Quarta-feira - 10/04/1912 - 18h30min
Chega o navio a Cherbourg. Suas dimensões não permitem que se aproxime do pequeno cais e ele ancora ao largo, feericamente iluminado por suas 10.000 lâmpadas, cujo fulgor se propaga por 1.116 vigias e 1.954 janelas de vidro. O transporte entre o porto e o navio está a cargo de barcaças da WSL, que também segregam as classes sociais: na Nomadic, Primeira e Segunda Classes, na Traffic, Terceira Classe e malas postais. Na próxima hora e meia, desembarcam 20 passageiros da travessia Southampton-Cherbourg, 13 da Primeira Classe e sete da Segunda, e embarcam 274 novos passageiros, 142 na Primeira, 30 na Segunda e 102 emigrantes na Terceira. Entre os da Segunda, o pintor Samuel Stanton. Entre os da Primeira e não menos famosos:
Cabines C62-64 - John Jacob Astor IV, 47, norte-americano. Entre os passageiros, é o possuidor da maior fortuna, consubstanciada em grandiosos e incontáveis investimentos imobiliários, inclusive o hotel Waldorf-Astoria. Reside em palacete nova-iorquino, na esquina da rua 65 com Quinta Avenida. É proprietário de 18 automóveis e de um vagão particular para as viagens de trem. Na guerra contra a Espanha, em 1898, obteve o posto de coronel, como inspetor-geral não-combatente. Divorciou-se recentemente de sua primeira mulher para casar-se com Madeleine Force, 18. O casal retoma da lua-de-mel no Egito e na França.
Cabines B82-B35 - Benjamin Guggenheim, 46, norte-americano, presidente da lntemational Steam Pump Co., com sete estabelecimentos nos Estados Unidos e um na Inglaterra, e titular de lucrativos negócios em áreas correlatas. Viaja com a amante, a cantora francesa Léontine (Ninette) Aubart, 24, o valet de chambre e o chauffeur.
Cabines A16-20 - Lady Lucy Duff Gordon, 48, inglesa, irmã da escritora Elinor Glyn 14, proprietária de lojas de alta-costura em Londres, Paris e Nova York. Acompanha-a o marido, Sir Cosmo Duff Gordon, 49.
Cabines C68-70 - John Borland Thayer, 49, norte-americano, vice-presidente da Pennsilvania Railroad, que esteve em Berlim com a esposa Marian, 39, e o filho John (Jack) Borland ThayerJr.,17.
Cabine A7 - James Clinch Smith, 56, norte-americano, herdeiro de considerável fortuna, criador de cavalos de raça, afamado esportista e freqüentador assíduo do high society de Nova York e Paris.
Cabine (E?) - Dorothy Gibson, 22, norte-americana, modelo fotográfico e atriz do estúdio Éclair, protagonista de filmes de sucesso, que retoma das férias européias na companhia da mãe, Pauline Gibson, 44.
Cabine (E?) - Helen Candee, 52, norte-americana, escritora e orientalista, autora de obras sobre tapeçaria e estilos de decoração.
Cabine (B?) - Margaret Brown, 44, norte-americana, ativista de movimentos de defesa dos direitos humanos e da mulher, casada com um dos mais bem-sucedidos mineradores dos Estados Unidos.
Fonte: O Crepúsculo da Arrogância – Sérgio Faraco – Páginas 40,41 e 42
* * * * * *
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO TITANIC MOMENTOS:
Com relação às cabines, a ocupação delas no Titanic é uma fonte de interesse e de especulação também. Com exceção das recordações de alguns sobreviventes e os poucos bilhetes e cartões de embarque, a única fonte segura de dados da ocupação de algumas cabines é a lista de passageiro incompleta da Primeira Classe recuperada com o corpo do comissário de bordo Herbert Cave.
A cabine B2, B4 ou B6 poderia ter sido ocupada por Margaret Brown.
A cabine E22 poderia ter sido ocupada por Dorothy Gibson
Tanto Margaret Brown quanto Dorothy Gibson não sabem informar o número, apenas a localização. No caso de Dorothy Gibson ela afirma que sua cabine ficava “… perto do elevador e não longe da escadaria.”
A cabine E23 foi ocupada por uma única senhora, conforme testemunhas, aqui podemos inclui: Antoinette Flegenheim, Constance Willard, Helen Churchill Candee, Sigrid Lindström.
Com relação às cabines, a ocupação delas no Titanic é uma fonte de interesse e de especulação também. Com exceção das recordações de alguns sobreviventes e os poucos bilhetes e cartões de embarque, a única fonte segura de dados da ocupação de algumas cabines é a lista de passageiro incompleta da Primeira Classe recuperada com o corpo do comissário de bordo Herbert Cave.
A cabine B2, B4 ou B6 poderia ter sido ocupada por Margaret Brown.
A cabine E22 poderia ter sido ocupada por Dorothy Gibson
Tanto Margaret Brown quanto Dorothy Gibson não sabem informar o número, apenas a localização. No caso de Dorothy Gibson ela afirma que sua cabine ficava “… perto do elevador e não longe da escadaria.”
A cabine E23 foi ocupada por uma única senhora, conforme testemunhas, aqui podemos inclui: Antoinette Flegenheim, Constance Willard, Helen Churchill Candee, Sigrid Lindström.
6 comentários:
se eu souber as cabines desses que faltam eu te aviso amigo eheh
esse livro eh mto bom, seu blog eh D+ rapaz, parabens!!!
vlw capitão
Muito dinheiro... mas não foi o suficiente para mante-los vivos
=P
Abraço, capitão!
Capitão sempre com notícias de qualidade. =)
Tá de parabéns.
Abraços
Jonatas
tinha de ser mulher msm o.O
eskece o nr da cabine mas sabe chegar la, hsuahsuahsuhaushua
no comment =)
tah 10 Alê
abçssss \o/
gostei o poastcard, copiei, rsrsrsrs
esse livro eh show
Postar um comentário