de comunicação com a ponte de comando.
-

Post dedicado ao meu “amigo titânico” Felipe Milward.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eeeeeeeeee ............ vlw Aleeeeeeeeeeeeeeeeeee .......... heheeh ........ vo colocar uma mini biografia de cada oficial, cansei hj! heheheh ........ abraçosssssssssss

Anônimo disse...

=) Iae Capitao Alencar... tudo bem contigo cara? tô sozinhu num barco no meio do escuro rumando sem rumo algum... legal isso neh? isso chama-se desistir, ou pelo menos tentar esquecer de um amor á distancia... sem mais Bla bla bla... fui!!
Até mais

Anônimo disse...

oiiiiii lindinhuuu q saudade!!!
q massa o blog viu, bjs
um otimo FDS pra ti, te adolo...

Mário Monteiro disse...

cada um de nós é um oficial daqueles? ^^