A TRAGÉDIA DO TITANIC - NAVIO DE LUXO
-
A competição pela conquista da mais rápida travessia do Atlântico começou em meados do século 19. O detentor do recorde era premiado com um título honorário simbólico, chamado Blue Ribbon, uma fita azul concedida ao navio mais veloz. No início do século 20, essa competição se transformou em uma disputa ainda mais acirrada entre as maiores empresas de navegação da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. A Cunard Line detinha o recorde há muito tempo, com os famosos navios Lusitania e Mauretania, os mais rápidos do mundo por 22 anos.
-
No entanto, em 1907, a British White Star Line, que pertencia à famosa American International Mercantile Marine Company, decidiu construir três navios que fariam empalidecer todos os outros.
-
As dimensões dos navios da nova classe “Olympic” eram quase idênticas: eram diferentes apenas no peso e nos equipamentos. A natureza grandiosa do plano refletia-se nos nomes dos futuros leviatãs do oceano. O primeiro navio, lançado em 1911, foi batizado como Olympic. Meses mais tarde, a construção do Titanic foi concluída. O nome original do terceiro membro seria Gigantic, mas foi finalmente lançado em 1914 sob o modesto nome de Britannic.
-
A White Star Line queria que esses navios fossem o máximo da experiência luxuosa. Para consegui-lo, a empresa estava preparada para abrir mão do Blue Ribbon, já que nunca o obteria a uma velocidade de cruzeiro de 21 nós.
-
A quilha do Titanic foi instalada em março de 1909, nas docas de Harland & Wolff, em Belfast, na Irlanda, 15 semanas depois de seu navio irmão, o Olympic. Como nenhuma empresa do mundo tinha capacidade suficiente para construir um navio daquele tamanho, vários estaleiros tiveram que se unir para abrigar o Titanic. Só o casco desse gigante do oceano ocupava o espaço de três navios convencionais.
-
O Titanic tinha 269,04 metros de comprimento e media 28,19 metros em seu ponto mais largo. A altura da quilha ao topo das quatro chaminés media 56 metros. Essas dimensões equivalem a um prédio de 11 andares.
-
Comparado ao motor de 70.000 HP do Mauretania, o de 50.000 HP do Titanic era consideravelmente menos potente.
-
Mas a potência máxima, nesse caso, poderia representar menos conforto: altas velocidades exigiriam menos peso e uma resistência mínima à água. Como o Titanic pretendia ser uma cidade flutuante, esse tipo de estrutura era impossível. O navio foi projetado com um enorme “ventre”, um gigante do oceano que deslocava imensas quantidades de água.
-
O sistema de propulsão consistia em uma combinação poderosa: um motor a vapor de quatro cilindros com expansão alternada tripla e uma turbina Parsons de baixa pressão, a mais avançada tecnologia marítima da época. O imenso motor era alimentado por 20 caldeiras e 159 fornalhas.
-
O Titanic exigia entre 620 e 640 toneladas de carvão por dia no mar. A fumaça era expelida através de enormes chaminés, apesar da quarta chaminé do Titanic ser uma imitação.
-
Os padrões técnicos do navio eram excelentes. O Titanic inteiro era feito de aço; os estais, mastros e o casco eram extremamente resistentes. Além disso, havia portas corrediças duplas em todo o navio, e a ligação entre o motor e as salas das caldeiras eram feitas por portas impermeáveis, que poderiam ser fechadas da ponte de comando por potentes eletroímãs. O luxuoso navio também tinha 20 botes salva-vidas, que foram considerados suficientes pelos parâmetros britânicos de segurança da época.
-
Alexander Carlisle, um dos diretores do estaleiro Harland & Wolff disse à Comissão Britânica de Naufrágios: “Nós construímos o navio para fazê-lo flutuar. Não o construímos para colidir com um iceberg ou um penhasco. Infelizmente, foi exatamente o que aconteceu”.
