terça-feira, setembro 27, 2005

É POSSÍVEL VIAJAR NO TEMPO?


Neste final de semana, meu amigo Carlos (SkyMan´s), presidente do site de ufologia - http://www.ufologia.cjb.net/ - questionou no MSN, a seguinte questão - se pudesse viajar no tempo o que eu faria a bordo do RMS Titanic? Nessa hora a minha imaginação foi a mil.

Uma das razões das viagens no tempo serem tão fascinantes está no fato de que todos nós, sem exceção diria, temos vontade de fazê-las.

E como seriam essas viagens no tempo?

Com certeza muitas catástrofes poderiam ter sido evitadas se pudéssemos viajar ao passado, como o acidente com o Titanic ou a Segunda Grande Guerra Mundial. Poderíamos ficar milionários se pudéssemos viajar ao futuro e voltar, pois quem não gostaria de saber quais serão os números de uma Mega Sena acumulada?

O problema de viagens ao passado e ao futuro é que podemos nos deparar com muitos paradoxos. Vejamos um exemplo: Imagine você avisando o comandante do Titanic sobre o iceberg e ainda assim ele não lhe der atenção? Ou seja, será que o Titanic não tinha mesmo que afundar? Será que não são coisas do destino? E se você viajasse ao passado e por um acidente matasse sua avó materna antes de ela dar a luz a sua mãe? O que aconteceria? Em suma, será que uma viagem ao passado pode mudar o futuro?

Pois bem, vamos analisar então nossas viagens no tempo sob a óptica de que não podemos alterar os rumos da Humanidade. Ainda assim temos boas razões para tornar tais viagens bastante interessantes. Seguindo o nosso exemplo, poderíamos voltar até a viagem do Titanic e nos prepararmos para o naufrágio e sermos um dos sobreviventes entrando assim para a História. Outras possibilidades são viajar no tempo e conhecer pessoas interessantes ou presenciar fatos históricos. Você já se imaginou conversando com Charles Chaplin, com Buda ou Jesus Cristo? Já se imaginou assistindo pessoalmente o primeiro vôo de Santos Dumont com seu 14 Bis?

Aliás, alguns personagens da história, como é o caso de Julio Verne e Leonardo da Vinci, por exemplo, foram acusados de serem viajantes de tempo, por estarem com o pensamento muito à frente do seu tempo.

Mas será que uma viagem no tempo é mesmo possível?

E se fosse possível, o que você faria?

6 comentários:

Carlos (SkyMan's) disse...

Alencar, realmente você é o máximo cara, meio doido, mas o máximo. Quem garante que não somos visitados por outros seres humanos do futuro? mesmo que eles não habitem mais a terra, e sim outro planeta?

Quem sabe nós no futuro não habitaremos outro planeta? afinal, nosso planeta não vai aguentar muitos séculos do jeito que fazemos com ele.

Podemos sim, estar sendo visitados por humanos do futuro.

Pode ser uma idéia maluca, mas até provarem o contrário, ela é válida!

Mário disse...

Gostei do post, realmente dá que pensar... Parabéns.

Venino disse...

Ola, td blz?
que viaje cara!!!
nossa se fosse possivel queria ver varias coisas, mas 1º queria conhecer "Alexandre - O Grande", esse grande conquistador. hehehehe

Jonas disse...

Oi.
Vim aqui meio cum pressa,
só pra da um oi e dizer q o flog tah show.
Eu queria viajar no tempo e ver varias coisas legais.
BACK TO THE FUTURE, lembra desse filme maneiro, hehehehehe

.g disse...

As variáveis são infinitas, o que me leva a pensar que isso seria humanamente impossível...

Não estou desmerecendo o post nem nada, só que eu já fiquei pensando nesse tipo de coisa muito tempo e comecei a pesquisar na física as probabilidades e essas histórias que vemos na ficção, não passam de ficção.

Se algo viesse a acontecer, um grão de poeira alterado no tempo/espaço causaria algum efeito nem que fosse apenas um nível de solo abaixo ou acima do que está hoje. "Efeito Borboleta".

.g disse...

Agora. O que eu faria?

Faria uma visita a Adão e Eva antes da serpente...

Porque já que é pra mudar alguma coisa então que comece novamente. kkkkkkkkkkkkk