sábado, setembro 17, 2005

WALTER LORD - PARTE I

Hoje vamos falar sobre o livro “A Night to Remember”, escrito por Walter Lord (1917-2002). Neste livro o escritor oferece-nos uma narração “ao vivo”, que resultou do testemunho de sobreviventes, de familiares das vítimas e de pessoas envolvidas nas operações de salvamento. Uma recapitulação dos acontecimentos vividos minuto a minuto, desde a colisão com o iceberg até à recolha dos sobreviventes pelo Carpathia. Aqui no Brasil o livro não foi lançado por nenhuma editora, mas em Portugal sim, pela “Editora Presença”, com o título “A Tragédia do Titanic”. Vou dividir em duas partes este fotolog, segue abaixo trechos retirados do livro:
-
... O Major Arthur Godfrey Peuchen, vice-comodoro do Royal Canadian Yacht Club, pendurou-se no cabo da roldana e deixou-se escorregar para dentro do barco. Foi o único passageiro do sexo masculino que Lightoller deixou entrar num salva-vidas. Os homens foram um pouco mais felizes do lado de estibordo. Murdoch continuou a deixá-los seguir, desde que houvesse lugares.... Quando chegou a altura de nº 3 ser descido, Henry Sleeper Harper juntou-se à mulher, mas levou também o cão pequinês, Sun Yat-sen..... (Pág. 64)
-
... Ouvia-se porcelanas a partir-se, num ponto qualquer mais abaixo. Jack Thayer viu um homem a cambalear e a segurar uma garrafa cheia de gim Gordon, a levá-la à boca e a esvaziá-la de uma vez. “Mesmo que me veja livre desta encrenca”, disse Thayler para consigo, “nunca mais verei este homem”. ( Na realidade, foi um dos primeiros sobreviventes que encontrou )... (Pág.78)
-
...Às 4h30 Stewart acordou o capitão Lord e começou a repetir-lhe a história de Stone.
– Já sei – interrompeu o capitão –, eles mantiveram-me informado.
Vestiu-se e dirigiu-se para a ponte. Começou a discutir a melhor forma de se libertar do campo de gelos e de regressar a Boston. Stewart interrompeu-o para perguntar se não queria contactar um navio que estava à vista, a sul. Lord respondeu:
– Não, penso que não é necessário; de momento, não estão a fazer quaisquer sinais.
Stewart deixou morrer a conversa... Dois minutos mais tarde, Stewart voava pela escada que subia para a ponte, a gritar: “Há um navio afundado!”
Regressou à cabine de TSF, voltou a subir, e deu a notícia arrasadora ao capitão Lord:
– O Titanic foi abalroado por um icebergue e afundou-se! O capitão Lord fez aquilo que se espera de um bom comandante de navios. Deu ordens para o navio se pôr em marcha e rumou para a última posição indicada pelo Titanic. (Pág. 131)

4 comentários:

Jonas disse...

Oie..
Ainnnn seu flog tah massa!!
Legaaaallll!!
Agora eh soh acompanhar no seu flog!!!!
Xauu!!

sequela disse...

eu tenho este livro,alias ,um dos melhores q ja li

Venino disse...

Olá?????
Que legal, montaste um flog. tava na hora neh.
Muuuiiiiiito massa.
Vou visitar sempre.

Abraços

Mário disse...

Olá!!!!!!!! O meu primeiro post no amigo Alencar, mais um irmãozinho para o TITANICFANS e THE SHIP TITANIC. Que cresça e tenha sucesso como os seus dois irmãos.