-
© Discovery Channel
A competição pela conquista da mais rápida travessia do Atlântico começou em meados do século 19. O detentor do recorde era premiado com um título honorário simbólico, chamado Blue Ribbon, uma fita azul concedida ao navio mais veloz. No início do século 20, essa competição se transformou em uma disputa ainda mais acirrada entre as maiores empresas de navegação da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. A Cunard Line detinha o recorde há muito tempo, com os famosos navios Lusitania e Mauretania, os mais rápidos do mundo por 22 anos.
-
No entanto, em 1907, a British White Star Line, que pertencia à famosa American International Mercantile Marine Company, decidiu construir três navios que fariam empalidecer todos os outros.
-
As dimensões dos navios da nova classe “Olympic” eram quase idênticas: eram diferentes apenas no peso e nos equipamentos. A natureza grandiosa do plano refletia-se nos nomes dos futuros leviatãs do oceano. O primeiro navio, lançado em 1911, foi batizado como Olympic. Meses mais tarde, a construção do Titanic foi concluída. O nome original do terceiro membro seria Gigantic, mas foi finalmente lançado em 1914 sob o modesto nome de Britannic.
-
A White Star Line queria que esses navios fossem o máximo da experiência luxuosa. Para consegui-lo, a empresa estava preparada para abrir mão do Blue Ribbon, já que nunca o obteria a uma velocidade de cruzeiro de 21 nós.
-
A quilha do Titanic foi instalada em março de 1909, nas docas de Harland & Wolff, em Belfast, na Irlanda, 15 semanas depois de seu navio irmão, o Olympic. Como nenhuma empresa do mundo tinha capacidade suficiente para construir um navio daquele tamanho, vários estaleiros tiveram que se unir para abrigar o Titanic. Só o casco desse gigante do oceano ocupava o espaço de três navios convencionais.
-
O Titanic tinha 269,04 metros de comprimento e media 28,19 metros em seu ponto mais largo. A altura da quilha ao topo das quatro chaminés media 56 metros. Essas dimensões equivalem a um prédio de 11 andares.
-
Comparado ao motor de 70.000 HP do Mauretania, o de 50.000 HP do Titanic era consideravelmente menos potente.
-
Mas a potência máxima, nesse caso, poderia representar menos conforto: altas velocidades exigiriam menos peso e uma resistência mínima à água. Como o Titanic pretendia ser uma cidade flutuante, esse tipo de estrutura era impossível. O navio foi projetado com um enorme “ventre”, um gigante do oceano que deslocava imensas quantidades de água.
-
O sistema de propulsão consistia em uma combinação poderosa: um motor a vapor de quatro cilindros com expansão alternada tripla e uma turbina Parsons de baixa pressão, a mais avançada tecnologia marítima da época. O imenso motor era alimentado por 20 caldeiras e 159 fornalhas.
-
O Titanic exigia entre 620 e 640 toneladas de carvão por dia no mar. A fumaça era expelida através de enormes chaminés, apesar da quarta chaminé do Titanic ser uma imitação.
-
Os padrões técnicos do navio eram excelentes. O Titanic inteiro era feito de aço; os estais, mastros e o casco eram extremamente resistentes. Além disso, havia portas corrediças duplas em todo o navio, e a ligação entre o motor e as salas das caldeiras eram feitas por portas impermeáveis, que poderiam ser fechadas da ponte de comando por potentes eletroímãs. O luxuoso navio também tinha 20 botes salva-vidas, que foram considerados suficientes pelos parâmetros britânicos de segurança da época.
-
Alexander Carlisle, um dos diretores do estaleiro Harland & Wolff disse à Comissão Britânica de Naufrágios: “Nós construímos o navio para fazê-lo flutuar. Não o construímos para colidir com um iceberg ou um penhasco. Infelizmente, foi exatamente o que aconteceu”.
-
© Discovery Channel
Um comentário:
Oi...Você é sensacional!!!!!!!
Muito obrigada pela paciência...
O post está incrível e intrigante:como um navio feito com todos os recursos possíveis afunda daquela maneira?
Titanic sempre me intriga...
DEUS mostrou quem tem o poder...
Beijos
=)
Postar um comentário