domingo, setembro 25, 2005

BRITANNIC

A quilha do Britannic foi construída antes da viagem inaugural do Titanic, mas a construção foi paralisada depois que o Titanic afundou. Antes da retomada da construção, vários mudanças foram feitas ao Britannic, inclusive um casco duplo e anteparas aprova d'água que alcançavam até o deck "B". Ele seria o último dos três navios irmãos “Titanic e Olympic”.
-
Estas modificações fizeram do Britannic o maior tonelagem bruta dos três navios, cerca de 48.158 toneladas. Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 13 de novembro de 1915 ele foi requisitado pelo almirantado e oficialmente equipado para ser um navio hospital com 2.034 cabines e 1.035 camas para vítimas. O comandante desse gigante era o Capitão Charles A. Bartlett.
-
Bartlett iniciou sua carreira na White Star em 1874 ocupando várias posições em navios de transporte como o Celtic, Teutonic, Oceanic e Georgic. Em 1903 ganhou o certificado de Mestres e com isso comandou transportes como o Germanic, Cedric, e o Republic. Era muito querido pelos seus passageiros, mas não pela diretoria da White Star Line, devido a sua excessiva preocupação com a segurança e não com a velocidade.
-
Após três viagens transportando feridos, o Britannic voltou a Belfast em junho de 1916 e foi devolvido a White Star Line. Quando estava sendo feitas as modificações para navio de turismo ele foi novamente solicitado pelo Almirantado Britânico.
-
O Britannic partiu de Southampton no dia 12 de novembro de 1916, para a sua sexta viagem. O tempo estava tranqüilo e não levava nenhum "passageiro".
-
O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena 1ª Guerra Mundial, quando logo após as 8:00 da manhã do dia 21 de novembro de 1916, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, que adernou e começou afundar muito depressa pela proa, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou, em apenas 55 minutos. A explosão ocorreu aparentemente entre a 2ª e a 3ª antepara e ao mesmo tempo, começou a fazer água na sala de caldeiras 5 e 6. O mesmo dano que levou o Titanic, a afundar.
-
O capitão Charles Bartlett foi o último a abandonar o navio e só 21 pessoas morreram na ocasião quando havia mais de 1100 a bordo. A maioria destas mortes ocorreu quando os hélices emergiram das águas e sugou alguns barcos salva-vidas, os motores ainda estavam em funcionamento.
-
O Britannic está tombado de lado a apenas 107m de profundidade. Tão raso que a proa bateu no fundo antes dele afundar totalmente. Foi descoberto em 1976 pelo oceanógrafo Jacques Cousteau.
-
O HMHS Britannic nunca chegou a receber um centavo pelo transporte de passageiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA, meu amigo.
Eu ja vi um doc desse navio muito legal msm.
O filme tb é otimo, pena que n saiu em dvd.

Anônimo disse...

De inicio essa mensagem para vc?

( `♥.¸ SEMEIE
( `♥.¸ Semeie flores...¸.♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá o perfume.¸.♥´)(¸.´♥
( `♥.¸ Semeie o carinho...¸. ♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a amizade.¸. ♥´)(¸.♥´
( `♥.¸ Semeie sorrisos...¸.♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a alegria.¸. ♥´)(¸.♥´
( `♥.¸ Semeie a verdade...¸. ♥´)¸.♥´)
`♥.¸ ) colherá a confiança...(¸. ♥´¸.♥´)
( `♥.¸ Semeie a vida...¸.♥´)´¸♥.´)
`♥.¸ ) colherá milagres. ♥´)´¸.♥´)
( `♥.¸ Semeie a fé...¸. ♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a certeza.¸.♥´)(¸♥´
( `♥.¸ Semeie o amor...¸. ♥´)(¸.♥´
`.♥¸ ) Colherá a felicidade!¸. ♥´)(¸.♥´
♥´¨*♥.¸¸.«♥»-(¯`♥´¯)-»♥»..¸¸.♥*¨`


oieeeeeeeeeee
blz
como ta as coisas
o seu flog ta 10 a fotinha 1000
muito massa

Anônimo disse...

Oi!! Muito bom!! Parebéns!

Anônimo disse...

oiee
e entaum, minas ou torpedos???
fica a duvida... oq teria levado o britanic ao fundo do mar ?

Anônimo disse...

Nossa!
Venho de carona no flog do Jesse, e seu flog é muito bom!

Sobre a foto:
Pois é, a região deveria estar lotada de submainos nazistas.

Parabens!
T+!

Anônimo disse...

Olá Alencar, é a primeira vez que vejo uma foto do Britannic de casco negro. Até hoje só tinha visto fotos dele de casco branco e um desenho dele de casco negro. Parabéns.

Anônimo disse...

O Britannic foi o Navio maior que o Titanic pena que não cruzou o mar do luxo e da riqueza mais sim o mar da Guerra.
Quero pedir um favor se souber qualquer noticia do Britannic mande para o e-mail "anderson.royerjek@hotmail.com ou anderson.royerjek@yahoo.com.br"
Ficarei Grato.