terça-feira, fevereiro 12, 2008

O QUE É UM ICEBERG?



Icebergs são blocos de gelo que flutuam pelos oceanos, deslocando-se ao serem impelidos pela força das correntes marítimas, possuindo dimensões por vezes gigantescas. Todos os icebergs são formados, na verdade, por água doce solidificada através das baixas temperaturas, proveniente de porções continentais das regiões de glaciação. Podem atingir altura máxima de cento e cinqüenta metros em relação ao nível do mar. Porém, a porção do iceberg visível acima da superfície dos oceanos representa apenas uma parcela mínima de sua massa total, variando esta parcela entre dez a vinte por cento. Podendo chegar a uma idade de até dois anos, os icebergs, formados no Círculo Polar Ártico, possuem normalmente forma irregular e tamanho menor em comparação aos formados na Antártida, estes possuindo normalmente forma tabular e atingindo idades por vezes superiores a dez anos. Antes de seu derretimento ao entrar em zonas mais quentes, os icebergs podem chegar a se deslocar por uma distância máxima de até três mil quilômetros em relação ao seu ponto de origem, isto dependendo das condições climáticas de sua região de deslocamento e das correntes que os transportam. Os icebergs constituem enorme perigo para a navegação, sobretudo embarcações de grande porte.

O caso mais célebre e mais dramático de acidentes causados por icebergs (foto P&B – possível iceberg que se chocou com o navio) foi o do Titanic, afundado em 1912, levando mil quinhentas e três pessoas à morte. Este antecedente deu origem às patrulhas especializadas na detecção de icebergs, atuando nas regiões de grande risco.

Enciclopédia Digital
Publicado em 01 de julho de 1996, 25 de junho de 1998.© 1996-1998 - GLLG Informática Ltda.

8 comentários:

Mário Monteiro disse...

que ideia excelente amigo parabéns.

Unknown disse...

uia quanto tempo eu num vinha aqui pensei que naum existia mais hauahauah, eu acho que o titanic bateu do lado direito desse iceberg pelo jeito que ele foi desenhado por aquele cara que ficou desenhando enquanto o navio afundava e pelo que as pessoas descreviam

Anônimo disse...

q massa o campo de gelo

parabens capitão

bem lembrado do ice

=)

Jefferson disse...

Ahaaaa ai está a foto do desgraçado q afundo o navio do capitão hauhahuahhauhaua
Nossa esses gigantes são realmente um grande perigo a navegação.
abraços

Anônimo disse...

mto interessante o topico de hj

parabens meu amigo

Anônimo disse...

Aeeee Alê, isso eh a sua vida, continua assim cara
abraços meu amigo

Anônimo disse...

recentemente um navio bateu num iceberg neh
achu q da pra contar nos dedos de uma mao qts acidentes semelhanctes ja existiu

Anônimo disse...

iceberg danado tanto dinhero em vao o titanic kkkkkkkkkkkkkkkkk o capitao do titanic deve ter ficado irado